As 5 perguntas mais frequentes sobre gestão do crediário próprio

Muitos lojistas querem começar a vender no carnê para alavancar seus negócios, mas não possuem conhecimento sobre as melhores práticas para a gestão do crediário. 

Isso não é motivo para se envergonhar!

No Brasil, uma grande parte dos empresários do varejo ainda têm dúvidas sobre como funciona o crediário, quais são as suas principais vantagens e como essa modalidade de pagamento pode ser implementada no dia a dia do seu negócio.

Com isso, acabam deixando a ideia de lado e seguem operando sem oferecer essa opção a seus clientes. Provavelmente, perdendo muitas vendas por conta disso.

Mas só pelo fato de você estar aqui lendo este artigo, tenho certeza de que isso não vai acontecer na sua loja. 😉

Preste bem atenção nas cinco perguntas que vou responder a seguir. Elas representam as principais dúvidas que costumam surgir entre os lojistas que começam a trabalhar com nossa plataforma de gestão de crediário.

Vamos começar?

1. É viável implementar o crediário próprio na minha empresa?

Essa é a primeira dúvida que surge na cabeça de muitos lojistas, que costumam associar o crediário próprio a grandes empresas já consolidadas no mercado. 

A verdade é que, mesmo que você tenha apenas um pequeno comércio de artigos de vestuário, a implementação do crediário próprio é uma opção perfeitamente viável (e altamente indicada!)

Não importa o tamanho da empresa ou o ramo em que atua, invariavelmente você acaba tendo que lidar com um fluxo cada vez maior de novos e antigos clientes. 

Em meio a tudo isso, se você não contar com a ajuda de um bom sistema de apoio, é muito fácil se perder na gestão do crediário. 

E essa desorganização pode causar perdas consideráveis no final do mês.

2. Quais são as vantagens do crediário?

Vender no crediário próprio traz diversas vantagens ao lojista. Veja só algumas delas:

3. O crediário aumenta a retenção dos meus clientes?

Muito se fala sobre como o crediário próprio é uma excelente alternativa para sua loja aumentar a retenção de clientes, mas será que isso é mesmo verdade? 

A taxa de retenção pode ser aumentada (e muito) se você começar a vender no crediário. 

Mas a efetividade disso vai depender da forma como você utilizar essa ferramenta.

É possível ir além do simples fato de oferecer uma nova opção de pagamento ao consumidor. 

Sua loja pode conceder descontos para os clientes que pagam em dia – o que os estimulará a comprar mais – ou então fazer um bom trabalho no pós-venda para que o seu cliente sinta-se importante e volte a comprar com você.

Você sabia que 30% dos clientes que parcelam em até quatro vezes no carnê fazem uma nova compra no crediário durante a vigência do contrato?

E mais:

Cerca de 10% das pessoas que compram no crediário próprio da loja fazem uma nova compra no dia que vão fazer o pagamento da parcela?

Pois esses são dados reais, que obtivemos com as lojas que trabalham com o sistema Meu Crediário.

4. Como saber se o cliente vai pagar todas as prestações até o final?

Muitos lojistas associam o crediário à uma operação arriscada, com grande potencial para gerar problemas de caixa relacionados à inadimplência do consumidor.  

Até alguns anos atrás, isso poderia até ter um fundo de verdade.

Mas hoje os sistemas de gestão de crediário já permitem analisar o risco de cada novo cliente para saber se a venda será realmente segura.

A análise de crédito é feita com base nos dados dos principais órgãos de proteção ao crédito (SPC, Boa Vista e Serasa) e também no histórico das compras efetuadas por cada cliente em sua loja com o passar dos anos. 

Dessa forma, você pode realizar suas vendas de forma segura, sem se preocupar com consumidores inadimplentes.

5. Qual a melhor ferramenta para a gestão do crediário próprio?

Depois de tirar suas dúvidas a respeito das vendas no carnê, muitos lojistas acabam convencidos da necessidade de implementar uma operação de crediário próprio mas não sabem como dar os primeiros passos nessa direção. 

Para começar com o pé direito eu recomendo que você conte com o apoio da tecnologia desde o princípio, na forma de um sistema especializado em gestão do crediário.

Você pagará um pequeno valor para ter acesso a uma plataforma que lhe permite desenvolver todo o potencial de vendas, fidelização e faturamento do seu crediário.

No Meu Crediário, por exemplo, você ainda pode gerenciar todas informações cadastrais do cliente, analisar o crédito em questão de segundos e ainda programar ações de cobrança automáticas. 

Assim fica mais fácil, não é? 😊

O que você achou das nossas dicas de gestão do crediário próprio? Ainda ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário aqui no blog!

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