A oferta de crédito no comércio é um grande incentivo às compras por impulso. E para quem vende no crediário próprio, saber até que ponto explorar esse atrativo sem aumentar a inadimplência é a chave para vender mais de forma segura e sustentável.
Segundo levantamento feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 61% dos consumidores admitiram ter aproveitado a oferta de crédito para fazer compras por impulso em março de 2019.
De acordo com a pesquisa, os segmentos mais propensos a gerar compras impulsivas foram roupas, calçados e acessórios (22%), supermercados (18%), bares e restaurantes (15%) e perfumes e cosméticos (13%).
Aliados ao fato de que 13% dos entrevistados não acham necessário fazer qualquer tipo de análise ou avaliação antes de contratar crédito no comércio, esses dados nos fazem pensar.
O que nós que trabalhamos com crediário no dia-a-dia podemos concluir com tudo isso?
Que simplesmente não devemos confiar na capacidade do consumidor para controlar seus gastos e sua capacidade de pagamento!
Cabe ao lojista tomar as precauções necessárias para identificar aquele cliente que oferece baixo risco de inadimplência mesmo quando está fazendo uma compra não planejada.
É nesse perfil de consumidor que você deve focar.
Ele deve ser o alvo principal das suas promoções.
Então quer dizer que vale a pena estimular as compras por impulso?
É claro que vale!
Você inclusive DEVE divulgar o crediário da sua loja e aproveitar o potencial de atração desse modelo de pagamento para trazer novos clientes e aumentar as vendas.
No mesmo mês de março de 2019, um total de 83 milhões de brasileiros possuíam ao menos uma compra parcelada.
Isso significa que temos um universo de 53% da população adulta com parte do seu orçamento comprometido, seja em compras no cartão de crédito, no cartão de loja, no crediário ou no cheque pré-datado.
Segundo o estudo, esses consumidores vão demorar em média cinco meses para quitar todas as prestações no comércio. E esse tempo mais do que dobra quando se trata de empréstimos (11 meses) e dos financiamentos (12 meses).
Contudo, mesmo neste cenário de alto endividamento e aumento da inadimplência, você não pode diminuir seus esforços para atrair clientes e estimular as vendas a prazo.
Isso seria um erro.
Não há nada melhor do que ver um consumidor fazendo uma compra por impulso atraído pela sua estratégia de marketing!
O que você precisa é de um filtro capaz de selecionar, entre aquelas pessoas que desejam comprar no seu crediário, quem realmente poderá pagar.
É aí que entra a análise de crédito.
Para aprimorar seus conhecimentos sobre o assunto, confira abaixo o vídeo e saiba tudo sobre compras por impulso!
A tecnologia como aliada do seu crediário
A pesquisa do SPC Brasil também revelou que na hora de decidir em quantas vezes parcelar uma compra, o consumidor se mostra dividido:
39% escolhem o menor número de prestações possível, enquanto 34% optam sempre pelo maior número de parcelas, caso não haja cobrança de juros.
Isso demonstra mais uma vez que as impressões do consumidor – ou mesmo a avaliação subjetiva de um crediarista – não são a base mais confiável para a sua decisão na hora da concessão de crédito.
O que você precisa é de uma ferramenta especializada.
Um sistema automatizado capaz de avaliar o risco de inadimplência no momento da compra.
E não apenas isso.
Um método eficiente e seguro para classificar o perfil de cada cliente e, com base nele, definir o limite de crédito ideal e as melhores condições de parcelamento para rentabilizar o seu crediário.
O que você precisa é conhecer o Meu Crediário.
Então não perca tempo.
Afinal, você terá do seu lado a melhor plataforma de gestão de crédito e cobrança para o varejo do mercado brasileiro.
Um abraço e boas vendas!