Compras por impulso: o caminho da inadimplência ou uma oportunidade para vender mais no crediário?

A oferta de crédito no comércio é um grande incentivo às compras por impulso. E para quem vende no crediário próprio, saber até que ponto explorar esse atrativo sem aumentar a inadimplência é a chave para vender mais de forma segura e sustentável.

Segundo levantamento feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 61% dos consumidores admitiram ter aproveitado a oferta de crédito para fazer compras por impulso em março de 2019.

De acordo com a pesquisa, os segmentos mais propensos a gerar compras impulsivas foram roupas, calçados e acessórios (22%), supermercados (18%), bares e restaurantes (15%) e perfumes e cosméticos (13%).

Aliados ao fato de que 13% dos entrevistados não acham necessário fazer qualquer tipo de análise ou avaliação antes de contratar crédito no comércio, esses dados nos fazem pensar.

O que nós, que trabalhamos com crediário no dia-a-dia, podemos concluir com tudo isso?

Que simplesmente não devemos confiar na capacidade do consumidor para controlar seus gastos e sua capacidade de pagamento!

Cabe ao lojista tomar as precauções necessárias para identificar aquele cliente que oferece baixo risco de inadimplência mesmo quando está fazendo uma compra não planejada.

É nesse perfil de consumidor que você deve focar.

Ele deve ser o alvo principal das suas promoções.

Então quer dizer que vale a pena estimular as compras por impulso?

É claro que vale!

Você inclusive DEVE divulgar o crediário da sua loja e aproveitar o potencial de atração desse modelo de pagamento para trazer novos clientes e aumentar as vendas.

Como vender mais calçado e confecção

Mas voltemos aos resultados da pesquisa do SPC Brasil:

No mesmo mês de março de 2019, um total de 83 milhões de brasileiros possuíam ao menos uma compra parcelada.

Isso significa que temos um universo de 53% da população adulta com parte do seu orçamento comprometido, seja em compras no cartão de crédito, no cartão de loja, no crediário ou no cheque pré-datado.

Segundo o estudo, esses consumidores vão demorar em média cinco meses para quitar todas as prestações no comércio. E esse tempo mais do que dobra quando se trata de empréstimos (11 meses) e dos financiamentos (12 meses).

Contudo, mesmo neste cenário de alto endividamento e aumento da inadimplência, você não pode diminuir seus esforços para atrair clientes e estimular as vendas a prazo.

Isso seria um erro.

Não há nada melhor do que ver um consumidor fazendo uma compra por impulso atraído pela sua estratégia de marketing!

O que você precisa é de um filtro capaz de selecionar, entre aquelas pessoas que desejam comprar no seu crediário, quem realmente poderá pagar.

É aí que entra a análise de crédito.

A tecnologia como aliada do seu crediário

A pesquisa do SPC Brasil também revelou que na hora de decidir em quantas vezes  parcelar uma compra, o consumidor se mostra dividido:

39% escolhem o menor número de prestações possível, enquanto 34% optam sempre pelo maior número de parcelas, caso não haja cobrança de juros.

Isso demonstra mais uma vez que as impressões do consumidor – ou mesmo a avaliação subjetiva de um crediarista – não são a base mais confiável para a sua decisão na hora da concessão de crédito.

O que você precisa é de uma ferramenta especializada.

Um sistema automatizado capaz de avaliar o risco de inadimplência no momento da compra.

E não apenas isso.

Um método eficiente e seguro para classificar o perfil de cada cliente e, com base nele, definir o limite de crédito ideal e as melhores condições de parcelamento para rentabilizar o seu crediário.

O que você precisa é conhecer o Meu Crediário.

Então não perca tempo.

Faça agora um teste gratuito do nosso sistema e continue incentivando as compras por impulso sem medo da inadimplência.

Afinal, você terá do seu lado a melhor plataforma de gestão de crédito e cobrança para o varejo do mercado brasileiro.

Um abraço e boas vendas!

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