Como melhorar a gestão de custos no varejo com a tecnologia de análise de crédito

Reduzir custos é um dos principais desafios enfrentados por quem trabalha com comércio varejista, seja qual for seu segmento de atuação. 

Não se trata de uma tarefa simples, principalmente quando você está sempre presente no ponto de venda e tem que lidar com o dia-a-dia do negócio. 

Felizmente, hoje podemos contar com a ajuda da tecnologia para facilitar a gestão de custos no varejo

É claro que você sempre deve buscar reduzir custos na sua loja controlando despesas fixas, como energia, água, material de escritório, etc.

Ou então aumentando o giro do estoque, de modo a fazer a mercadoria circular e deixar seu fluxo de caixa mais fluido.

Todas essas ações são válidas.

Mas quem trabalha com crediário próprio tem uma alternativa a mais:

Utilizar os recursos de sua ferramenta de análise de crédito para reduzir os custos no PDV!

Neste artigo eu vou explicar exatamente como você pode fazer isso. Vamos lá?

Melhorando a gestão de custos no varejo com um sistema de crediário 

Se você não parou no tempo, já deve ter percebido que não há como ser competitivo no comércio vendendo fiado ou controlando as contas a receber em cadernos ou fichas de papel. 

Ora, nem mesmo planilhas de Excel são adequadas se você realmente pretende obter os melhores resultados financeiros com a concessão de crédito.  

A tecnologia evoluiu (a concorrência também) e você precisa evoluir junto com ela!

Utilizando um sistema integrado de gestão de crédito e cobrança você consegue centralizar todas as informações sobre os clientes, oferecer um atendimento mais ágil e ainda controlar as vendas com muito mais facilidade.

Este é o caso do Meu Crediário, um sistema que ajuda centenas de lojistas em todo o país a vender mais e se proteger da inadimplência. 

E é exatamente aí que está sua utilidade para melhorar a gestão de custos no varejo.

Além de prever o risco de crédito em cada venda, o software também faz um acompanhamento do histórico de todo cliente que comprar no crediário da loja.

Adotar uma ferramenta como essa é uma maneira prática e segura de aumentar a receita do seu comércio, reduzindo riscos e vendendo de forma inteligente. 

Quer saber por quê?

Menos inadimplência = custo menores

O aumento da inadimplência é algo que pode prejudicar seriamente a gestão de custos e o controle do caixa de um negócio. 

Quando uma loja tem um excesso de clientes inadimplentes, ela naturalmente vai gastar muito mais com ações de cobrança e negativação de devedores. 

Isso sem contar nos casos em que a cobrança não surte efeito e o lojista tem que amargar o prejuízo resultante da perda da mercadoria.  

Se o seu negócio está indo por esse caminho tenha muito cuidado, pois os custos operacionais só vão aumentar

Para colocar um fim nisso tudo você precisa reduzir a inadimplência “na fonte”, ou seja, fazer uma boa análise de crédito antes de aprovar cada venda no carnê.

E isso só é possível usando um sistema de gestão como o Meu Crediário

Com ele você consegue calcular o risco de inadimplência de cada cliente no momento da venda e oferecer as condições de parcelamento mais seguras para a sua loja. 

Assim você só vai gastar com cobrança quando for extremamente necessário! 

É hora de adotar a Decisão de Crediário Inteligente

A Decisão de Crediário Inteligente (DCI) é um recurso que você só encontra no sistema Meu Crediário. 

Usando a inteligência de dados para cruzar dados estatísticos do consumidor com informações integradas de mercado e consultas aos órgãos de proteção ao crédito, nossa plataforma consegue avaliar com mais precisão o risco de cada venda. 

Ao apresentar estes resultados, o Meu Crediário usa um sistema de score de crédito para classificar o perfil do cliente usando letras de A (menor risco) até E (maior risco).

Essa informação ajuda na tomada de decisões mais eficazes na concessão de crédito, reduzindo a taxa de inadimplência e impactando diretamente na gestão de custos no varejo.

No vídeo a seguir você pode ver como é fácil analisar uma venda usando a DCI do Meu Crediário:

Projete seu faturamento e gerencie melhor seus custos

Além de proteger sua loja da inadimplência, o Meu Crediário também facilita muito a tarefa de prever o faturamento do seu negócio.

Esta previsão é essencial para que você não se surpreenda com um aumento inesperado nos custos em determinado mês. E também para que o seu negócio esteja preparado para momentos de retração nas vendas.

Uma das funcionalidades que ajudam a fazer esta previsão é o acompanhamento do histórico do cliente, que permite ao gestor do negócio saber se os seus clientes estão frequentando o PDV e o que eles mais estão comprando a prazo.

Tudo isso contribui para uma melhor gestão de custos no varejo e influencia diretamente no sucesso do seu negócio.

Afinal de contas, quem usa o Meu Crediário sabe melhor para quem, o quanto e como deve vender!

Quer conhecer melhor esta ferramenta? 

É só clicar no botão e se inscrever para um teste grátis do sistema. 

Faça o teste sem compromisso e depois me conte o que achou.

Um abraço e boas vendas!

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