Vender sem entrada: a receita para impulsionar seu crediário!

Para boa parte dos consumidores que compram no crediário, o fato de uma loja vender sem entrada faz toda a diferença na decisão de compra.

Portanto, se você trabalha com vendas parceladas e quer atrair novos clientes, sugiro que comece a vender sem pedir entrada, mesmo para quem nunca comprou antes na sua loja.

Espera aí… 

Vender sem entrada para clientes novos?!?!? 

🤔

É isso mesmo. Você não leu errado. 

Eu sei (e você sabe) que abrir crediário para um cliente novo é geralmente mais arriscado do que vender para alguém que já tem cadastro na loja.

Mas “geralmente” não quer dizer “sempre”.

Se você vende no carnê há algum tempo com certeza já deve ter se decepcionado com a inadimplência de um cliente tradicional, não é mesmo?

Ou então ter se surpreendido com alguém que, mesmo gastando bastante na primeira compra, pagou rigorosamente em dia todas as prestações e ainda continuou fiel ao seu crediário.

Mesmo que a estatística indique um risco maior de inadimplência para clientes novos, não dá para afirmar ao certo sem analisar cada um individualmente. 

E para fazer isso você precisa contar com um bom sistema de análise de crédito, capaz de identificar exatamente onde estão os bons pagadores.

Só assim é possível oferecer crediário sem entrada com total segurança, tanto para clientes antigos quanto para clientes novos.

O que a sua loja ganha com isso?

Para entender melhor as vantagens de vender sem entrada, quero que você imagine a seguinte cena:

Faz tempo que o João compra seus calçados na Loja A. E como ele usa o crediário da loja há mais de cinco anos, eles já não pedem mais nem documento e parcelam tudo sem entrada.

Agora digamos que o João está passeando no shopping e se interessa por um tênis que viu na vitrine da Loja B.

Ele entra na loja, pega a mercadoria e se dirige ao caixa. Mas na hora de pagar ouve o seguinte: “olha, como é sua primeira compra, o que podemos fazer é parcelar em 1+3, com entrada de 30%”.

Para o João, não há benefício algum em comprar nessa loja. 

Portanto ele decide adiar a compra para poder conferir a mesma mercadoria em um lugar onde já seja cliente. 

E assim, mesmo que saia até um pouco mais caro, é muito provável que ele acabe optando pela Loja A.

Afinal, o mês está acabando, o dinheiro anda curto… e poder fazer uma compra sem desembolsar um centavo nessas horas faz uma grande diferença!

Ficou claro que, se a Loja B tivesse uma forma segura de vender sem entrada para esse cliente, ele teria comprado o tênis na hora.

Esta é a principal vantagem do crediário sem entrada:

Entregar na primeira venda o mesmo benefício que o cliente teria ao comprar em uma loja onde já tem cadastro. 

Mas para fazer essa estratégia funcionar não tem outro jeito. Você precisa ter um sistema especializado em análise de crédito.

Só assim é possível calcular as chances de inadimplência de cada cliente e correr riscos calculados, vendendo sem entrada apenas para quem tiver um bom score de crédito no momento da venda.

Para vender sem entrada é preciso conhecer o cliente

Analisando o crédito no momento da venda você terá informações que lhe permitirão saber quando é mais seguro (e lucrativo) vender sem entrada e quando é melhor cobrar um valor inicial do cliente.

O sistema classifica o perfil de cada comprador de acordo com um score de crédito baseado em uma escala de letras que vai de A a F.

Quem tem um risco muito baixo é classificado como perfil A, enquanto aqueles com risco altíssimo fazem parte do perfil F.

Usando essa metodologia, você pode vender sem entrada para clientes letra A, B e C mesmo se for a primeira vez que eles compram no seu crediário.

O que pode variar em cada caso é o número máximo de parcelas e o limite de valor, de acordo com a análise feita pelo sistema.

Já para as letras D, E e F você sempre terá que pedir entrada

Não importa se é um cliente novo, antigo, parente, amigo ou conhecido…

Para perfis de alto risco é recomendável pedir algo entre 30% e 50% do valor da compra como entrada. Ou então recusar a venda no crediário

Esse tipo de abordagem, mais baseada em dados, tem grande potencial para impulsionar suas vendas no crediário justamente por permitir que o seu negócio capture parte da clientela da concorrência.

Com mais assertividade na avaliação do risco você consegue oferecer melhores condições de pagamento e atrair novos compradores que até então eram clientes fiéis de outras lojas.

O sistema que vai ajudar você a vender sem entrada

Tem muita loja por aí que acaba criando políticas de crédito ineficazes, como vender sem entrada apenas para quem já tem três contratos pagos ou coisas do gênero. 

Esse tipo de estratégia é equivocada e acaba dando mais trabalho para os crediaristas. 

Ainda mais quando você sabe que é possível vender sem entrada no crediário desde a primeira compra!

Essa é uma grande vantagem de quem utiliza o Meu Crediário

Nosso sistema consegue identificar os melhores clientes e sugere automaticamente as condições mais lucrativas para um parcelamento seguro

Com isso, sua loja tem tudo para se destacar da concorrência, ampliar a carteira de clientes e aumentar as vendas!

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