Qual o benefício de ter o Meu Crediário na sua loja

Vender no crediário pode ser muito vantajoso para uma loja. Mas, para isso, é preciso manter organização e garantir segurança nas negociações.

É pensando nisso que nosso sistema de gestão de crediário próprio, o Meu Crediário, oferece diversas soluções para os lojistas e vem mudando o cenário de muitos negócios, garantindo excelência e aumento das vendas.

Para confirmar tudo isso, hoje, vou te contar qual o benefício de ter o Meu Crediário na sua loja, mostrando o que muda na performance do crediário do seu negócio quando você trabalha com o sistema.

A princípio, pode-se dizer que, quando a loja trabalha com a nossa solução, nós ajudamos, basicamente, em três pontos: 

  • Organização do crediário;
  • Modelo da análise de crédito;
  • Automatização da cobrança.

Entretanto, o assunto em foco aqui será como o Meu Crediário aumenta o faturamento da loja e melhora os resultados. Por isso, abordaremos o que nós nos propomos a fazer e o que realmente ocorre quando lojistas entendem que o crediário é um canal de vendas dentro da loja.

O que muda na loja com o Meu Crediário

Para falar sobre o benefício de usar o Meu Crediário, costumo usar o termo “boca do jacaré”. Em suma, o que se deve fazer é abrir a boca do jacaré.

Para deixar claro o que isso quer dizer, preparamos um vídeo especial. Você pode assistir a seguir ou continuar a leitura. Vamos lá?

Quando aponto a boca do jacaré, estou me referindo ao desenho que se forma entre a curva do gráfico das vendas e o gráfico da inadimplência. 

Muitas lojas quando entram com uma operação de venda no crediário, normalmente, costumam se deparar com uma tendência de alta, fazendo com que a linha no gráfico suba, certo? 

Já a linha da inadimplência costuma ser, geralmente, mais linear. Às vezes, pode acontecer até mesmo de subir ou descer um pouco mais, mas sem muita variação.

A loja, então, provavelmente vai se decidir por ampliar as vendas no crediário, captar mais clientes, buscando trazer uma operação e faturamento maior. O que acontece, porém, é que junto com o aumento das vendas, ela também cresce, na mesma proporção, a inadimplência.

Quando a loja trabalha com o Meu Crediário, contudo, isso acontece de forma bastante diferente. Ela mantém o crescimento no crediário e nós buscamos a linha inversa, trazendo a inadimplência para baixo.

O Meu Crediário, assim, melhora os resultados, de modo geral, aumentando o limite para clientes de baixo risco, proporcionando maior poder de compra para quem realmente paga e reduzindo riscos com clientes inadimplentes. 

Com isso, a linha da inadimplência cai, mantendo o movimento contrário ao de vendas. Esse formato contrário de ambas as linhas é o que chamo de boca do jacaré – por de fato parecer com uma.

Vendas com segurança e equilíbrio

Além da boca do jacaré, que significa, basicamente, aumento de vendas e declínio de inadimplência, no Meu Crediário, buscamos manter um equilíbrio nas vendas para diferentes perfis de clientes. 

Para isso, o sistema permite que você conheça o perfil dos clientes.

Categorizamos, então, o perfil de risco das vendas, encaixando os clientes em uma classificação de A a E. Quanto mais perto da letra A, menor é o risco de inadimplência da venda. E quanto mais próximo do E, maior é o risco. 

Baseando-nos nessa classificação, conseguimos auxiliar a loja de modo a aumentar o limite para os clientes A, B e C, que são aqueles que possuem um pagamento melhor. 

Entretanto, vale dizer que isso não significa que a loja não vai mais vender para os clientes de risco D, por exemplo.

Na verdade, o que acontece é que o limite para esse cliente D será diferente, sendo um limite de crédito menor. É dessa forma que mantemos certa prevenção e segurança à loja.

Em resumo, o Meu Crediário busca um ponto de equilíbrio a partir dessa classificação. 

De um lado, estarão os clientes com um limite maior, que são aqueles com maior facilidade de pagamento. E do outro, clientes com limite menor, que possuem menor facilidade de pagamento. Dessa forma, as vendas ficam bem mais seguras. 

Trabalhar a base e revender para os clientes 

Outro benefício de ter o Meu Crediário na sua loja é a possibilidade de trabalhar a base de clientes revendendo para eles.

Identificando o perfil de risco dos clientes e outros detalhes do tipo, será possível notar a base de clientes qualificada que a loja possui. Ou seja, identifica-se aqueles clientes que pagam em dia ou mesmo aqueles que, se atrasam, atrasam 30 dias, mas pagam. 

Sabendo de tudo isso, o sistema do Meu Crediário auxilia a loja a revender para esses consumidores. Fazemos, portanto, com que os clientes A, B, C e D, tornem-se clientes recorrente e fiéis à loja.

Em resumo, o Meu Crediário melhora os resultados da loja, de modo geral, aumentando o limite para clientes de baixo risco, proporcionando maior poder de compra para quem realmente paga e reduzindo riscos com clientes inadimplentes. 

Tudo isso parece realmente vantajoso, não é mesmo? E são só alguns dos benefícios evidentes de trabalhar com o Meu Crediário. 

Agora, para verificar ainda mais detalhes sobre as vantagens do nosso sistema, você pode conferir o case de sucesso da Monjuá aqui no blog. Acessando o conteúdo você entenderá como uma rede de 66 lojas implantou o Meu Crediário no modelo carnê e tem tido grandes e excelente resultados, aumentando as vendas e reduzindo em 27% a inadimplência. Leia aqui!

Meu Crediário Corporate

Você vai se interessar também

Qual o benefício de ter o Meu Crediário na sua loja

Qual o benefício de ter o Meu Crediário na sua loja

Vender no crediário pode ser muito vantajoso para uma loja. Mas, para isso, é preciso manter organização e garantir segurança ...
4 min de leitura | 11/09/2020
Relatório-de-inadimplência-como-interpretar-os-dados-e-tomar-as-melhores-decisões

Relatório de inadimplência: como interpretar os dados e tomar as melhores decisões

Relatórios e planilhas de acompanhamento de modo geral costumam ser burocráticos e às vezes até difíceis de entender. Mas ...
5 min de leitura | 03/09/2020

Monjuá aumenta as vendas e reduz inadimplência com o Meu Crediário Corporate

Diariamente as redes varejistas procuram controlar a inadimplência, além de buscar soluções eficazes para alavancar as vendas ...
3 min de leitura | 18/08/2020

Deixe seu comentário sobre o artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A inadimplência não te deixa dormir?

Análise de crédito, cobranças automáticas e negativação de inadimplentes, tudo no mesmo sistema, tudo rápido e fácil.
Chega de preocupações!

A inadimplência não te deixa dormir?

Análise de crédito, cobranças automáticas e negativação de inadimplentes, tudo no mesmo sistema, tudo rápido e fácil.
Chega de preocupações!