5 estratégias para driblar a crise com um sistema de crediário próprio

Períodos de crise podem ser bons momentos para a implementação de novas estratégias. O crediário, por exemplo, vem ajudando no crescimento do mercado desde a década de 50, após um péssimo período econômico oriundo da Segunda Guerra Mundial.

Essa forma facilitada de pagamento que levou os consumidores de volta às lojas no período pós-guerra, continua a ser uma boa opção aos consumidores atuais. Em momentos de turbulência econômica, o lojista pode – e deve – oferecer um sistema de pagamento que facilite a aquisição dos seus produtos de forma responsável e sem riscos, nem para ele nem para o cliente, e isso o crediário próprio pode fazer. Quer saber como? Veja 5 estratégias para driblar a crise com um sistema de crediário próprio.

1) Torne-se um expert em crediário próprio

Nada melhor para o seu negócio do que conhecer tudo sobre ele. A primeira dica é conhecer todas as vantagens que o crediário próprio oferece, tanto para o comprador, quanto para a empresa que está adotando essa forma de pagamento.

Uma das grandes vantagens que esse sistema oferece ao seu cliente é a possibilidade de comprar um produto que talvez nunca estivesse ao seu alcance se só houvesse a opção de pagamento à vista. Portanto, é possível que a sua loja esteja proporcionando uma oportunidade única ao consumidor. Informe-se sobre quem é o seu cliente e que outras necessidades ele tem; talvez a sua loja possa supri-las.

Para sua empresa, uma das maiores vantagens do sistema de crediário é receber o cliente na loja todas as vezes em que ele retornar para o pagamento das parcelas do carnê. Aproveite para expor novos produtos e aumentar as chances de uma nova venda.

Outra vantagem é que diferente do sistema de cartão de débito e crédito, quando é a administradora que detém as informações do cliente, com o crediário próprio é você que as detém e isso abre um campo incrível de oportunidades. Aproveite o conhecimento que você tem sobre os seus clientes e coloque em pratica promoções personalizadas.

Leia também: 5 vantagens do crediário como forma de parcelamento das compras

2) Aproxime-se do seu cliente

Se existe uma forma de tornar o cliente fiel à sua marca é aproximar-se dele. Com o crediário próprio, você cria uma aproximação que as outras formas de pagamento não possibilitam. O crediário permite adaptar a negociação para cada consumidor, oferecendo exatamente aquilo que ele precisa e com uma forma de pagamento facilitada. E como disse o executivo Celso Amâncio para o Diário do Comércio, você quer construir uma relação duradoura com o seu cliente, não de um dia só. Portanto, aproxime-se dele.

Em caso de inadimplência, use a vantagem de estar próximo ao consumidor e escute o que ele tem a dizer. Lembre-se de que você terá um cadastro de clientes sempre atualizado e completo, o que facilitará o contato e o convite para que ele vá até sua loja para uma negociação.

3) Invista em tecnologia para análise de crédito

Em momentos de crise é natural que as empresas cortem todos os investimentos. Porém, é essencial que alguns sejam mantidos para evitar que as contas entrem no vermelho. O investimento em tecnologia para análise de crédito enquadra-se nesse último caso.

Com um software para análise de crédito, você terá dados confiáveis sobre o histórico de compras do cliente e poderá gerar um limite de compras para cada consumidor. Não há dúvidas de que o uso dessas ferramentas diminui os riscos para o lojista e protege o consumidor de futuras dívidas.

Leia também: Como a tecnologia está melhorando a maneira de se fazer análise de crédito

4) Qualifique o atendimento

Você já ouviu falar que deve tratar o CPF como gente e não como um número? E isso é verdade. Não é apenas a forma de pagamento facilitado que vai atrair os consumidores. O atendimento também é um grande fator de influência. Independentemente da forma de pagamento, crediário ou não, o atendimento deve ser sempre o mesmo: feito com qualidade e excelência.

5) Confie nas suas estratégias

Sabemos que em um momento de crise é difícil se sentir confiante, porém, a confiança é um ponto que você deve trabalhar. Conheça muito bem as suas estratégias e confie nelas. Assim você poderá transformar a crise financeira em crescimento empresarial. Invista em métodos que sejam comprovadamente atrativos para o seu consumidor e que sejam bons negócios para você.

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