6 dicas incríveis para aumentar o fluxo de clientes na loja

O fluxo de clientes é um dos fatores mais importantes quando se trata de administrar uma loja com ponto fixo.

Quanto maior o movimento de pessoas circulando, mais oportunidades de venda serão criadas e mais clientes poderão ser conquistados e fidelizados.

Isso significa mais receita para o seu negócio!

E foi justamente pensando em ajudar você a atrair novos visitantes para a sua loja que decidi escrever este artigo.

Fiz uma pequena lista com dicas que considero fundamentais para quem deseja ter mais consumidores circulando em seu ponto de venda.

Quem sabe sua loja já faça alguma das ações que vou sugerir aqui, mas tenho certeza que ao menos uma nova ideia para aumentar o fluxo de clientes você conseguirá tirar deste conteúdo.

E isso, na minha opinião, já vale a leitura.

Vamos lá?

Seis dicas para aumentar o fluxo de clientes na sua loja

  1. Tenha sempre alguma promoção ou ofertas atraentes.
  2. Trabalhe bem a comunicação na fachada e na vitrine.
  3. Melhore o atendimento.
  4. Envolva os clientes antigos de novas maneiras.
  5. Mantenha contato com os clientes após a venda.
  6. Tente fazer a venda no crediário próprio.

A seguir vou explicar melhor cada um destes pontos.

1. Use serviços baseados em localização para atrair mais clientes

A melhor maneira de trazer mais consumidores para a sua loja é fazer promoções e ofertas realmente atraentes.

Você pode oferecer descontos, brindes ou condições especiais de pagamento para chamar a atenção do consumidor

Além de funcionar como um chamariz de clientes, as promoções também servem para e impulsionar as vendas de determinados produtos, ajudando a girar o estoque.

Por isso, seja criativo e surpreenda o consumidor!

Capriche na decoração do ponto de venda e invista na divulgação das suas ofertas.

E não esqueça de treinar bem os vendedores quando quiser fazer alguma ação promocional mais complexa.

2. Trabalhe a comunicação na fachada e na vitrine

Se a sua loja estiver localizada em uma área de alta circulação de pedestres, comece a reparar em que tipo de pessoas passam em frente à vitrine e se sentem atraídas por ela.

Literalmente falando, passe um tempo do lado de fora da loja para avaliar o desempenho da sua vitrine e observando o grupo de pessoas que vem e vão.

Procure identificar suas características e interesses.

Quantos olham para a sua vitrine? Qual é o perfil de quem olha (média de idade, gênero, etc.)? Eles vieram da loja ao lado ou de outro estabelecimento próximo?

Com as respostas das perguntas anteriores, dedique-se a observar sua fachada colocando-se no lugar do público e veja se ela possui um apelo adequado para o perfil de consumidor que você identificou.

Em seguida, utilize algumas táticas.

Por exemplo, digamos que o fluxo mais intenso de clientes na sua loja seja pela manhã, entre 8h e 10h.

Você deve aproveitar esse movimento para gerar ainda mais público, utilizando uma estratégia de atração bem apelativa durante esse período.

Algumas ideias seriam distribuir cupons em frente à loja oferecendo um desconto na primeira compra ou então reforçar a vitrine com anúncios de promoções imperdíveis.

Seja qual for a ação escolhida, certifique-se de você está atraindo clientes que realmente compram (e pagam).

3. Melhore o atendimento ao cliente

Há uma razão para os consumidores optarem por lojas menores na hora da compra.

Pequenas e médias empresas costumam oferecer um atendimento melhor e mais personalizado.

Por isso, certifique-se de que sua equipe de vendas está realmente “dando conta do recado”.

Seus vendedores devem atender o público sempre sorrindo, saber conversar sem ser inconveniente e demonstrar conhecimento sobre o produto que está vendendo.

Também ajuda bastante na retenção de clientes se a sua loja oferecer alguns mimos para quem estiver comprando, como sofá para descansar, água e cafezinho.

São pequenas atitudes, mas que contribuem imensamente para aumentar o fluxo de clientes e o potencial de retorno do seu negócio.

4. Mantenha contato com os clientes

Manter o contato com o cliente mesmo depois dele ter comprado na loja é uma das principais estratégias de pós-vendas que você pode implementar.

É uma excelente maneira de manter sua marca na mente no cliente e ser lembrado como opção de compra no momento em que ele precisar de um produto que você comercializa.

Mas quando eu falo em ser lembrado pelo cliente, isso não quer dizer somente fazer publicidade ou promoções.

Faça também contatos informais de tempos em tempos.

Se você vende no crediário, aproveite os dados do cadastro do cliente para acrescentar uma dose a mais de personalização na sua comunicação.

Seja mais pessoal, mande uma mensagem de felicitações pelo aniversário, por exemplo.

Seja por e-mail, telefone ou redes sociais, essa estratégia criará um vínculo de simpatia com o cliente, que jamais o esquecerá.

É importante lembrar que o feedback dado pelos clientes é muito valioso para identificar as oportunidades de melhorias possíveis.

5. Envolva os clientes antigos de novas maneiras

Apesar do seu esforço para manter contato, em algum momento até mesmo os clientes fidelizados podem deixar de visitar sua loja com frequência.

Você precisa estar atento a isso, principalmente quando se trata de manter o relacionamento com bons clientes.

Para trazê-los de volta, mude a estratégia.

Faça algo novo e use o poder das mídias sociais para informá-los.

Utilizado as redes ou até mesmo uma ferramenta de SMS marketing, busque maneiras de ganhar novamente a atenção dos clientes antigos.

Pode ser um novo tipo de desconto oferecido, um brinde pela fidelidade ou apenas informar sobre o lançamento de um novo produto, etc.

A criatividade conta muito nesse processo, mas não esqueça de sempre enviar conteúdos que sejam realmente do interesse do seu público-alvo.

6. Tente fazer a venda no crediário próprio

Se a sua loja trabalha com crediário próprio, você tem em mãos a ferramenta ideal para aumentar o fluxo de clientes e gerar compras recorrentes.

Sabe por quê?

Por que vendendo no carnê você garante que o cliente retorne à loja pelo menos uma vez ao mês, enquanto durar o parcelamento.

É que, diferente do cartão de crédito e do boleto bancário, o carnê só aceita o pagamento no caixa da loja.

Isso lhe dá a oportunidade de expor o cliente mensalmente às ofertas do seu ponto de venda, incentivando-o a fazer uma nova compra.

E mais:

Quando esse cliente voltar à loja ele poderá trazer junto um amigo ou um familiar, aumentando ainda mais a exposição da sua marca.

Isso é a prova de que o crediário próprio pode ajudar você a não apenas aumentar o fluxo da loja, mas transformar vistantes eventuais em clientes fiéis.

E assim terminamos nossa lista com seis boas práticas para atrair clientes no varejo.

Mas, antes de encerrar, aí vai uma dica final para você que vende no crediário:

Não esqueça de analisar o crédito do cliente em todas as vendas que fizer, mesmo quando for para um freguês antigo do seu negócio.

Só assim você tem condições de saber a real capacidade de pagamento de cada cliente e definir limites para garantir uma venda segura.

É um investimento baixo e ajuda muito a controlar a taxa de inadimplência no crediário.

Gostou das dicas?

Então aproveite a deixa e comece a agir agora mesmo para aumentar o fluxo de clientes na sua loja.

Um abraço e boas vendas!

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