Crediário e Capital de Giro: a chave para uma loja super vendedora

Já está claro para os empreendedores, que para o bom funcionamento do negócio, a saúde financeira está diretamente ligada ao financeiro da empresa.

A empresa com boa saúde financeira tem possibilidade de se ajustar a novas regras do mercado e ainda a corrigir pequenos erros de gestão, sem sofrer com empréstimos bancários ou mesmo fechar as portas.

Para o varejo, Capital de Giro é utilizado amplamente para negociar com fornecedor e também para alavancar as vendas parceladas no crediário próprio, carnê ou boleto.

Investir no capital de giro, para alavancar as vendas no crediário, garante um diferencial competitivo sustentável para a loja a curto e longo prazo.

Quanto preciso de capital de giro para iniciar o crediário?

Um planejamento adequado é muito importante para iniciar o crediário, sem que você precise buscar empréstimo no sistema financeiro. Se você está iniciando o crediário precisa entender a necessidade de alocar determinado valor para custear o seu cliente durante o período de parcelamento.

A conta não é tão simples, pois você terá prazos de parcelamento diferente, alguns clientes irão comprar para 30 dias, alguns para 60 e ainda outros para 90 ou 120 dias. Isso cria um descompasso entre vendas e recebimentos, precisamos ainda cuidar da inadimplência, mas este é outro assunto e também fácil de resolver.

Como iniciar o crediário com pouco capital de giro?

Se você ainda é inexperiente com crediário posso afirmar pra você: É uma grande ferramenta para crescimento da sua loja. Se além de ter um capital de giro apertado, você também tem receio da inadimplência prejudicar o seu negócio, acredite, existem ferramentas fantásticas para analisar o perfil de risco do cliente, procure por ferramentas que consultem a situação cadastral do CPF e entregue uma análise pronta pra você.

Sistemas frente de caixa, conhecidos também como sistema de PDV para lojas, normalmente não fazem este tipo de análise, então busque por algo específico que é muito mais interessante.

Você deve iniciar seu crediário aos poucos, isso não significa que você deve vender apenas para “conhecidos”, isso é um erro muito grande. Quando vendemos para conhecidos, se torna algo informal e sem regras claras do funcionamento, tornando a experiência com crediário muito ruim.

Algumas lojas buscam por financeiras que proporcionam o serviço de crediário garantido, veja neste artigo como funciona e se é vantajoso para seu negócio.

Informe o consumidor

Informe na vitrine da sua loja e nas etiquetas dos seus produtos que agora você possuiu uma nova forma de parcelamento, deixei claro que o cliente está sujeito a análise de crédito.

Faça parcelamentos menores

Não tente imitar a concorrência, faça melhor o que você pode fazer melhor, comece com parcelamento menor, sugiro no máximo 4x e depois de seis meses ou um ano, quando seu capital de giro estiver mais robusto, aumente para 6x.

Busque por bons clientes

Como você terá um sistema de análise, venda apenas para clientes com baixo risco!

O sistema Meu Crediário traz este tipo de análise no momento da venda. Veja só:

 

E o que fazer com a inadimplência?

Muitas lojas deixam de abrir o crediário por causa da inadimplência, medo de perder o controle e não receber. Isso é passado e só acontece com quem é desorganizado. Se você tiver regras claras, emitir o carnê para o cliente e pegar assinatura do mesmo no momento da compra, está deixando claro e acordado todo processo de concessão de crédito. Agora, se você ainda anota na “fichinha”, você está 30 anos atrasado e logo a concorrência vai tirar você do mercado.

A inadimplência faz parte do negócio, o que você precisa entender é que deve ser controlada, para uma loja de calçado e confecção a inadimplência de 180 dias não pode ser superior a 4,5%. A média das lojas de calçado e confecção que trabalham com o sistema Meu Crediário é de 3,83%, isso por que a loja possui análise do perfil de risco do cliente e um sistema com total controle e gestão dos inadimplentes.

Criamos uma planilha para calcular o valor necessário e iniciar, de forma saudável, um crediário de sucesso. Vamos começar? Clique aqui e baixe a planilha!

Pensando em implantar o crediário no seu negócio? Saiba que o Meu Crediário tem todas as orientações para que o seu negócio seja um sucesso. Clique nesse link e ganhe 30 dias grátis.

MC_CTA_eBook19_GuiaFinanceiro