Acabo de chegar de uma viagem muito proveitosa que fiz a Maceió, capital de Alagoas. Eu estive por lá especialmente para visitar uma tradicional rede de calçados que decidiu voltar a investir no crediário próprio depois de muitos anos.
Se você acompanha o conteúdo do Meu Crediário na internet, sabe que boa parte das histórias de sucesso que contamos aqui são de lojas das regiões Sul e Sudeste do Brasil.
Mas recentemente decidimos atuar no Nordeste e no Centro-Oeste, onde nossa base de usuários se expande a cada dia.
É por isso mesmo que estou tão empolgado para contar a você a história da Lojas Aby’s, com sede na capital alagoana e mais 13 lojas distribuídas pelo estado.
Eles atuam há 35 anos no comércio de calçados e artigos esportivos – justamente uma das áreas de expertise da Meu Crediário – e hoje são uma das mais conhecidas redes varejistas locais.
O fluxo de clientes na loja é impressionante.
Em todo tempo que estive por lá, o movimento não parou um segundo sequer. Até fiz um vídeo rápido para que você possa ter noção do que estou falando:
Lindo de se ver, não é?
E acredite, nesse dia o pessoal comentou comigo que o fluxo da loja estava baixo. rsrsrs
Muito bem. Mas o que levou uma rede tão tradicional a querer retomar as vendas no crediário próprio?
Ou melhor:
O que levou a empresa a abandonar o crediário em primeiro lugar?
A retomada do crediário próprio
Desde o início da história da Lojas Aby’s, o principal propulsor para o crescimento da rede sempre foi o crediário próprio.
Mas, com o passar do tempo, esta operação foi perdendo lucratividade e a empresa deixou de investir no crediário para priorizar outras modalidades de pagamento.
Segundo seus gestores, a mudança na estratégia foi necessária principalmente durante a crise que o país atravessou entre 2013 e 2014, quando o volume de vendas no crediário próprio caiu consideravelmente e a inadimplência aumentou.
Contudo, de lá para cá a situação se alterou mais uma vez e hoje investir no crediário voltou a ter importância estratégica para a rede alagoana.
Mas o que o Carlos, gerente-geral da rede, e o Eriko, gerente de crédito e cobrança, tinham em mente não era uma volta ao passado. Muito pelo contrário.
Um novo modo de vender
O que eles buscavam era um novo modo de vender no crediário, que unisse as vantagens do bom e velho “carnezinho” com as facilidades da tecnologia para fazer análise de crédito e cobrança.
Em meados de 2018 eles entraram em contato com a Meu Crediário, conheceram nossa plataforma, e em agosto estávamos implantando o sistema na primeira loja.
Sob o comando do Eriko, nosso time de suporte acompanhou todo o processo de implantação na matriz da rede, em Maceió.
Em seguida, começamos a colher os dados e analisar o desempenho das vendas no crediário.
Nos primeiros 60 dias descobrimos que a análise de crédito da Aby’s precisava ser reformulada urgentemente!
Mesmo a carteira de clientes tradicionais estava apresentando altos índices de inadimplência. E o pior: com tendência de alta!
Operação salva-crediário
Com menos de dois meses de implantação do Meu Crediário, os dados obtidos pelo sistema permitiram que os gerentes da rede descobrissem que a atual carteira do crediário não era saudável.
Era preciso buscar clientes com perfil de baixo risco!
Quando consolidamos os números que mostravam aquela situação, marcamos uma reunião com a diretoria da rede em Maceió.
Apresentamos os dados que coletamos em 60 dias de operação na loja, além de estatísticas de mercado que a Meu Crediário possuiu.
A solução imediata para o problema veio com a automação da análise de crédito. A Aby’s foi a primeira rede de lojas a trabalhar com a nossa análise 2.0 e com o piloto de vendas mobile.
Resultado final da reunião:
Aprovamos a implantação do Meu Crediário em todas as 14 lojas da rede!
Integrar ou não integrar ao ERP: eis a questão?
Ao contrário do que muita gente pensa, de início não é preciso integrar o Meu Crediário com o sistema de ERP da loja para ter bons resultados trabalhando com nossa ferramenta de análise de crédito.
Mesmo com todo o movimento que tem, as lojas a Aby’s está implantando o nosso sistema em todas as suas lojas sem integração.
Nós provamos para a gerência que não existe gargalo em trabalhar com dois sistemas.
Mais do que isso: provamos que é possível aumentar a produtividade do caixa na abertura de novos cadastros usando o Meu Crediário!
Contudo, mesmo não sendo 100% necessária, a integração entre os sistemas pode facilitar o trabalho no dia a dia.
É por isso que um dos pontos considerados pela rede para escolher seu novo sistema de ERP (que será implementado em 2019) foi a possibilidade de integração com o Meu Crediário.
Conversamos muito sobre isso e os ajudamos a fazer a melhor escolha. Fiquei muito feliz com o resultado desses contatos, pois acabamos nos tornando uma espécie de parceiro estratégico de tecnologia da Aby’s.
Preparados para crescer
Quando estive em Alagoas, visitei todas as lojas da Aby’s e pudemos alinhar de forma muito transparente como deve funcionar a expansão das vendas no crediário a partir de agora.
Sem dúvida, eles têm diante de si uma excelente oportunidade de crescimento exponencial ao investir no crediário próprio.
E isso ficou tão evidente nos dados que levantamos que decidimos divulgar o crediário aos poucos para poder analisar melhor o comportamento das primeiras vendas.
Discutindo as possibilidades do crediário da Aby’s, chegamos à seguinte conclusão:
Entendemos que os primeiros seis meses devem ser de alinhamento e estudo de cada praça, mesmo que isso implique em um crescimento mais lento.
O importante nessa hora é manter a qualidade na carteira de clientes !
Se continuar nesse caminho e seguir o planejamento, estou certo de que a Aby’s repetirá a história de sucesso da rede Calci , do Rio Grande do Sul, que reformulou todo seu crediário do zero com a ajuda da nossa plataforma.
Quanto ao futuro da rede alagoana, posso apenas adiantar que em 2019 já teremos consolidado o perfil ideal de cliente para o crediário da Lojas Aby’s.
A ideia é descobrir que tipo de consumidor traz mais lucratividade para a loja e passar a incentivá-lo para que compre com mais frequência no carnê.
Quando o Meu Crediário estiver funcionando em todas as lojas da rede, seus crediaristas terão condições de tomar as melhores decisões , seguindo projeções de volume de vendas e de inadimplência estipuladas em um planejamento estratégico.
Uma parceria que deu certo!
Foi assim, com base em números e experiência de mercado , que conquistamos a confiança da Aby’s.
Não foi com “papo de vendedor”.
Afinal, nosso maior diferencial é a relação de transparência e segurança que conseguimos construir com todos os nossos parceiros lojistas.
No caso específico da Aby’s, cabe aqui algumas últimas palavras antes de terminar.
É incrível a hospitalidade com que nos receberam em Maceió, não somente por parte dos gestores da rede, mas também de todo o povo alagoano. Obrigado a todos!
Deixo também meus sinceros agradecimentos a toda equipe Aby’s, em especial aos diretores Marcos e Marcone, além do Eriko e do Carlos que nos acompanharam durante todo esse processo.
Fique ligado no nosso blog que em breve teremos mais novidades sobre a Lojas Aby’s e outras redes que estão começando a descobrir as vantagens de investir no crediário e usar o Meu Crediário!
E a sua loja? Também quer fazer parte desse time?
Conheça o sistema Meu Crediário e veja como podemos ajudar sua loja de varejo a vender mais.
Um abraço e boas vendas!