Como calcular o ROI no crediário: vale a pena investir em um sistema de análise de crédito?

Calcular o retorno sobre investimento (ROI) é algo fundamental para todo gestor que deseja avaliar a viabilidade financeira da sua empresa, seja qual for o segmento em que atue.

Basicamente, calcular o ROI é saber qual o faturamento gerado para cada real investido no seu negócio.

No varejo, esse é um indicador de grande utilidade para o lojista.

Seja para determinar o resultado de uma campanha de marketing ou para avaliar o desempenho geral da loja, o cálculo do ROI é uma ferramenta estratégica indispensável.

Quem vende no carnê, por exemplo, pode ter resultados reveladores ao calcular o ROI no crediário. 

Especialmente se a sua loja já investiu ou pretende investir em um sistema de análise de crédito e cobrança.

Se esse é o seu caso, não deixe de ler este artigo até o fim.

Nele eu vou mostrar como calcular o retorno financeiro que você terá ao adotar uma plataforma especializada em gestão de crediário. Continue lendo!

Calculando o ROI no crediário

O cálculo do ROI serve para que você entenda de maneira bem prática os benefícios que um sistema como o Meu Crediário pode trazer para o desempenho financeiro do seu negócio.

Antes de irmos adiante, convido você a acessar a calculadora de ROI que preparamos especialmente para ajudar os lojistas a fazer essa conta.

Veja os detalhes na imagem abaixo:

ROI do crediário (tela 1)

Consultas e faturamento

Você verá que a calculadora já vem preenchida com os dados de uma loja que faz 250 análises de crédito por mês.

É claro que apenas parte dessas análises são aprovadas e se convertem em vendas no crediário.

Consideramos ainda o percentual de 75% de aprovação de crédito, pois essa é a média registrada nas lojas que utilizam nossa plataforma.

Neste exemplo, como a loja tem um ticket médio de R$ 180, as vendas analisadas e aprovadas resultaram em um faturamento real de R$ 33.750 por mês.

Aqui também calculamos o valor total que o lojista vem investindo em consulta de crédito, uma variável que será útil mais adiante. 

Pronto. Agora vamos à tela seguinte.

ROI do crediário (tela 2)

Inadimplência e prejuízo evitado

Agora vamos o quanto você deixaria de perder com a inadimplência utilizando um sistema especializado em análise de crédito.

Para isso, você deve informar o índice de inadimplência de 180 dias no seu negócio. 

No nosso exemplo, o percentual de prestações em atraso é de 10%.

Com base no faturamento real calculado anteriormente, chega-se a um total de R$ 3.375 perdidos com inadimplência a cada mês. 

Em seguida a calculadora vai mostrar como essas perdas seriam menores se você contasse com uma plataforma de gestão como o Meu Crediário 

Aqui vamos tomar como base o índice médio de inadimplência das lojas que trabalham com o nosso sistema, que é de 5%.

Comparando os dois resultados, chega-se ao valor que a loja deixaria de perder todos os meses com clientes inadimplentes caso tivesse um crediário automatizado.

Vamos adiante?

ROI do crediário (tela 3)

Investimento em consultas de crédito

Na tela seguinte da nossa calculadora de ROI no crediário, vamos demonstrar o ganho líquido que você pode obter se passar a analisar o crédito do cliente antes de cada venda.

Insira aqui o custo unitário de cada consulta.

No nosso sistema, para fazer uma análise o lojista precisa utilizar uma unidade chamada DCI (Decisão de Crédito Inteligente), no valor de R$ 2,50.

É como se fosse um “vale análise”, que você adquire em pacotes e vai utilizando de acordo com a necessidade.

Portanto, para fazer 250 análises, a loja do exemplo precisaria investir R$ 625,00 em DCIs.

Ao subtrair esse valor do prejuízo evitado que calculamos no passo anterior, temos o ganho líquido mensal que sua loja obteve com a análise de crédito.

E agora chegou a hora de calcular a informação mais importante:

Qual o retorno sobre o investimento (ROI)?

Para calcular o ROI no crediário é preciso seguir a seguinte fórmula:

Mas se você usar nossa calculadora de ROI não vai precisar se preocupar com isso, pois o cálculo é feito automaticamente.

Nesta etapa vamos mostrar o retorno que você vai obter para cada real investido em um sistema de gestão para o seu crediário.

Voltando a loja do nosso exemplo, o resultado foi um faturamento de R$ 50,30 para cada R$ 1 investido no sistema Meu Crediário.

Agora me responda:

É ou não é um bom negócio?

Descubra o ROI do SEU crediário!

Ficou curioso para ver como seriam estes resultados utilizando informações reais sobre o seu negócio?

Então acesse gratuitamente nossa calculadora e substitua os dados do exemplo pelos seus.

Você vai se surpreender ao ver os resultados que um sistema especializado em crediário pode trazer para a sua loja!

Quer saber mais sobre o Meu Crediário?

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Um abraço e boas vendas!

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