Vender no crediário sem inadimplência é possível?

Se você é lojista, gerente, analista de crédito ou vendedor, já deve ter se perguntado como vender no crediário sem inadimplência. Mas será que isso é possível?

E a resposta é NÃO!

Não adianta criar ilusões com relação a isso. Você simplesmente não vai conseguir vender no crediário e ter um bom volume de vendas com inadimplência zero.

Mas, por outro lado, você pode SIM ter crediário próprio e garantir vendas com baixo risco, sem perder o sono com a inadimplência!

Antes de falar mais sobre isso, quero compartilhar algumas experiências que acredito que você também já tenha passado.

Quem quer entrar em uma loja vazia?

Você já esteve viajando e ficou procurando um restaurante pra almoçar?

Provavelmente já, não é?

Aí você encontra dois restaurantes: um quase vazio, sem muito movimento, e o outro cheio, com poucas vagas para estacionar. Não sei quanto a você, mas eu iria no que está cheio. Provavelmente a comida de lá deve ser muito boa para atrair tanta gente.

Isso é o efeito manada!

Conheço uma rede de supermercados que abriu uma nova loja e teve uma ideia bem bacana. Eles solicitaram que os funcionários estacionassem seus carros em determinadas vagas, dando a impressão de que o supermercado está sempre movimentado!

Vou dar outro exemplo.

Você já foi a uma aula, palestra ou curso onde a expectativa era ter bastante gente e, ao chegar lá, só havia algumas pessoas? Como foi seu sentimento em relação a isso? Provavelmente pensou que o evento não era bom o bastante, deve ter se incomodado com a situação ou até mesmo ido embora, não é?

Pois saiba que o seu cliente se sente exatamente assim quando entra em uma loja vazia.

Usando o crediário para aumentar o movimento na loja

Ter sempre pessoas entrando e saindo, seja comprando ou apenas “dando uma olhadinha”, gera movimento no ponto de venda. E é disso que você precisa para ter sucesso no varejo.

Agora, imagine que seu cliente possa fazer uma compra em duas ou três vezes no crediário. Ela vai voltar mais duas ou três vezes na loja sem você fazer força, ajudando a aumentar o fluxo de clientes.

Movimento. GENTE NA SUA LOJA. É disso que você precisa!

As vendas vão acontecer naturalmente, pois as pessoas se sentirão bem na sua loja.

O crediário lhe proporciona exatamente essa ferramenta, mas isso é só a “ponta do iceberg” quando falamos dos benefícios de vender no crediário.

Agora sobre a inadimplência

Se você trabalha com vendas a prazo, os clientes devedores sempre serão uma variável do seu negócio. O que você precisa fazer é medir a inadimplência da loja e controlá-la perto.

Para isso, é essencial fazer um bom cadastro de clientes e utilizar uma ferramenta integrada de análise de crédito e cobrança.

Cobre quando o cliente atrasa, mas cuidado para não perder clientes na cobrança. Procure ser transparente e deixe as regras do seu crediário bem claras antes de fechar a venda.

Lembre-se: tem muita empresa grande voltando a vender no crediário e não é à toa. O brasileiro adora o carnezinho!

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