Cobrança por SMS: conheça as vantagens

Você sabe por que a cobrança por SMS é uma solução inteligente para reduzir os custos operacionais da sua loja?

É simples.

Para quem trabalha com vendas a prazo no varejo, o aumento no número de clientes inadimplentes traz consigo uma série de problemas.

O principal deles é uma sobrecarga no setor de cobrança, que passa a gastar cada vez mais tentando receber de uma quantidade crescente de devedores.

Afinal, emitir cartas de cobrança ou ligar para cada cliente é um processo que acaba consumindo recursos valiosos para o seu negócio:

Tempo e dinheiro.

É preciso encontrar alternativas para reduzir o custo das ações de cobrança.

A primeira opção (e a mais eficaz a longo prazo) é investir em uma ferramenta de análise de crédito para reduzir os riscos no momento da compra e baixar a taxa de inadimplência do seu negócio.

Contudo, até mesmo quem analisa todos os clientes antes de aprovar o crediário ainda sofre com um certo grau de inadimplência.

Nesses casos, utilizar mensagens SMS para fazer o primeiro contato com os devedores pode ser uma estratégia bastante vantajosa.

Quer saber por quê?

As vantagens da cobrança via SMS

Entre as formas de cobrança que surgiram com as novas tecnologias de comunicação, a que mais tem ganhado força entre os varejistas é o envio de SMS (Short Message Service).

Este recurso permite entrar em contato com o cliente devedor de forma automática, sem atrapalhá-lo e sem deixar uma má imagem de sua empresa.

Veja a seguir as principais vantagens de usar o SMS para cobrança:

Mais agilidade na hora de cobrar

O SMS é, na prática, uma mensagem instantânea. A pessoa recebe a notificação de cobrança segundos após o envio por parte da empresa.

E, segundo dados do mercado, a taxa de abertura desse tipo de mensagem chega a 98%.

É uma maneira rápida e eficiente de se comunicar com o cliente, lembrá-lo de seus compromissos e ajudá-lo a evitar a inadimplência.

Além disso, não se esqueça de que o SMS permite alcançar um grande número de pessoas ao mesmo tempo.

E como hoje todos têm um aparelho celular e permanecem próximos a ele ao longo do dia, provavelmente elas lerão a mensagem assim que a receberem.

Forma de cobrança amigável

Receber a cobrança por uma mensagem de SMS dá ao cliente a impressão de um contato mais amigável. Por isso, de maneira geral, esse tipo de contato costuma ser mais bem aceito do que uma ligação de cobrança.

Apesar de também ter sua importância dentro de uma estratégia de recuperação de crédito, a cobrança por telefone muitas vezes è realizada por empresas terceirizadas, de forma impessoal e fora dos horários e dias mais adequados.

Do ponto de vista do cliente, a mensagem de SMS é vista mais como um lembrete do que como uma cobrança propriamente dita.

Sendo assim, você também pode usar este recurso para reduzir a inadimplência “na fonte”. É só programar o envio de um alerta a todos os clientes alguns dias antes do vencimento de cada prestação.

Menos custos e mais resultados

Mandar uma mensagem de SMS é muito mais barato do que enviar uma carta de cobrança, por exemplo.

A carta implica em custos operacionais de impressão, transporte e postagem, além de poder demorar vários dias até chegar ao seu destino: a casa do cliente.

Cobrar por SMS também custa bem menos do que fazer ligações telefônicas, que exigem a contratação de uma empresa terceirizada ou a criação de um setor de call center na própria loja.

Quanto aos resultados, é importante lembrar que o SMS oferece uma taxa de retorno entre 20% a 30% maior que os demais canais de renegociação de dívidas, segundo dados do Instituto Gestão de Excelência Operacional em Cobrança (Igeoc).

A importância do cadastro do cliente

Percebeu como usar mensagens SMS para cobrar inadimplentes pode ser vantajoso para o seu negócio?

Mas para que essas vantagens sejam reais, é importante que a mensagem chegue até a pessoa certa.

As facilidades da telefonia móvel permitem aos devedores alterarem suas linhas com certa frequência. Portanto, manter o cadastro do cliente sempre atualizado é fundamental.

Até porque, se você enviar uma mensagem de cobrança para a pessoa errada estará dando margem para uma ação de danos morais contra a sua empresa!

Os três tipos de SMS

Nem todas a mensagens de SMS têm o mesmo propósito ou o mesmo formato.

O primeiro tipo de SMS é utilizado especificamente para a realização do pagamento: o usuário recebe o código de barras da conta ou o número do boleto.

Nesses casos, o formato da mensagem dependerá das características do aparelho celular do cliente. É importante que a empresa saiba essa diferença e programe o envio da cobrança de acordo com o celular do cliente.

O outro tipo de SMS é o que comunica o cliente sobre a data de vencimento da parcela e o convida a passar na loja para efetuar o pagamento. Alguns sistemas de gestão de crediário fazem isso de forma automática, proporcionando maior facilidade nas cobranças.

O terceiro tipo de SMS é utilizado no caso de negativação, quando o cliente teve seu nome registrado como inadimplente nos órgãos de proteção ao crédito (SPC, Serasa, etc).

Mesmo que ele receba uma carta de notificação desses órgãos, enviar também um SMS garante que ele fique a par da situação imediatamente e evita problemas com correspondências não entregues.

Este texto foi útil para você? Sua loja já utiliza a cobrança por SMS? Conte-nos sua experiência deixando um comentário no blog!

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3 comentários em “Cobrança por SMS: conheça as vantagens

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