Negativar um cliente devedor nos órgãos de proteção ao crédito é uma política altamente recomendada para lojas que enfrentam problemas com a inadimplência no crediário.
Ao incluir os clientes inadimplentes nos bancos de dados organizados por empresas como SPC Brasil, Serasa e Boa Vista, você ajuda o mercado de crédito a conhecer melhor a capacidade de pagamento do consumidor.
A lógica é simples:
Quanto mais lojistas tiverem o hábito de negativar devedores nestes serviços, maior será a qualidade da análise de crédito feita com base nos dados fornecidos para consulta.
Mas os benefícios da negativação não param por aí.
Em média, algo entre 35% a 50% dos clientes inadimplentes pagam suas dívidas quando descobrem que estão com o “nome sujo”.
Além disso, sofrer as restrições de crédito decorrentes dessa condição pode até mesmo ajudar esses consumidores a reorganizar suas finanças.
Afinal, ter o crédito negado impedirá que eles façam novas dívidas no comércio e compliquem ainda mais sua situação.
Diante disso tudo, um lojista pouco experiente pode chegar à seguinte conclusão:
Se negativar devedores funciona tão bem, por que não posso fazer isso no momento em que vence a prestação?
Na verdade, poder você pode. Mas não deve.
Continue lendo este artigo e eu explico por quê.
Existe um prazo legal para negativar um cliente?
- Em geral, você pode negativar inadimplentes a partir de 1 dia de parcela vencida, alguns estados possuem regras próprias.
- Não há nenhuma restrição no Código de Defesa do Consumidor no que diz respeito ao prazo para negativação de devedores no comércio.
- Em tese, a partir do momento que o cliente está em débito com a loja, ele pode ser registrado como inadimplente.
Mas você conhece alguma loja que faz isso na prática?
Fiz um vídeo rápido falando exatamente sobre isso. Vale dar uma olhada nele antes de continuarmos.
Entendeu o que eu quero dizer?
Mais do que uma simples rotina financeira para sua loja “correr atrás do prejuízo”, a cobrança de devedores deve ser vista como uma ferramenta de relacionamento com o cliente inadimplente.
Ao avisá-lo sobre a prestação em atraso e dar um prazo razoável para que ele procure a loja para fazer o pagamento, você está demonstrando que não deseja apenas receber uma dívida e se livrar de um “cliente ruim”.
Seu objetivo deve ser recuperar o crédito daquele consumidor, para que ele possa voltar a comprar na sua loja com condições mais adequadas à sua capacidade de pagamento.
Ok. Isso você já entendeu.
Mas a pergunta principal ainda está no ar:
Quanto tempo devo esperar para negativar devedores?
Se você for pesquisar o comportamento das grandes redes varejistas, verá que o prazo máximo para cadastrar um devedor no SPC ou SERASA é de aproximadamente 35 dias após o vencimento da parcela.
Agora… se for olhar para o dia a dia do pequeno varejista, vai perceber que a coisa não é bem assim.
Eu, por exemplo, conheço lojistas que levam até 180 dias (!!) para negativar um cliente, por pura falta de organização na gestão do crediário.
Alguns deles nós conseguirmos ajudar com o sistema Meu Crediário.
Agora eles fazem a negativação entre 35 e 45 dias após a data de vencimento, que é o prazo ideal para lojas que atuam nos ramos de confecção, calçados e ótica.
A partir daí, se em até 60 dias não conseguem chegar a um acordo, recomendamos buscar outros meios para garantir o pagamento. Isso inclui o protesto da dívida ou, em último caso, uma ação judicial.
Mas ninguém quer que coisa chegue a esse ponto, não é?
Por isso, é fundamental que você tenha ferramentas baratas e automáticas para fazer funcionar a cobrança extrajudicial, mais conhecida como “cobrança amigável”.
Tecnologia para cobrança e análise de crédito
Quem já é usuário do Meu Crediário sabe que usar uma plataforma 100% online para automatizar suas ações de cobrança é a maneira mais fácil e barata de entrar em contato com clientes em atraso.
Assim que é registrado vencimento de uma prestação sem o respectivo pagamento, o sistema aciona automaticamente uma rotina de ações, que podem incluir contatos por SMS , WhatsApp, carta de cobrança ou ligação telefônica.
E tudo é feito de acordo com um cronograma padrão, com prazos determinados para o disparo de cada ação.
Com isso, buscamos chamar os clientes inadimplentes de volta à loja para acertar o pagamento ou ao menos propor uma negociação da dívida.
Quando utilizamos um sistema de cobrança automatizada, todo esse processo se torna muito mais simples e eficaz.
Com o Meu Crediário, acredito que conseguimos unir a eficiência na cobrança com a segurança na análise de crédito.
Penso realmente que estamos colocando nas mãos dos varejistas uma ferramenta única para quem quer ganhar mais vendendo no crediário.