O que é Credit Score e como utilizá-lo para se proteger da inadimplência

Ela é capaz de acabar com corporações inteiras, enterrar sonhos empreendedores, jogar ralo abaixo ideias geniais e afunda quem depende do crédito para adquirir bens de consumo. O grande fantasma do empreendedorismo atende pelo nome de inadimplência, mas ele pode estar com seus dias contados.

Uma nova ferramenta surge no mercado como esperança para pessoas do mundo inteiro: usado em mais de 100 países, o Credit Score na verdade procura ajudar os dois lados – consumidores e empresários – a realizarem negócios a crédito de forma mais barata, mais ágil – e muito mais segura.

Ao apoiar com inteligência as decisões para a concessão do crédito, a ferramenta não protege apenas o empresário, mas também o cliente, impedindo que ele faça um negócio que poderá não conseguir honrar mais tarde.

O que é Credit Score?

Aqui está a definição de Credit Score:

O Credit Score ou Score de Crédito é uma pontuação gerada por sistemas especialistas em analisar crédito. O sistema se baseia em modelos estatísticos para definir se o consumidor tem condições de pagar a dívida que está tentando fazer. A pontuação pode variar conforme o cliente vai construindo seu histórico de pagamento com as instituições.  Algumas empresas de Credit Score conhecidas no Brasil são: Meu Crediário, SPC Brasil, Boa Vista Serviços e Serasa.

A ferramenta baseia-se na metodologia julgamental nascida na década de 80, que trabalha com estruturas criadas a partir do armazenamento de dados e de soluções baseadas no know how das melhores instituições financeiras mundiais de análise de crédito.

O que o Credit Score faz é utilizar, de forma totalmente legal, informações públicas e disponíveis (índice de inadimplência por região, informações do Censo, pesquisas referentes ao mercado de trabalho), fornecidas pelo próprio consumidor (profissão, escolaridade, CPF, endereço, nome, comprovante de renda etc) e também dados relativos ao comportamento do crédito (valores de débitos, existência ou não de ação judicial, quantidade de consultas realizadas, débitos inadimplidos por empresas credoras, dados do Serasa etc.).

O que é pontuação de crédito?

De acordo com essas informações colhidas legalmente, o Credit Score elabora uma probabilidade estatística de ocorrência de eventos de inadimplência, em um determinado período de tempo, de um determinado grupo de pessoas e na qual se encaixe o perfil do consumidor – mas, de forma alguma, afirma se ele esteve, está ou estará inadimplente. É feita então uma classificação de risco de crédito, ou pontuação de crédito, que a empresa credora utilizará para definir seus critérios em relação àquele grupo.

O score de crédito se baseia em uma pontuação entre zero e mil, de forma a melhor representar o comportamento do grupo que tem o perfil equivalente ao do cliente consultado e procurando antecipar o comportamento em relação a uma possível futura inadimplência. Na realidade, ele é apenas uma das muitas informações que devem ser levadas em conta na hora da concessão ou não do crédito.

Credit Score e inadimplência: custo pode ser até reduzido

A pontuação, no entanto, não é restritiva ou determinante para a concessão do crédito, já que cada empresa define seus próprios critérios. Na verdade, ele pode até colaborar para proporcionar taxas mais baixas, tornando o financiamento mais barato para grupos de clientes com perfil positivo.

Ou seja, quanto melhor o score do cliente, mais chances de conseguir não só o crédito mais fácil, mas também com melhores taxas, já que quanto mais risco determinado grupo oferecer, mais garantias deverão ser pedidas. Dessa forma, o consumidor melhora seu score ao manter suas contas sempre em dia, seus dados devidamente atualizados e as finanças em ordem.

Decisão de Crédito Inteligente (DCI)

A DCI – Decisão de Crédito Inteligente – é um o novo produto da empresa Meu Crediário que ajuda o empreendedor a escapar da inadimplência. Baseada no Credit Score e desenvolvida especialmente para o sistema Meu Crediário, sistema para gestão de vendas no carnê (ou crediário, também conhecido como fiado). A DCI é uma ferramenta que permite que o lojista acompanhe todas as movimentações do cliente na sua loja de forma personalizada, como a frequência com que ele vai até o seu estabelecimento, seu volume de gastos, a forma como foram realizados os pagamentos, possíveis atrasos etc.

Além disso, através de buscas em bases públicas e acesso ao SPC, SCPC e Serasa integrado ao sistema, o DCI permite que você conheça o tíquete médio por perfil do consumidor, a média de atraso nas parcelas do crediário. Uma forma inteligente de se resguardar da inadimplência, de fechar bons negócios e até de fidelizar o bom consumidor com um tratamento diferenciado.

Tenha mais que um simples sistema emissor de carnê de pagamento, utilize sistema com DCI. Ficou com dúvidas? Deixe sua dúvida ou sugestão nos comentários que responderemos com outro post!

MC_Whitepaper_Inadimplencia_BannerCTA

Jeison I. Schneider

Jeison I. Schneider

CEO do Meu Crediário
Jeison I. Schneider

Últimos posts por Jeison I. Schneider (exibir todos)