Você já se pegou pensando sobre quais opções seriam mais viáveis e interessantes para melhorar o seu negócio no ramo farmacêutico? Assim como nas outras áreas de vendas e do varejo, o crediário próprio pode ser considerado um excelente aliado para quem busca fidelizar os clientes e como aumentar as vendas da farmácia.
Vamos pensar: A farmácia é um tipo de comércio considerado essencial porque é um tipo de serviço que as pessoas PRECISAM contar sempre. Porém, nós sabemos que dentro de uma farmácia não existem apenas medicamentos, existem também outras mercadorias e produtos que podem chamar a atenção de quem vai ao local.
É claro que todo dono de negócio busca vender bem, mais, com qualidade, com segurança e também fidelizando os seus clientes. Porém, nem sempre esse empresário ou gerente sabe como fazer isso. E é exatamente por essa razão que vamos falar mais sobre esse tema no artigo de hoje.
Quer entender mais sobre esse assunto? Me acompanhe por aqui que este artigo está completo e muito especial para te ajudar. Vamos lá?
O QUE É UM SISTEMA DE CREDIÁRIO PRÓPRIO?
Crediário próprio nada mais é do que um sistema de concessão de crédito vinculado integralmente ao seu negócio. Ou seja, é uma opção que permite parcelar as suas vendas. Porém, quem administra e financia isso é você com os recursos próprios da sua empresa.
Portanto, com o crediário próprio você é 100% o responsável pelo seu cliente. E sabe por que isso é interessante? Porque ele retorna todos os meses à sua loja para pagar o carnê e, caso ele atrase alguma prestação, os juros e multa virão diretamente para o seu próprio caixa.
Venha entender melhor como o crediário próprio funciona: ao optar por adotar esse sistema próprio, você utiliza recursos do seu caixa para financiar as compras dos consumidores, que vão poder pagar a prazo, mas com juros. Dessa maneira, o seu negócio se torna a única fonte de crédito do cliente na transação e você recebe exclusivamente o valor do financiamento.
COMO AUMENTAR AS VENDAS DA FARMÁCIA COM CREDIÁRIO PRÓPRIO?
Vou responder essa pergunta francamente: Crediário próprio é bom para qualquer negócio.
O primeiro ponto a se levar em conta é que você tem a recorrência do seu cliente dentro da loja. Basta pensar que, quando o seu cliente volta para pagar as contas do crediário, ele pode ver novos produtos e novas possibilidades de compra. Esse é o exato processo de fidelização.
Nossa dica é que o crediário nas farmácias realmente deve ser entendido como um centro de negócios na loja, que vai trazer cada vez mais clientes sempre. Quando a gente trata disso, a gente entende também que uma compra na farmácia geralmente não é uma venda que o consumidor faz por impulso, mas sim tendo uma razão, principalmente quando falamos de medicamentos.
Porém, no momento do pagamento das prestações dos remédios é possível fidelizar o seu cliente oferecendo outros produtos presentes na farmácia e, assim, tornando essa pessoa fiel ao seu negócio. Está conseguindo entender a importância de pensar nessa forma de vender?
Portanto, o crediário na farmácia é muito importante, principalmente esse mercado trabalha bastante também com as classes C e D que eventualmente são desbancarizadas e, muitas vezes, não possuem cartão de crédito. Com isso, esse pessoal cria uma dependência muito grande pelo crediário.
Outro aspecto importante é que, se você não fizer esse tipo de operação, alguém vai fazer. Então, uma parte dos clientes que eventualmente acabam não comprando na sua loja é por uma questão de estar buscando acesso a um crédito melhor em uma outra farmácia que trabalhe com esse modelo.
O que você já pode perceber é que as vantagens são inúmeras. Basta saber agora como fazer isso de forma segura para você e principalmente para manter as suas finanças em dia.
COMO CONTROLAR A INADIMPLÊNCIA UTILIZANDO CREDIÁRIO PRÓPRIO?
Um ponto importante que deve ser levado em conta é que, normalmente, quando falamos de farmácia falamos de necessidades imediatas. Portanto, muitas pessoas acabam não se planejando quanto deveriam na hora da compra, o que é diferente da compra de móveis, calçados, eletrônicos, por exemplo, em que é possível esperar pelo momento mais adequado.
Por esse exato motivo, é importante apenas estar atento para “controlar” a inadimplência. Por isso, a análise de crédito é ainda mais importante. Lembrando que uma análise de crédito bem feita inclui alguns pontos de análise fundamentais, como:
- Identificação do cliente;
- Atualização constante dos dados cadastrais;
- Comprovação de renda;
- Verificação de dados creditícios.
Ao entender tudo isso que trouxemos por aqui, você consegue respirar com calma e fazer com que o seu negócio colha apenas os benefícios de trabalhar com um sistema de crediário próprio.
MEU CREDIÁRIO:
E se você ainda não trabalha com esse serviço, te convidamos para conhecer os serviços do Meu Crediário. Tenha a certeza de que você vai beneficiar muito o seu negócio e as suas vendas no geral.
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