Como fazer uma promoção: 6 dicas para atrair clientes e vender mais no comércio

Não há nada melhor do que fazer uma promoção quando você precisa girar o estoque ou atrair mais consumidores para sua loja.

Dar descontos, brindes ou condições especiais de pagamento ao consumidor é uma ótima estratégia para aumentar o fluxo de clientes no ponto de venda, impulsionar as vendas a prazo e renovar o mix de produtos.

Mas engana-se quem pensa que para fazer uma promoção bem-sucedida basta baixar um pouco os preços e ficar esperando os clientes.

Se você deseja transformar suas promoções em verdadeiros eventos, que mobilizam uma grande massa de pessoas, é necessário ter um bom planejamento e pensar de forma estratégica.

Para ajudar você a criar as melhores promoções para a sua loja, selecionei algumas dicas que têm dado muito resultado entre centenas de varejistas que trabalham com o nosso sistema de gestão de crediário.

Confira:

Como fazer uma promoção eficiente

1. Seja criativo e surpreenda o consumidor

Imagine que você esteja andando no centro da cidade e veja duas lojas comercializando produtos similares com promoções bem diferentes.

A primeira apenas comunica que está dando 10% de desconto em alguns itens, enquanto a segunda tem uma roleta que o cliente deve girar para ver qual é o seu prêmio (que pode ser um desconto de 10% a 30% ou mesmo algum brinde).

Em qual destas lojas você prestaria mais atenção?

É essencial ser criativo e surpreender os clientes, pois em cada esquina pode haver uma promoção diferente e você deve procurar maneiras de se destacar em meio à concorrência.

2. Pense no cliente em primeiro lugar

Muitos lojistas preocupam-se apenas com os resultados financeiros e acabam esquecendo que os grandes responsáveis pelo aumento nas vendas (e nos lucros) do seu negócio são os clientes.

Portanto, para vender mais, é neles que deve estar o foco da sua promoção.

Se você colocar em oferta somente produtos encalhados há meses no estoque apenas para livrar-se deles, o cliente acabará percebendo e toda sua estratégia pode ir por água abaixo.

A promoção tem que oferecer um benefício real, do contrário não terá força de atração suficiente para trazer a pessoa até a loja.

3. Capriche na decoração do ponto de venda

A decoração da loja pode ser um grande diferencial para chamar a atenção do consumidor para a sua promoção e tornar toda a experiência de compra um momento especial.

O maior exemplo disso são os feriados comemorativos, como a Natal e a Páscoa, mas nada impede que você crie os seus próprios momentos de comemoração.

Se a sua loja está de aniversário, trabalhe também com essa data.

Se você possui um público mais específico, tente criar promoções mais focadas – como decorações especiais no Dia das Mães ou Dia da Mulher se você vende com foco no público feminino.

4. Treine os vendedores para as ações

Como cliente, já aconteceu de você ficar sabendo de uma grande promoção e, ao chegar na loja, o vendedor não conseguir dar maiores detalhes sobre os produtos e as condições de pagamento?

A situação pode ser bem chata e fazer com que você desista da compra, não é?

Por isso é essencial que todos os vendedores estejam preparados para as ações promocionais.

Eles devem saber todas as informações a respeito dos produtos em oferta, condições de venda, preços e devem estar prontos para atender um grande volume de pessoas.

5. Defina um prazo para encerrar a promoção

Este pode parecer um pequeno detalhe, mas faz toda a diferença. Uma promoção sem prazo faz com que os consumidores adiem a visita à sua loja, pois não há pressa para aproveitar aquela oferta.

Isso pode fazer com que eles, pelos mais diversos motivos, acabem desistindo da compra.

Quando há um prazo bem definido para o fim da promoção, cria-se um sentimento de urgência.

Se a oferta dura até o final da semana, todos se obrigarão a ir até a loja dentro desse prazo, aumentando as vendas naquele período e liberando a loja para uma próxima ação.

6. Invista na divulgação

A pior coisa que pode acontecer é você criar uma ótima promoção, decorar sua loja e, no fim das contas, poucas pessoas aparecerem para comprar.

Por isso, é essencial fazer com que essa informação chegue aos ouvidos de todos os interessados. Uma promoção de sucesso começa com uma boa divulgação!

Você precisará utilizar as mais diversas formas para divulgar, dependendo do perfil de clientes e da magnitude da sua promoção.

Entre as opções estão: jornal, rádio, televisão, redes sociais, e-mail, panfletos, telefone e cartazes.

E então? Gostou das dicas sobre como fazer uma promoção eficiente? Continue acompanhando nossos conteúdos para descobrir novas maneiras de atrair clientes e impulsionar ainda mais suas vendas.

Você vai se interessar também

O que muda com a chegada da Quod, o novo cadastro positivo dos bancos

Você já ouviu falar da Quod, o novo bureau de crédito do Brasil? A Quod é uma empresa controlada pelos cinco maiores bancos ...
5 min de leitura | 18/06/2019
como evitar calotes de clientes

8 dicas para evitar calotes de clientes

O calote é uma ameaça constante para quem vende à prestação. Portanto, se você trabalha com vendas parceladas precisa ...
4 min de leitura | 13/06/2019
risco de crédito no varejo

Risco de crédito no varejo: uma visão estratégica para lojas com crediário próprio

Já falei aqui no blog sobre como fazer gestão de risco de crédito em lojas que trabalham com crediário próprio. Trata-se ...
7 min de leitura | 11/06/2019

Como fazer uma promoção: 6 dicas para atrair clientes e vender mais no comércio

Receba as novidades por e-mail

Não há nada melhor do que fazer uma promoção quando você precisa girar o estoque ou atrair mais consumidores para sua loja.

Dar descontos, brindes ou condições especiais de pagamento ao consumidor é uma ótima estratégia para aumentar o fluxo de clientes no ponto de venda, impulsionar as vendas a prazo e renovar o mix de produtos.

Mas engana-se quem pensa que para fazer uma promoção bem-sucedida basta baixar um pouco os preços e ficar esperando os clientes.

Se você deseja transformar suas promoções em verdadeiros eventos, que mobilizam uma grande massa de pessoas, é necessário ter um bom planejamento e pensar de forma estratégica.

Para ajudar você a criar as melhores promoções para a sua loja, selecionei algumas dicas que têm dado muito resultado entre centenas de varejistas que trabalham com o nosso sistema de gestão de crediário.

Confira:

Como fazer uma promoção eficiente

1. Seja criativo e surpreenda o consumidor

Imagine que você esteja andando no centro da cidade e veja duas lojas comercializando produtos similares com promoções bem diferentes.

A primeira apenas comunica que está dando 10% de desconto em alguns itens, enquanto a segunda tem uma roleta que o cliente deve girar para ver qual é o seu prêmio (que pode ser um desconto de 10% a 30% ou mesmo algum brinde).

Em qual destas lojas você prestaria mais atenção?

É essencial ser criativo e surpreender os clientes, pois em cada esquina pode haver uma promoção diferente e você deve procurar maneiras de se destacar em meio à concorrência.

2. Pense no cliente em primeiro lugar

Muitos lojistas preocupam-se apenas com os resultados financeiros e acabam esquecendo que os grandes responsáveis pelo aumento nas vendas (e nos lucros) do seu negócio são os clientes.

Portanto, para vender mais, é neles que deve estar o foco da sua promoção.

Se você colocar em oferta somente produtos encalhados há meses no estoque apenas para livrar-se deles, o cliente acabará percebendo e toda sua estratégia pode ir por água abaixo.

A promoção tem que oferecer um benefício real, do contrário não terá força de atração suficiente para trazer a pessoa até a loja.

3. Capriche na decoração do ponto de venda

A decoração da loja pode ser um grande diferencial para chamar a atenção do consumidor para a sua promoção e tornar toda a experiência de compra um momento especial.

O maior exemplo disso são os feriados comemorativos, como a Natal e a Páscoa, mas nada impede que você crie os seus próprios momentos de comemoração.

Se a sua loja está de aniversário, trabalhe também com essa data.

Se você possui um público mais específico, tente criar promoções mais focadas – como decorações especiais no Dia das Mães ou Dia da Mulher se você vende com foco no público feminino.

4. Treine os vendedores para as ações

Como cliente, já aconteceu de você ficar sabendo de uma grande promoção e, ao chegar na loja, o vendedor não conseguir dar maiores detalhes sobre os produtos e as condições de pagamento?

A situação pode ser bem chata e fazer com que você desista da compra, não é?

Por isso é essencial que todos os vendedores estejam preparados para as ações promocionais.

Eles devem saber todas as informações a respeito dos produtos em oferta, condições de venda, preços e devem estar prontos para atender um grande volume de pessoas.

5. Defina um prazo para encerrar a promoção

Este pode parecer um pequeno detalhe, mas faz toda a diferença. Uma promoção sem prazo faz com que os consumidores adiem a visita à sua loja, pois não há pressa para aproveitar aquela oferta.

Isso pode fazer com que eles, pelos mais diversos motivos, acabem desistindo da compra.

Quando há um prazo bem definido para o fim da promoção, cria-se um sentimento de urgência.

Se a oferta dura até o final da semana, todos se obrigarão a ir até a loja dentro desse prazo, aumentando as vendas naquele período e liberando a loja para uma próxima ação.

6. Invista na divulgação

A pior coisa que pode acontecer é você criar uma ótima promoção, decorar sua loja e, no fim das contas, poucas pessoas aparecerem para comprar.

Por isso, é essencial fazer com que essa informação chegue aos ouvidos de todos os interessados. Uma promoção de sucesso começa com uma boa divulgação!

Você precisará utilizar as mais diversas formas para divulgar, dependendo do perfil de clientes e da magnitude da sua promoção.

Entre as opções estão: jornal, rádio, televisão, redes sociais, e-mail, panfletos, telefone e cartazes.

E então? Gostou das dicas sobre como fazer uma promoção eficiente? Continue acompanhando nossos conteúdos para descobrir novas maneiras de atrair clientes e impulsionar ainda mais suas vendas.

Você vai se interessar também

O que muda com a chegada da Quod, o novo cadastro positivo dos bancos

Você já ouviu falar da Quod, o novo bureau de crédito do Brasil? A Quod é uma empresa controlada pelos cinco maiores bancos ...
5 min de leitura | 18/06/2019
como evitar calotes de clientes

8 dicas para evitar calotes de clientes

O calote é uma ameaça constante para quem vende à prestação. Portanto, se você trabalha com vendas parceladas precisa ...
4 min de leitura | 13/06/2019
risco de crédito no varejo

Risco de crédito no varejo: uma visão estratégica para lojas com crediário próprio

Já falei aqui no blog sobre como fazer gestão de risco de crédito em lojas que trabalham com crediário próprio. Trata-se ...
7 min de leitura | 11/06/2019

Deixe seu comentário sobre o artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado.

A inadimplência não te deixa dormir?

Análise de crédito, cobranças automáticas e negativação de inadimplentes, tudo no mesmo sistema, tudo rápido e fácil.
Chega de preocupações!

A inadimplência não te deixa dormir?

Análise de crédito, cobranças automáticas e negativação de inadimplentes, tudo no mesmo sistema, tudo rápido e fácil.
Chega de preocupações!