O que fez esta rede calçadista de Alagoas voltar a investir no crediário?

Acabo de chegar de uma viagem muito proveitosa que fiz a Maceió, capital de Alagoas. Eu estive por lá especialmente para visitar uma tradicional rede de calçados que decidiu voltar a investir no crediário próprio depois de muitos anos.

Se você acompanha o conteúdo do Meu Crediário na internet, sabe que boa parte das histórias de sucesso que contamos aqui são de lojas das regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Mas recentemente decidimos atuar no Nordeste e no Centro-Oeste, onde nossa base de usuários se expande a cada dia.

É por isso mesmo que estou tão empolgado para contar a você a história da Lojas Aby’s, com sede na capital alagoana e mais 13 lojas distribuídas pelo estado.

A matriz da rede, em Maceió, foi a primeira loja a implantar o Meu Crediário

Eles atuam há 35 anos no comércio de calçados e artigos esportivos justamente uma das áreas de expertise da Meu Crediário e hoje são uma das mais conhecidas redes varejistas locais.

O fluxo de clientes na loja é impressionante.

Em todo tempo que estive por lá, o movimento não parou um segundo sequer. Até fiz um vídeo rápido para que você possa ter noção do que estou falando:

😍

Lindo de se ver, não é?

E acredite, nesse dia o pessoal comentou comigo que o fluxo da loja estava baixo. rsrsrs

Muito bem. Mas o que levou uma rede tão tradicional a querer retomar as vendas no crediário próprio?

Ou melhor:

O que levou a empresa a abandonar o crediário em primeiro lugar?

A retomada do crediário próprio

Desde o início da história da Lojas Aby’s, o principal propulsor para o crescimento da rede sempre foi o crediário próprio.

Mas, com o passar do tempo, investir no crediário foi ficando cada vez mais difícil. A empresa foi perdendo lucratividade e passou a priorizar outras modalidades de pagamento.

Segundo seus gestores, a mudança na estratégia foi necessária principalmente durante a crise que o país atravessou entre 2013 e 2014, quando o volume de vendas no crediário próprio caiu consideravelmente e a inadimplência aumentou.

Contudo, de lá para cá a situação se alterou mais uma vez e hoje investir no crediário voltou a ter importância estratégica para a rede alagoana.

Mas o que o Carlos, gerente-geral da rede, e o Eriko, gerente de crédito e cobrança, tinham em mente não era uma volta ao passado. Muito pelo contrário.   

Um novo modo de vender

O que eles buscavam era um novo modo de vender no crediário, que unisse as vantagens do bom e velho “carnezinho” com as facilidades da tecnologia para fazer análise de crédito e cobrança.

Em meados de 2018 eles entraram em contato com a Meu Crediário, conheceram nossa plataforma, e em agosto estávamos implantando o sistema na primeira loja.  

Sob o comando do Eriko, nosso time de suporte acompanhou todo o processo de implantação na matriz da rede, em Maceió. Em seguida, começamos a colher os dados e analisar o desempenho das vendas no crediário.

Nos primeiros 60 dias descobrimos que a análise de crédito da Aby’s precisava ser reformulada urgentemente!

Mesmo a carteira de clientes tradicionais estava apresentando altos índices de inadimplência. E o pior: com tendência de alta!

Operação salva-crediário

Com menos de dois meses de implantação do Meu Crediário, os dados obtidos pelo sistema permitiram que os gerentes da rede descobrissem que a atual carteira do crediário não era saudável.

Era preciso buscar clientes com perfil de baixo risco!

Quando consolidamos os números que mostravam aquela situação, marcamos uma reunião com a diretoria da rede em Maceió. Apresentamos os dados que coletamos em 60 dias de operação na loja, além de estatísticas de mercado que a Meu Crediário possuiu.

A solução imediata para o problema veio com a automação da análise de crédito. A Aby’s  foi a primeira rede de lojas a iniciar com DCI 2.0 e com o piloto de vendas mobile.

Resultado final da reunião:

Aprovamos a implantação do Meu Crediário em todas as 14 lojas da rede!

👍

Integrar ou não integrar ao ERP: eis a questão?

Ao contrário do que muita gente pensa, de início não é preciso integrar o Meu Crediário com o sistema de ERP da loja para ter bons resultados trabalhando com nossa ferramenta de análise de crédito.  

Mesmo com todo o movimento que tem, as lojas a Aby’s optou por investir no crediário implantando o nosso sistema em todas as suas lojas sem integração.

Nós provamos para a gerência que não existe gargalo em trabalhar com dois sistemas.

Mais do que isso: provamos que é possível aumentar a produtividade do caixa na abertura de novos cadastros usando o Meu Crediário!

Contudo, mesmo não sendo 100% necessária, a integração entre os sistemas pode facilitar o trabalho no dia a dia.

É por isso que um dos pontos considerados pela rede para escolher seu novo sistema de ERP (que será implementado em 2019) foi a possibilidade de integração com o Meu Crediário.

Conversamos muito sobre isso e os ajudamos a fazer a melhor escolha. Fiquei muito feliz com o resultado desses contatos, pois acabamos nos tornando uma espécie de parceiro estratégico de tecnologia da Aby’s.

Fomos recebidos com muito carinho pelo Marcos (esq.) e pelo Marcone (dir.), diretores da rede

Preparados para crescer e investir no crediário

Quando estive em Alagoas, visitei todas as lojas da Aby’s e pudemos alinhar de forma muito transparente como deve funcionar a expansão das vendas no crediário a partir de agora.

Sem dúvida, eles têm diante de si uma excelente oportunidade de crescimento exponencial no crediário próprio.

E isso ficou tão evidente nos dados que levantamos que decidimos divulgar o crediário aos poucos para poder analisar melhor o comportamento das primeiras vendas.

Discutindo as possibilidades do crediário da Aby’s, chegamos à seguinte conclusão:

Entendemos que os primeiros seis meses devem ser de alinhamento e estudo de cada praça, mesmo que isso implique em um crescimento mais lento.

O importante nessa hora é manter a qualidade na carteira de clientes!

Se continuar nesse caminho e não parar de investir no crediário, estou certo de que a Aby’s repetirá a história de sucesso da rede Calci, do Rio Grande do Sul, que reformulou toda a sua operação do zero com a ajuda da nossa plataforma.

Quanto ao futuro da rede alagoana, posso apenas adiantar que em 2019 já teremos consolidado o perfil ideal de cliente para o crediário da Lojas Aby’s.

A ideia é descobrir que tipo de consumidor traz mais lucratividade para a loja e passar a incentivá-lo para que compre com mais frequência no carnê.

Quando o Meu Crediário estiver funcionando em todas as lojas da rede, seus crediaristas terão condições de tomar as melhores decisões, seguindo projeções de volume de vendas e de inadimplência estipuladas em um planejamento estratégico.

Uma parceria que deu certo!

Foi assim, com base em números e experiência de mercado, que conquistamos a confiança da Aby’s e os convencemos a voltar a investir no crediário.

Não foi com “papo de vendedor”.

Afinal, nosso maior diferencial é a relação de transparência e segurança que conseguimos construir com todos os nossos parceiros lojistas.

No caso específico da Aby’s, cabe aqui algumas últimas palavras antes de terminar.

É incrível a hospitalidade com que nos receberam em Maceió, não somente por parte dos gestores da rede, mas também de todo o povo alagoano. Obrigado a todos!

Deixo também meus sinceros agradecimentos a toda equipe Aby’s, em especial aos diretores Marcos e Marcone, além do Eriko e do Carlos que nos acompanharam durante todo esse processo.

Um abraço especial para o Carlos (de camisa branca), gerente-geral da rede, e para o Eriko (esq.), gerente de crédito e cobrança.

Fique ligado no nosso blog que em breve teremos mais novidades sobre a Lojas Aby’s e outras redes que estão começando a descobrir as vantagens de usar o Meu Crediário!

E a sua loja? Também quer fazer parte desse time?

Então não perca tempo. Se você está pensando em investir no crediário próprio, solicite agora mesmo uma demonstração grátis do nosso sistema.

Um abraço e boas vendas!

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