5 vantagens do crediário como forma de parcelamento das compras

Se você tem uma loja e só aceita parcelar pagamentos no cartão de crédito, chegou a hora de repensar o seu modelo de vendas a prazo!

Diante das altas taxas de juros cobradas pelas operadoras e da pouca flexibilidade para fazer parcelamentos maiores no cartão, as pessoas estão em busca de alternativas para financiar suas compras no comércio.

Boa parte desses consumidores é atraída pelas vantagens do crediário como forma de ampliar seu poder de compra.

E assim a preferência por esta forma de pagamento cresce a cada ano.

Se em 2015, apenas dois em cada dez consumidores brasileiros afirmaram já ter comprado alguma vez no crediário, hoje já são três em cada dez.

Apesar disso, muitos empreendedores não percebem a oportunidade que estão perdendo e ainda relutam em abrir crediário na sua loja.

Se você também está em dúvida, preparei uma lista com as principais vantagens que você pode obter vendendo no crediário.

Quer saber quais são?

As vantagens do crediário para o lojista

Desde que fundei minha empresa e passei a trabalhar com um sistema especializado para gestão de crediário, mantenho contato diário com lojas dos mais variados perfis em diversas regiões do país.

Com base na minha experiência nessa área, posso afirmar que a falta de interesse pelo crediário entre os lojistas deve-se principalmente a um fator:

Falta de conhecimento.

É por não saber como vender no crediário de forma lucrativa que muita gente simplesmente desiste de tentar.

Acham que vai “dar muito trabalho”, acham que os clientes não vão querer usar o carnê, acham que vão quebrar por causa da inadimplência…  

E, de tanto achar, acabam não saindo do lugar.

Não seja um desses lojistas!

Para que você possa tomar uma decisão inteligente, com base em fatos e não em “achismos”, confira a seguir cinco vantagens do crediário como forma de pagamento:

1. Prazos maiores para parcelamento

Quando financia suas compras com cartão de crédito ou usa cheques pré-datados, o consumidor dificilmente consegue parcelar o pagamento em mais de 12 vezes.  

Em comparação, o financiamento no crediário pode chegar a até 48 parcelas, o que o torna uma opção muito mais atrativa para quem deseja parcelar compras de maior valor.

É claro que a definição do número máximo de parcelas vai depender do valor da compra e, principalmente, do perfil de risco do cliente.

Portanto, para poder oferecer prazos maiores no crediário de forma segura é preciso antes estabelecer uma política de crédito na loja e se manter fiel a ela.

Para os lojistas que trabalham com crediário próprio, a flexibilidade na definição do número máximo de parcelas é ainda maior.

Por trabalharem com recursos do seu próprio caixa, eles podem assumir riscos maiores e oferecer parcelamentos mais longos como forma de atrair o consumidor e aumentar as vendas.

2. Taxas de juros menores

Se você parar para fazer as contas, perceberá que uma das principais vantagens do crediário para o consumidor são os juros reduzidos.

De maneira geral, as taxas que incidem sobre o pagamento de um carnê em atraso são bem inferiores do que as cobradas pelos cartões de crédito, por exemplo.

Enquanto as operadoras de cartão cobram em média 235% de juros ao ano e o cheque especial chega a 160%, o crediário consegue se sustentar com uma taxa anual em torno dos 73%.

A loja que conseguir deixar isso bem claro para o cliente, além de estimular a compra no crediário, estará agregando uma importante vantagem competitiva!

3. Maior possibilidade de negociação

As vantagens do crediário não se resumem a juros menores e mais tempo para pagar. Esta modalidade de pagamento também dá ao consumidor a possibilidade de negociar descontos.

É importante observar que as possibilidades de negociação são ainda maiores para lojas com crediário próprio.

Isso porque, ao trabalhar com recursos próprios, o lojista tem total liberdade para tomar a decisão que julgar mais adequada para garantir uma venda.  

É claro que algumas regras devem ser impostas. Ao reduzir o número de parcelas, por exemplo, pode-se também reduzir os juros cobrados ou até mesmo isentá-los.

A possibilidade de negociação oferece grandes benefícios ao cliente. Porém, para ter acesso esse “privilégio” é preciso cumprir alguns requisitos, como comprar acima de determinado valor e ter um histórico de pagamentos sem atrasos.

4. Aumento nas vendas

Principalmente em períodos de retração no consumo, quando o dinheiro deixa de circular no mercado, o crediário é uma excelente maneira de manter as vendas aquecidas!

Isso por que a possibilidade de negociar a forma de parcelamento das compras pode fazer o cliente comprar mais com parcelas que cabem no seu orçamento.

Afinal, ao conceder maior poder de compra ao consumidor consequentemente sua loja passará a registrar um maior volume de vendas.

Parece uma conta simples, mas é preciso ter cuidado para não exagerar na dose e vender além do que os clientes podem pagar!

Para ter um crediário bem sucedido é indispensável investir em uma boa ferramenta de análise de crédito. Com isso você se protege da inadimplência e consegue identificar os clientes que mais trazem lucro para a sua loja.

Agindo dessa forma você não vai apenas vender mais, vai vender melhor!

5. Fidelização de clientes

Para concluir nossa lista de vantagens do crediário, quero falar sobre como adotar esta modalidade de pagamento pode ser uma ótima maneira de fidelizar seus clientes.

Um detalhe importante para que você consiga utilizar todo o potencial de fidelização do crediário é não utilizar boleto bancário e promover o uso do carnê.

Dessa forma você garante que o cliente voltará ao seu ponto de venda ao menos uma vez por mês, enquanto estiver pagando as prestações.

Além de criar um vínculo com a loja, isso vai gerar novas oportunidades de venda e aumentar a taxa de recompra no seu negócio!  

O crediário também pode fornecer dados importantes para aprimorar suas ações de fidelização.

Utilizando um bom sistema de gestão, você pode monitorar o comportamento de compra dos seus clientes e promover campanhas específicas para atraí-los de volta à loja.

Assim, se alguém não faz compras há algum tempo no seu crediário, você pode enviar um e-mail ou uma mensagem via WhatsApp oferecendo alguma vantagem para que ele volte a comprar.

Com base nas informações obtidas no histórico de compras e no cadastro, você pode enviar ofertas personalizadas com produtos que atendam às preferências pessoais de cada cliente.

Além disso, quanto mais carnês quitados o consumidor tiver na seu crediário, mais pontos ele pode ganhar em um programa de fidelidade. Com o acúmulo dos pontos, a loja pode conceder descontos, limites maiores ou prazos mais estendidos.

Viu só como vender no crediário pode ser muito vantajoso para sua loja?

Para continuar aprendendo cada vez mais, confira este artigo sobre como escolher o sistema de crediário mais adequado para o seu negócio.

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