Diariamente as redes varejistas procuram controlar a inadimplência, além de buscar soluções eficazes para alavancar as vendas e reduzir os riscos operacionais inerentes ao negócio.
Pensando nisso, a Monjuá – rede especializada em moda e calçados – decidiu implementar, no início de 2020, um novo sistema de análise de crédito: o Meu Crediário.
Com 66 lojas de rua, em diversas cidades do interior do Rio Grande do Sul, a marca conseguiu, no mês de julho, reduzir em 27% a inadimplência dos clientes no pagamento de parcelas do crediário no curto prazo (até 30 dias de atraso), em comparação ao mesmo período de 2019.
No mês passado, a companhia também conseguiu superar em 15% a sua meta de vendas. Mas, afinal, como isso foi possível?
Como a Monjuá aumentou as vendas e reduziu a inadimplência dos clientes?
Originária da Lojas Três Passos, a Monjuá desde 2017 traz as maiores tendências do mundo da moda para o estado do Rio Grande do Sul, trabalhando com marcas relevantes e também com produtos únicos e exclusivos de marca própria.
A marca hoje é referência em fast fashion no estado. E, atualmente, possui 750 colaboradores, todos com o DNA da moda e inovação.
Os resultados de redução de inadimplência conquistados pela Monjuá foram possíveis, segundo Felipe Bender, diretor comercial. Isso ocorreu graças à expertise do time do Meu Crediário. Além disso, da própria Monjuá, que souberam usar muito bem todo o potencial do sistema de concessão de crédito.
“Alcançamos o menor nível na inadimplência de 30 dias para o mês de julho, nos últimos cinco anos. Estamos felizes em atingir esse resultado em um espaço de tempo tão curto. O motor de crédito está rodando em todas as lojas da rede há apenas 45 dias”, detalha o diretor.
Análise de crédito e perfil do cliente reduzindo a Inadimplência
Além disso, o executivo ressalta que a plataforma do Meu Crediário proporcionou uma otimização significativa na operação da área de análise de crédito, fornecida de maneira ágil e eficaz o olhar sobre o perfil do cliente e os riscos potenciais associados, tudo isso em questão de poucos segundos.
“Sem dúvida é um grande motivo de satisfação registrar esse resultado em meio à pandemia e sem perder agilidade nas lojas e tampouco em número de vendas”, complementa o diretor de vendas.
Bender também explica que o próximo desafio é manter os indicadores da inadimplência em níveis abaixo da média do mercado. “Certamente, esse trabalho será contínuo e exigirá um grande esforço de todos. Contamos com a parceria do Meu Crediário para seguirmos na mesma toada”, conclui.
Segundo Jeison Schneider, CEO do Meu Crediário, o sucesso da parceria com a Monjuá credencia cada vez mais a empresa a atuar ao lado das grandes redes varejistas do País.
“Vale ressaltar, ainda, que o estado do Rio Grande do Sul retrocedeu no combate à pandemia no último mês. Mesmo com o lockdown e a maior reclusão das pessoas em algumas cidades, a Monjuá conseguiu melhorar seus indicadores. Isso ocorreu muito por conta do nosso modelo de análise de crédito”, afirma o CEO.
Como funciona o Meu Crediário?
O processo no Meu Crediário é bem simples e prática.
Primeiramente, a loja usuária cadastra o cliente no ERP. Com a integração do Meu Crediário, o consumidor é analisado e é sugerido o limite mais adequado para a venda por meio do score de crédito apresentado pelo sistema. “Com a avaliação em tempo real, o vendedor consegue, por exemplo, sugerir compras adicionais para clientes de baixo risco”, exemplifica Schneider.
Feita a análise, o vendedor lança os produtos que o cliente está comprando, de acordo com o limite de crédito determinado. Em seguida, o Meu Crediário informa ao vendedor diferentes opções de parcelamento, indicando as opções com menor risco. Quando o cliente escolhe o número de parcelas ideal, a venda é registrada no ERP.
Vale salientar que o novo sistema também realiza a cobrança e negativação de clientes inadimplentes. “Quando o cliente paga a dívida, o CPF é automaticamente excluído dos birôs de crédito, sem participação de pessoas e à prova de falhas”, finaliza o CEO do Meu Crediário.
Sua loja também pode conseguir resultados incríveis como a Monjuá!