Como vender mais na sua loja

Como atrair mais clientes para a minha loja? O que fazer para a minha loja vender mais durante o ano todo?

A chave para o sucesso da sua loja está na resposta das perguntas: como vender mais e atrair mais clientes? É preciso usar muitas técnicas de vendas? Fazer promoções? Embora não seja possível dar uma resposta infalível para essas perguntas, existem alguns truques que ajudam a alcançar esse objetivo.

Fique por dentro no post e tire todas suas dúvidas!

Monte uma vitrine que atraia a atenção

A vitrine é o cartão de visitas da sua loja e, portanto, é importante se preocupar em ter uma vitrine atraente. Com um pouco de imaginação e originalidade é possível atingir o objetivo de fazer com que os clientes sintam-se atraídos e entrem na sua loja.

Cada item selecionado para a vitrine deve atender a três qualidades: ser visualmente atraente, ser atual e ter um bom preço. As peças devem ser adequadamente distribuídas, bem iluminados de dia e de noite e mostrar uma cuidadosa combinação de cores e texturas para deixar o cliente interessado.

Deixe os produtos sempre a mostra

Mais da metade das compras, não são planejadas antes do cliente chegar a sua loja. É a famosa compra por impulso. O cliente faz isso quando se sente atraído por um produto. E para motivar o comprador, é importante colocar os produtos de forma estratégica na loja. Uma das formas de fazer isso é organizando os produtos por categorias; por exemplo: cereais, leite e biscoitos devem ficar juntos, pois todos eles servem para o café da manhã.

Atraia os clientes através dos seus sentidos

Se você quiser chamar a atenção dos clientes para um determinado local ou para certos produtos, as cores são fortes aliadas. Inconscientemente, o cliente concentra a sua atenção nos objetos cuja cor transmita uma sensação agradável. Cada cor deve ser usada para uma intenção. Por exemplo, se você quiser destacar um produto novo, vermelho e amarelo podem ser eficazes. Rosa, combinado com azul-celeste, normalmente atrai os compradores do sexo feminino, e vermelho, amarelo e os tons de verde, conquistam os homens.

Cheiros desempenham um papel semelhante ao das cores. Eles ajudam a criar uma boa atmosfera e despertam a memória afetiva. Um perfume em uma loja de roupas, por exemplo, permite que o cliente se sinta confortável e aconchegante enquanto faz as suas compras.

O poder das ofertas para vender mais na sua loja

Mostrar ofertas especiais é uma maneira de motivar o cliente a fazer uma compra que não estava prevista. Um aspecto a ser considerado é que estas ofertas devem chamar a atenção do cliente. Os chamados “pontos quentes”, correspondem à entrada da loja, ao corredor central e ao espaço próximo ao caixa. Esses locais são ideais para a localização de grandes promoções e produtos de compra por impulso. Por exemplo, colocar revistas e acessórios ao lado dos caixas é uma boa ideia para que os clientes possam se distrair com esses itens enquanto esperam a sua vez (inevitavelmente, alguns clientes acabam comprando esses itens).

Algumas opções de promoção que você também pode implementar na sua loja são:

Reduzir os preços: reduzir os preços de uma vasta gama de produtos da sua loja para todos os clientes é especialmente eficaz quando acompanhado de uma campanha de publicidade, quer através de canais pagos ou não pagos.

Descontos para os principais produtos: quando você sabe que determinados produtos têm uma grande demanda, independentemente de ser um item de luxo como um iPad ou uma roupa para o dia a dia, é possível incluir descontos para atrair mais clientes. Esta técnica, conhecida como descontos para os principais produtos, permiteaumentar o tráfego de clientes para a sua loja e torná-la mais conhecida.

Preços por pacote: o agrupamento de produtos é uma excelente maneira de gerar maior valor de marca. As principais táticas são: “compre um produto e leve o segundo com um desconto” ou “3 produtos pelo preço de 1”. Como um bônus, isso serve como atrativo para que os clientes comprem alguns de seus itens a preços mais elevados, uma vez que estão em sua loja. Algumas lojas utilizam o crediário próprio como pacote de promoção, quando o cliente possui 10 carnês pagos, ele pode escolher um item da loja até X reais.

É importante também pensar na saúde financeira do seu cliente, vender mais e melhor, mas focando na sustentabilidade financeira do seu negócio e do seu cliente.

Essas dicas foram úteis para a sua loja? Deixe seu comentário!

 

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