Como a Madame Pink organizou o crediário próprio e conseguiu inadimplência de 4,6% em apenas 90 dias

A Madame Pink é uma loja unissex de calçado e confecção. Seu principal público é do bairro onde a loja está sediada, mas por conta da divulgação em mídias sociais, acaba atraindo clientes de diferentes bairros.

Em setembro de 2016, a Sonia tomou a decisão de iniciar o crediário próprio. Sendo assim, a empresa precisaria de uma solução específica para gestão e organização do crediário.

Um sistema de vendas que faça análise de crédito e consulte SPC e Serasa, qualificando o perfil de risco do cliente.

Monitorando os clientes inadimplentes, se necessário fazer cobrança por SMS e, até mesmo, negativando os clientes pelo próprio sistema.

Em pouco tempo a loja migrou a carteira de clientes para a plataforma Meu Crediário.

Além de um sistema de Credit Score muito avançado, o Meu Crediário possui políticas de crédito que ajuda a analisar e criar perfil de risco do cliente.

Isso foi muito importante para que a Sonia, proprietária da Madame Pink, conseguisse manter a inadimplência de 90 dias nos incríveis 4,6%.

Para você ter uma ideia, a inadimplência em lojas de calçado e confecção em 90 dias é de aproximadamente 7% e de 3,5 a 4,5% em 180 dias

Ou seja: a Madame Pink conseguiu alcançar o índice de inadimplência de 180 dias em apenas 90 dias.

Na imagem abaixo temos os números da loja e também a comparação com o mercado:

Print Meu Crediário

A Madame Pink também incentiva as vendas para novos clientes, 30% das vendas no crediário são vendas para clientes primeira compra. Isso é importante para manutenção da base de clientes e aumento de vendas. O risco de vender para um novo cliente é maior, mas importante para captação destes e aumento de faturamento no médio e longo prazo.

Quais as etapas fundamentais para buscar estes resultados?

Existem muitas lojas que são obcecadas em sistemas de cobrança e recuperação de crédito, este é o último estágio e também o mais custoso e nocivo para sua carteira de clientes.

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Analisar o cliente no momento da compra é fundamental, não adianta vender para quem não consegue pagar.

Em lojas de calçado e confecção o ticket médio de vendas no crediário variam entre R$ 180,00 e R$ 280,00 (variando para mais no inverno). Tente manter estes padrões de vendas, principalmente para clientes novos. Não se iluda com clientes que querem fazer compras acima de mil reais, pode parecer um grande negócio no início, mas estes são os campeões de inadimplência.

Possuir políticas de crédito definidas e manter a equipe alinhada com elas. No sistema Meu Crediário as políticas e melhores práticas já estão definidas.

Confira o vídeo sobre o case:

Os próximos planos da Madame Pink é consolidar a carteira atual de clientes e gradativamente aumentar o limite de crédito dos clientes através do sistema Meu Crediário.

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