Como funciona o crediário?

Você trabalha com varejo, começou agora seu negócio no comércio, e quer saber como funciona o crediário?

Pois você está no lugar certo!

Somos especialistas no assunto e estamos aqui para ajudar sua loja a vender no carnê com mais segurança e rentabilidade.

Antes de tudo, é bom deixar bem claro: crediário não é fiado!

Esqueça aquela velha caderneta onde o dono da loja anotava os débitos apenas dos seus clientes mais “confiáveis”, na maioria parentes e amigos. Essas práticas (e essas lojas) estão com os dias contados!

Você sabe como funciona o crediário hoje em dia? Com tecnologia de análise de crédito, informação de qualidade e decisões inteligentes.

E o melhor: tudo isso está acessível a pequenos e médios lojistas.

Os segmentos que mais têm se beneficiado com essa nova forma de fazer crediário são as lojas de confecção, calçados e ótica.

Mas estou me adiantando aqui.

Primeiro é preciso definir bem do que exatamente nós estamos falando.

O que é crediário?

Crediário é um financiamento aberto ao consumidor para o pagamento parcelado de compras no comércio. Geralmente é concedido após uma análise de crédito e seu pagamento se dá por meio de um carnê.

Trata-se de uma alternativa de consumo para milhares de pessoas que não têm como pagar à vista, com cartão de crédito ou cheque.

Para aqueles que entendem bem o seu funcionamento, o crediário pode se tornar a ferramenta ideal para vender mais, fidelizar clientes e aumentar a lucratividade do negócio.

Os três modelos de crediário

Quando se fala em crediário para pequenos e médios lojistas, a primeira grande questão é:

De onde virão os recursos para financiar as compras dos clientes?

Dependendo do modelo de financiamento, você terá mais ou menos flexibilidade para usar o crediário como ferramenta para alavancar o seu negócio.

Dessa forma, existem três modelos de crediário: financiado, garantido e próprio.

No crediário financiado, você usa o capital de uma financeira para reduzir o risco da operação. Em contrapartida, o cliente não precisa voltar a sua loja para pagar a prestação e toda rentabilidade com juros e multas vai para a financeira.

No crediário garantido, você tem uma empresa que assume o risco da inadimplência e garante o pagamento para a sua loja. Nesse caso, o uso do carnê facilita a fidelização do cliente, mas a lucratividade ainda fica com a administradora.

Ambos têm a vantagem do baixo risco. Em compensação, não oferecem aquilo que a sua loja precisa para realmente apostar no crescimento das vendas a prazo.

Como especialista no mercado de soluções de crédito para o varejo, vou defender sempre o crediário próprio como a melhor forma de aumentar vendas, atrair novos consumidores e aumentar a lucratividade.

Como funciona o crediário próprio?

O grande diferencial do crediário próprio é que você usa os recursos da própria loja para financiar as compras dos consumidores.

Com o crediário próprio você é 100% dono do seu cliente!

Ele retorna todos os meses à sua loja para pagar o carnê e, caso atrase uma prestação, os juros e multa virão para o seu caixa.

Nesse caso, um pequeno atraso no pagamento não vai fazer mal. Na verdade, é aí que está a chave da lucratividade do crediário.

Desde que você tenha o controle dos riscos envolvidos nessa operação, é possível controlar a inadimplência para reduzir ao mínimo o prejuízo com calotes.

A grande questão é: como vender apenas para quem pode pagar?

Como reduzir a inadimplência no crediário?

As altas taxas de inadimplência assustam muitos lojistas que pensam em vender no crediário próprio. Isso acaba fazendo com que eles escolham outros modelos de financiamento para vender a prazo sem usar cartão.

Agindo dessa forma, terceirizam as modalidades de pagamento e cobrança para não ter que arcar com possíveis prejuízos gerados pela falta de pagamento de algum cliente.

No entanto, pagam um valor muito alto por esse serviço e pelo risco transferido.

Talvez você não saiba, mas o crediário próprio pode ser administrado de forma perfeitamente segura para o seu caixa.

O segredo está na análise de crédito!

É impossível explicar como funciona o crediário sem mencionar a importância de analisar o risco de cada venda na hora de conceder o crédito.

Somente uma análise de crédito bem feita é capaz de avaliar a capacidade de pagamento do cliente e quais as chances dele se tornar inadimplente.

Usando uma tecnologia acessível para gestão de crediário, você consegue obter todas as informações necessárias para tomar decisões inteligentes na hora de conceder crédito ao consumidor.

O resultado?

Mais vendas, mais clientes e mais lucro para sua loja.

😍

There is 1 comment for this article