Os 6 erros que mais prejudicam o seu ponto de venda

Muitos lojistas não sabem, mas o baixo movimento e a redução das vendas podem ser causados por outros fatores além do período sazonal ou momento de crise financeira do país.

O problema pode estar no seu próprio ponto de venda.

Todo cliente que entrar e não se sentir à vontade e confortável pode não voltar mais e, pior, fazer um marketing negativo do seu negócio.

Para evitar que isso aconteça na sua loja, listamos abaixo os 6 erros que mais prejudicam o seu ponto de venda e talvez você nem saiba que está cometendo. Acompanhe!

Não se atentar para a temperatura do ambiente

A climatização da loja é um dos principais fatores que contribuem para o cliente se sentir confortável e gostar de estar na sua loja. Com um ambiente agradável (nem quente, nem frio demais) é possível prolongar a permanência dele, o que favorece o maior conhecimento sobre as novidades e ofertas imperdíveis.

Como muita gente não se atenta para isso, grandes oportunidades de vendas são perdidas e, quando o cliente passar em frente à loja se lembrará da experiência ruim que teve evitando entrar novamente. Então, atente-se para a temperatura, em todos os pontos da loja. O investimento em um aparelho de ar condicionado, por exemplo, pode ser compensado com o retorno financeiro.

Ter uma composição de cores ruins na loja

Provavelmente, você nunca imaginou que a combinação de cores poderia afetar os resultados do seu ponto de venda. Mas acredite, isso pode acontecer. Independentemente do que você vende, se as cores não forem adequadas ao produto ou serviço, de uma forma que desperte a emoção certa, poderá afastar o cliente em vez de atraí-lo.

Pode parecer mentira, mas as cores despertam sentimentos nas pessoas e, se combinadas de forma estratégica, geram desejo e impulso. Como exemplo, considere as redes de lojas fast food mais famosas: MacDonald’s e Giraffas. Ambas utilizam a combinação das cores vermelho e amarelo que juntas ativam a sensação de fome.

Não investir na iluminação interna

A iluminação da loja está diretamente relacionada com o conforto do cliente. Ambientes claros demais incomodam a visão e podem gerar dores quando ele se esforçar para enxergar algo mais distante. Por outro lado, ambientes muito escuros dificultam a visão dos produtos e serviços, mesmo perto dele.

Uma tendência muito utilizada, principalmente por lojas de roupas, e que vem gerando grandes resultados é a utilização de uma iluminação mais fraca, porém agradável aos olhos, no interior do ponto de venda e outra com maior foco (luz direcionada) nos produtos. Além de compor um ambiente moderno e confortável, poderá despertar maior interesse nos clientes.

Forçar demais o atendimento

A maioria das pessoas não gosta de ser seguido o tempo todo por um atendente dentro da loja. O cliente pode pensar que o vendedor está desconfiado dele e ficar irritado.

Para evitar essa situação constrangedora no seu ponto de venda, apenas cumprimente-o quando entrar na loja. Diga para ele ficar à vontade e que, se precisar de alguma coisa, basta solicitá-lo. Esteja sempre à disposição, mas mantenha a distância necessária para que ele possa refletir e conversar com quem o estiver acompanhando.

Não ter outras formas de pagamento

Sem alternativas como um crediário próprio, os clientes podem ter suas compras limitadas pelo limite do cartão de crédito ou pela falta de dinheiro naquele momento. Não perca mais vendas. Hoje é possível contar com ferramentas para otimizar o crediário, automatizando a análise de crédito e reduzindo o índice de inadimplência.

Não fazer um design de vitrines

A vitrine é o principal fator gerador de visitas para o seu ponto de venda. Sem investir no design, iluminação, cores e demonstração do produto certo, a loja pode não atrair o olhar de quem passa. E não é só isso. Ao se aproximar da vitrine, ele deve despertar o interesse em entrar, nem que seja para tirar uma dúvida sobre o produto.

Assim que o consumidor entrar na loja atraído pela vitrine, o sucesso da estratégia de vendas dependerá dos outros fatores descritos acima, todos trabalhando de forma conjunta.

Agora que você já sabe o que deve ou não fazer, comece hoje mesmo a corrigir os erros e planeje uma boa estratégia para impulsionar os resultados do seu ponto de venda!

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