Prepare a sua loja para vender mais no Dia das Mães

O Dia das Mães é a segunda data mais importante para o varejo brasileiro, perdendo apenas para o Natal em volume de vendas.

Por isso, sua loja deve estar pronta para um aumento considerável no movimento nas semanas que antecedem essa data.

Há poucas semanas, o site de comércio OLX fez uma pesquisa para identificar a percepção do consumidor para o Dia das Mães de 2019. Segundo o estudo, 44% dos entrevistados pretendem gastar mais com o presente das mães este ano.

E essa é uma excelente notícia! 😍

Mas será que a sua loja está preparada para atender bem esses consumidores?

O Dia das Mães não é mais como antigamente

Em primeiro lugar, você precisa entender que o Dia das Mães não é mais o “dia da casa”.

O que eu quero dizer com isso?

Que já passou o tempo em que o melhor presente para uma mãe era algum produto para ser utilizado nas tarefas domésticas.

O mundo mudou. E os desejos das mães (que também são mulheres, não vamos esquecer) vão muito além de uma nova máquina de lavar ou o último modelo de aspirador de pó.

Apesar dos eletrodomésticos e eletroportáteis ainda terem grande procura, o presente para as mães mais comprado em 2018 foi o smartphone.

Ou seja: um item de uso pessoal.

Uma pesquisa de consumo feita pela Google apontou que o desejo das mães brasileiras (e também a intenção de compra dos filhos) está cada vez mais voltado para esse tipo de produto.

Quando perguntadas sobre o que gostariam de ganhar nessa data, 33% das mães responderam que preferem roupas, sapatos e acessórios. O mesmo tipo de presente foi citado por 48% dos filhos.

Trata-se da categoria de produtos mais lembrada em ambos os públicos.

Perfumes e cosméticos também são bastante populares, com 30% das preferências dos filhos e 16% entre as mães.

Isso significa que a sua loja deve evitar reproduzir ideias antigas de maternidade e talvez repensar as campanhas com presentes “tradicionais” para o Dia das Mães.

Que tal tentar algo diferente este ano?

👩💝

Veja a seguir mais algumas ideias para preparar bem a sua loja para essa data tão importante:

Como vender mais no Dia das Mães: 6 dicas práticas

1. Capriche na decoração da vitrine

Para chamar a atenção do cliente nas semanas que antecedem o Dia das Mães você precisa de uma boa estratégia de comunicação visual, começando pela decoração da vitrine.

A primeira dica para acertar na estratégia é colocar-se no lugar do cliente que você espera atrair. Escolha algumas boas sugestões de presentes e exponha com destaque na vitrine.

Também vale usar adesivos temáticos, balões coloridos e cartazes promocionais em homenagem à data.

Se você trabalha com crediário, aproveite para fazer promoções que incentivem a compra no carnê. Ao exibir os preços, não esqueça de dar maior destaque para o valor da parcela do que para o preço à vista.

E depois que o Dia das Mães passar não esqueça de medir os resultados da sua vitrine.

Isso é fundamental para que você entenda o que funcionou e o que não funcionou na sua estratégia de comunicação visual e evite repetir os mesmos erros no próximo ano.

2. Crie um clima agradável dentro da loja

Para ter bons resultados com as vendas para o Dia das Mães também é importante investir em estratégias que ajudem a criar a melhor ambientação para a sua loja.

Afinal, quanto mais agradável for a experiência de compra para o consumidor, mais tempo ele vai querer passar dentro do seu estabelecimento.

Para obter melhores resultados nessa estratégia, recomendo utilizar os conceitos abordados neste artigo sobre marketing de experiência no varejo.

Outra boa ideia é trabalhar os diferentes sentidos do cliente: usar um aromatizador leve de ambientes, colocar uma boa trilha sonora e manter a temperatura da loja controlada são alguns exemplos de ações interessantes.

E mais: se você aproveitar a chegada do Dia das Mães para investir em melhorias no ambiente da loja, lembre-se este é um investimento que continuará dando frutos (atraindo clientes) ao longo do ano todo!

3. Prepare sua equipe de vendas

Para garantir que a loja esteja preparada para receber consumidores em busca de um presente especial para as suas mães, é essencial investir também no treinamento dos vendedores.

Garanta que a sua equipe esteja preparada para receber um número maior de clientes do que o normal. E também certifique-se de que eles conhecem bem o mix de produtos da loja e sejam capazes de dar boas sugestões de presentes.

É muito comum nessa época do ano aparecerem pessoas que desejam comprar “alguma coisa” para o Dia das Mães, mas que não têm uma ideia exata do que querem.

Nessas horas, ter vendedores bem treinados é fundamental para ganhar a confiança do cliente e evitar que boas vendas sejam perdidas.

4. Planeje-se para a véspera do Dia das Mães

Quem já tem uma certa experiência no varejo sabe que uma boa parte dos consumidores deixam para comprar os presentes na véspera do Dia das Mães.

Isso significa que são grandes as chances de você ter um sábado super movimentado na sua loja!

Por isso, deixe tudo bem planejado para não cometer erros no ponto de venda e certifique-se de que tudo funcionará perfeitamente nesse dia.

Não deixe produtos no meio do estabelecimento impedindo a circulação das pessoas, mantenha os itens em promoção bem visíveis e faça uma boa logística para garantir que não faltem produtos e todos os consumidores sejam bem atendidos.

5. Faça uma promoção especial

Uma estratégia interessante para vender mais no Dia das Mães é fazer uma promoção temática.

Primeiro escolha um prêmio. Pode ser um vale-presente de R$ 200, um jantar em um bom restaurante ou até mesmo uma viagem de fim de semana para mãe e filho, por exemplo.

Estipule um valor de compra mínimo para que o cliente tenha direito a participar da promoção. Digamos que seja R$ 100.

Há duas formas de fazer o sorteio:

Uma delas é dar chances iguais a todos os participantes, bastando comprar acima do valor estipulado.

A outra é ir aumentando as chances à medida em que o valor da compra aumenta. O cliente pode ter direito a um cupom da promoção a cada R$ 100, por exemplo. Quanto mais cupons ele tiver, maior a probabilidade de ser sorteado.  

Mas não esqueça, a propaganda é a alma do negócio: divulgue sua promoção na vitrine da loja, nas redes sociais e em outros canais que achar relevantes.

6. Fique atento ao abrir novos crediários

Com o agravamento da crise econômica, a procura pelo crediário tem aumentado cada vez mais entre pessoas buscam ampliar seu poder de compra no comércio.

Nesse contexto, é possível que muitos consumidores aproveitem o Dia das Mães para abrir um crediário na sua loja.

E isso é ótimo!

👍

Mas atenção:

O crediário só pode ser aberto caso esse novo cliente preencha alguns requisitos.

Para não se surpreender com um aumento na inadimplência, não esqueça de cadastrar esse consumidor e consultar os órgãos de proteção ao crédito antes de aprovar a venda.

Melhor ainda: faça uma análise de crédito completa antes de confirmar ou negar a abertura de crediário.

Como a sua loja está se preparando para esta importante data do comércio nacional? Aproveite nossas dicas e garanta mais vendas no Dia das Mães!

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Por isso, sua loja deve estar pronta para um aumento considerável no movimento nas semanas que antecedem essa data.

Há poucas semanas, o site de comércio OLX fez uma pesquisa para identificar a percepção do consumidor para o Dia das Mães de 2019. Segundo o estudo, 44% dos entrevistados pretendem gastar mais com o presente das mães este ano.

E essa é uma excelente notícia! 😍

Mas será que a sua loja está preparada para atender bem esses consumidores?

O Dia das Mães não é mais como antigamente

Em primeiro lugar, você precisa entender que o Dia das Mães não é mais o “dia da casa”.

O que eu quero dizer com isso?

Que já passou o tempo em que o melhor presente para uma mãe era algum produto para ser utilizado nas tarefas domésticas.

O mundo mudou. E os desejos das mães (que também são mulheres, não vamos esquecer) vão muito além de uma nova máquina de lavar ou o último modelo de aspirador de pó.

Apesar dos eletrodomésticos e eletroportáteis ainda terem grande procura, o presente para as mães mais comprado em 2018 foi o smartphone.

Ou seja: um item de uso pessoal.

Uma pesquisa de consumo feita pela Google apontou que o desejo das mães brasileiras (e também a intenção de compra dos filhos) está cada vez mais voltado para esse tipo de produto.

Quando perguntadas sobre o que gostariam de ganhar nessa data, 33% das mães responderam que preferem roupas, sapatos e acessórios. O mesmo tipo de presente foi citado por 48% dos filhos.

Trata-se da categoria de produtos mais lembrada em ambos os públicos.

Perfumes e cosméticos também são bastante populares, com 30% das preferências dos filhos e 16% entre as mães.

Isso significa que a sua loja deve evitar reproduzir ideias antigas de maternidade e talvez repensar as campanhas com presentes “tradicionais” para o Dia das Mães.

Que tal tentar algo diferente este ano?

👩💝

Veja a seguir mais algumas ideias para preparar bem a sua loja para essa data tão importante:

Como vender mais no Dia das Mães: 6 dicas práticas

1. Capriche na decoração da vitrine

Para chamar a atenção do cliente nas semanas que antecedem o Dia das Mães você precisa de uma boa estratégia de comunicação visual, começando pela decoração da vitrine.

A primeira dica para acertar na estratégia é colocar-se no lugar do cliente que você espera atrair. Escolha algumas boas sugestões de presentes e exponha com destaque na vitrine.

Também vale usar adesivos temáticos, balões coloridos e cartazes promocionais em homenagem à data.

Se você trabalha com crediário, aproveite para fazer promoções que incentivem a compra no carnê. Ao exibir os preços, não esqueça de dar maior destaque para o valor da parcela do que para o preço à vista.

E depois que o Dia das Mães passar não esqueça de medir os resultados da sua vitrine.

Isso é fundamental para que você entenda o que funcionou e o que não funcionou na sua estratégia de comunicação visual e evite repetir os mesmos erros no próximo ano.

2. Crie um clima agradável dentro da loja

Para ter bons resultados com as vendas para o Dia das Mães também é importante investir em estratégias que ajudem a criar a melhor ambientação para a sua loja.

Afinal, quanto mais agradável for a experiência de compra para o consumidor, mais tempo ele vai querer passar dentro do seu estabelecimento.

Para obter melhores resultados nessa estratégia, recomendo utilizar os conceitos abordados neste artigo sobre marketing de experiência no varejo.

Outra boa ideia é trabalhar os diferentes sentidos do cliente: usar um aromatizador leve de ambientes, colocar uma boa trilha sonora e manter a temperatura da loja controlada são alguns exemplos de ações interessantes.

E mais: se você aproveitar a chegada do Dia das Mães para investir em melhorias no ambiente da loja, lembre-se este é um investimento que continuará dando frutos (atraindo clientes) ao longo do ano todo!

3. Prepare sua equipe de vendas

Para garantir que a loja esteja preparada para receber consumidores em busca de um presente especial para as suas mães, é essencial investir também no treinamento dos vendedores.

Garanta que a sua equipe esteja preparada para receber um número maior de clientes do que o normal. E também certifique-se de que eles conhecem bem o mix de produtos da loja e sejam capazes de dar boas sugestões de presentes.

É muito comum nessa época do ano aparecerem pessoas que desejam comprar “alguma coisa” para o Dia das Mães, mas que não têm uma ideia exata do que querem.

Nessas horas, ter vendedores bem treinados é fundamental para ganhar a confiança do cliente e evitar que boas vendas sejam perdidas.

4. Planeje-se para a véspera do Dia das Mães

Quem já tem uma certa experiência no varejo sabe que uma boa parte dos consumidores deixam para comprar os presentes na véspera do Dia das Mães.

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Primeiro escolha um prêmio. Pode ser um vale-presente de R$ 200, um jantar em um bom restaurante ou até mesmo uma viagem de fim de semana para mãe e filho, por exemplo.

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Há duas formas de fazer o sorteio:

Uma delas é dar chances iguais a todos os participantes, bastando comprar acima do valor estipulado.

A outra é ir aumentando as chances à medida em que o valor da compra aumenta. O cliente pode ter direito a um cupom da promoção a cada R$ 100, por exemplo. Quanto mais cupons ele tiver, maior a probabilidade de ser sorteado.  

Mas não esqueça, a propaganda é a alma do negócio: divulgue sua promoção na vitrine da loja, nas redes sociais e em outros canais que achar relevantes.

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Com o agravamento da crise econômica, a procura pelo crediário tem aumentado cada vez mais entre pessoas buscam ampliar seu poder de compra no comércio.

Nesse contexto, é possível que muitos consumidores aproveitem o Dia das Mães para abrir um crediário na sua loja.

E isso é ótimo!

👍

Mas atenção:

O crediário só pode ser aberto caso esse novo cliente preencha alguns requisitos.

Para não se surpreender com um aumento na inadimplência, não esqueça de cadastrar esse consumidor e consultar os órgãos de proteção ao crédito antes de aprovar a venda.

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