Cobrança por SMS: Conheça as vantagens

Imagine que sua empresa, ainda recente, começa a conquistar importantes parcelas do mercado, oferecendo grandes expectativas de crescimento nos próximos meses. Ao mesmo tempo que cresce, sua empresa começa a sofrer com a elevação da inadimplência, comprometendo o seu caixa e os investimentos que foram planejados caso a expectativa de crescimento se cumpra. Mas como fazer a cobrança sem que isso signifique altos custos e sem que isso gere mal-estar entre a empresa e o cliente?

Nesse, e em muitos outros casos, a cobrança por SMS pode ser uma estratégia rentável.

SMS: tecnologia aplicada à cobrança

O desenvolvimento da tecnologia nos últimos anos alterou de forma radical a forma de se fazer compras, sendo atualmente possível comprar de roupas a imóveis pelas redes sociais e aparelhos móveis. Seguindo essa mudança, as formas de pagar as compras também se alteraram. Agora, chegou a vez de utilizar a tecnologia e renovar as formas como são feitas as cobranças.

Entre as novas formas de cobrança, a que se destaca é o envio de SMS (Short Message Service). O recurso permite a proximidade com o cliente sem atrapalhá-lo e sem deixar uma má imagem de sua empresa.

As vantagens da cobrança via SMS

Uma mensagem de SMS enviada antes da data de vencimento de uma conta, aumenta a probabilidade de que o cliente evite a situação de inadimplência. Mas as vantagens dessa forma de cobrança vão além.

Agilidade na cobrança

O SMS é, na prática, uma mensagem instantânea, na qual a pessoa recebe a notificação de cobrança segundos após o envio por parte da empresa. É uma maneira, portanto, rápida e eficiente de se comunicar com o cliente, lembrá-lo de seus compromissos e ajudá-lo a evitar, quando possível, a inadimplência. Além disso, não se esqueça de que o SMS permite alcançar um grande número de pessoas ao mesmo tempo, e que provavelmente elas lerão a mensagem assim que a receberem, já  que atualmente todos têm um aparelho celular e permanecem próximos a ele ao longo do dia.

Forma de cobrança amigável

A mensagem de SMS cobrando o cliente é muito mais amigável e aceita pelo cliente do que uma ligação de cobrança, realizada por empresa terceirizada, que nem sempre é feita nos horário e dias adequados. Para o cliente, a mensagem de SMS é vista mais como um lembrete do que como uma cobrança.

Menor custo da cobrança

A mensagem de SMS é mais barata do que a cobrança impressa, a qual implica em custos operacionais de impressão, transporte e postagem, além de poder demorar vários dias até que chegue ao destino, a casa do cliente. Além disso, o SMS é mais barato do que uma ligação de cobrança, que exige a contratação de uma empresa para realizar a cobrança ou a criação de um setor de call center na própria empresa.

A importância do cadastro do cliente

Para que essas vantagens sejam reais, é importante que a empresa verifique se o número para o qual será enviado o SMS está atualizado. As facilidades da telefonia móvel fazem com que, muitas vezes, os clientes alterem sua linha com frequência; portanto, manter o cadastro do cliente atualizado é fundamental.

Três tipos de SMS

Nem todas a mensagens de SMS têm o mesmo propósito ou o mesmo formato. O primeiro tipo de SMS é utilizado especificamente para a realização do pagamento: o usuário recebe o código de barras da conta ou o número do boleto. Nesses casos, o formato da mensagem dependerá das características do aparelho celular do cliente. É importante que a empresa saiba essa diferença e programe o envio da cobrança de acordo com o celular do cliente.

O outro tipo de SMS é o que comunica o cliente sobre a data de sua parcela e o convida a passar na loja para efetuar o pagamento. Alguns sistemas fazem isso de forma automática, como o Meu crediário, proporcionando maior facilidade nas cobranças.

O terceiro tipo de SMS é utilizado nos casos em que o cliente teve seu nome registrado no SPC. Mesmo que ele receba uma carta de notificação, enviar uma mensagem garante que ele fique a par da situação imediatamente e evita problemas com correspondências não entregues.

Este texto foi útil para você e sua empresa? Deixe seu comentário!

MC_CTA_eBook_Cobranca