6 segredos para converter visitas em vendas no crediário

Se você trabalha no varejo, sabe que não adianta nada ter uma loja cheia se as pessoas estão ali só para “dar uma olhadinha”.

É preciso ter um modelo de atendimento capaz de converter visitas em vendas.

Melhor ainda: em vendas no crediário!

Pensando nisso, resolvi compartilhar com você seis dicas bem práticas para atrair público e converter os novos visitantes em mais vendas para a sua loja.

Segredo n.1: você só consegue melhorar o que você mede

Usando uma planilha simples, você pode medir e monitorar a quantidade de clientes que entram diariamente na loja e quantos deles efetivamente compram.

Com base nestes números, você poderá verificar mensalmente se as suas estratégias de conversão estão dando resultados.

Segredo n. 2: saber atender e saber vender

Não ache que somente por ter preço bom e parcelamento facilitado sua loja vai obter sucesso.

Ter um bom atendimento no crediário é crucial para qualquer empreendedor que queira se destacar no varejo.

E não basta apenas formar uma equipe competente. É preciso estar constantemente capacitando seus colaboradores com treinamento em vendas e buscar a excelência na hora de converter o visitante em comprador.

Em outras palavras:

É preciso demonstrar o produto de tal maneira que o cliente realmente perceba o seu valor.

Neste vídeo conto a experiência que tive ao ser atendido em uma loja de calçados:

Segredo n. 3: movimento gera movimento (o efeito manada)

A lógica aqui é simples:

Quanto mais clientes sua loja tiver, mais clientes ela vai acabar atraindo.

Com o aumento no público, aumentam as chances de converter visitas em vendas.

E você deve saber como agir para aproveitar essas oportunidades!

Se ainda não leu este artigo onde falo sobre o efeito manada no varejo, recomendo fortemente que leia.

Para gerar esse efeito no seu crediário, você pode fazer promoções específicas para atrair mais movimento.

Quer uma ideia?

Que tal selecionar no cadastro um número X de clientes e convidá-los para vir à loja hoje, por exemplo?

Outra forma de criar movimento é renovar constantemente a vitrine da loja. Normalmente as pessoas ficam curiosas com a novidade e entram para verificar o que está acontecendo.

Segredo n. 4: o cliente escolhe onde compra

Talvez você não saiba, mas não importa o quanto você invista em marketing, vendas e atendimento, a vontade final é sempre do cliente.

É ele que escolhe as lojas de sua preferência, normalmente encantado por algumas dessas situações:

  • Bom atendimento
  • Produto de valor agregado
  • Venda assertiva (mas sem “empurrar” o que ele não quer)
  • Condição de pagamento

Considero estas duas últimas – venda assertiva e condição de pagamento – as “pernas” que ajudarão sua loja a subir as escadas do crescimento.

O que eu quero dizer com isso?

Vou explicar melhor esses dois pontos:

Venda assertiva é vender o que o cliente quer, oferecer produtos voltados para o seu perfil e proporcionar a ele a satisfação em ter comprado o produto com você. E isso não apenas no momento da venda mas também depois, quando ele estiver fora da sua loja.

Condição de pagamento é outro atrativo fundamental para o trazer o cliente até a loja. Muita gente não tem condições de pagar à vista e busca uma alternativa ao cartão de crédito. Seja por não ter acesso ou por buscar condições mais vantajosas de parcelamento e juros menores.

Com isso podemos concluir que oferecer (e promover) a opção de crediário é mais do que converter visitas em vendas.

É gerar relacionamento!

Com o vínculo criado pelo cadastro e com a recorrência desse cliente no ponto de venda, você ganha de várias formas:

  1. Gera mais fluxo
  2. Tem a possibilidade de fazer novas vendas
  3. Obtém informações para criar campanhas personalizadas
  4. O cliente leva a marca da sua loja impressa no carnê

Segredo n. 5: não destrua o que o vendedor criou

Já vi muitos casos em que o vendedor custou para conquistar um visitante e, com muito esforço e argumentação, conseguiu converter uma venda no crediário.

Mas quando este cliente atrasou a terceira parcela, foi cobrado de maneira errada e nunca mais voltou a comprar na loja depois de quitar o primeiro financiamento.

Tome cuidado na hora da cobrança para não destruir o relacionamento que foi criado no momento da venda.

Pior que não receber é não receber e ter alguém falando mal da sua loja!

Entenda uma coisa:

Na maioria das vezes, o cliente inadimplente não está tentando dar um golpe em você.

Saber como cobrar devedores sem perdê-los como clientes é fundamental para manter a sua loja crescendo.

Veja estes dois artigos, onde explico de forma muito simples e objetivas algumas técnicas de cobrança por telefone e cobrança por whatsapp.

Segredo n. 6: seja profissional nas vendas a prazo

Se você acha que basta oferecer crediário para começar a converter visitas em vendas, está muito enganado!

Para obter resultados concretos e não perder dinheiro com a concessão de crédito, é preciso ser 100% profissional na gestão do crediário próprio.

E quando falo em profissionalismo não estou falando da velocidade na abertura de crédito.

(Aliás, se você leva mais do que três minutos para fazer isso, algo está muito errado com a sua operação).

Ser profissional no crediário envolve diversos aspectos de gestão e marketing que permitem aos clientes ampliar seu poder de compra e dão ao lojista a segurança necessária para financiá-los.

Para entender melhor todos esses aspectos, sugiro que você confira esta videoaula sobre as melhores práticas para ter um crediário de sucesso.

Um grande abraço e boas vendas!

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