Estratégias para fidelizar clientes: 8 dicas matadoras!

Fidelizar clientes é algo essencial para o crescimento de um negócio. Afinal, consumidores fidelizados tendem a comprar mais produtos da marca e promovem os seus produtos para amigos e familiares, ou seja, também ajudam a atrair a atenção de novos clientes para a sua empresa.

Mas como conquistar os consumidores que compram os seus produtos? Como mantê-los fieis à empresa e torná-los promotores da marca? Contamos oito estratégias eficientes para isso neste post, confira:

8 dicas matadoras para fidelizar os seus clientes

1. Coloque o cliente sempre em primeiro lugar  e deixe que ele saiba disso!

Se a intenção é fidelizar o consumidor, é preciso que ele seja o fator principal a ser considerado na hora de tomar qualquer decisão na empresa. Pode parecer óbvio, mas muitos administradores erram neste ponto. É importante sempre responder à pergunta: De que forma isso vai afetar o meu cliente? 

Além disso, é essencial mostrar ao consumidor que, para a marca, ele é prioridade. Isso deve ser feito por meio de ações de marketing e de um atendimento de excelência.

2. Aprenda a contornar falhas

A maneira como a empresa lida com erros é mais um ponto que pode contribuir para a fidelização do cliente. Quanto melhor é a solução apresentada, maior é a satisfação do consumidor e maiores são as chances de ele se sentir fidelizado à marca. Para isso, é preciso, em primeiro lugar, garantir uma resposta rápida.

Além disso, para conquistar o cliente, é essencial ser criativo. Se a sua empresa errou, por que não, além de solucionar o problema, oferecer um presente para amenizar a situação? Um desconto na loja, por exemplo, pode garantir que o consumidor tenha uma impressão positiva da empresa.

3. Mostre que o relacionamento entre a sua marca e o cliente vai além do comercial

Um cliente só é fidelizado quando ele sente que é valorizado pela empresa. Isso só acontece quando a marca investe em estratégias de marketing que vão além da divulgação de promoções e de produtos. Um e-mail felicitando o consumidor em seu aniversário ou pedindo um feedback sobre o atendimento recebido depois que a venda foi concluída são exemplos de ações importantes. Elas mostram ao consumidor que a marca não está apenas interessada em vender, mas também em estabelecer um relacionamento com os seus clientes.

4. Seja criativo

Para conquistar o consumidor, é preciso se destacar da concorrência. Para isso, é fundamental investir em estratégias criativas. Criar promoções diferenciadas, por exemplo, e apostar em ideias que surpreendam o seu cliente. Por exemplo: que tal enfeitar a loja e oferecer bebidas para os consumidores que vão à loja no dia do aniversário da marca?

É importante destacar que as ações sempre devem considerar o público-alvo da empresa.

5. Saiba interagir

Como você interage com os seus consumidores? Quanto maior é o diálogo entre marca e consumidor, mais fidelizados eles são. As redes sociais facilitaram esta tarefa: use mídias como o Facebook e o Twitter para compartilhar novidades com os seus seguidores e para falar diretamente com os seus clientes. Duas dicas essenciais: responda a todas as interações dos seus consumidores (cliente ignorado dificilmente é fidelizado) e não deixe que pessoas despreparadas respondam em nome da empresa.

6. Ofereça um atendimento personalizado

O grande segredo da fidelização é a personalização do atendimento. Para conquistar um cliente, a marca precisa mostrar que entende as suas necessidades específicas e que está pronta para atendê-las. Conhecer o perfil dos seus consumidores e monitorar os seus hábitos de consumo são duas ações que garantem isso.

7. Saiba em que consumidores direcionar o foco

Se as suas estratégias de fidelização abrangem um público muito grande, é pouco provável que elas atinjam bons resultados. Por outro lado, quanto mais específico é o público-alvo, mais eficientes são as ações. É preciso saber dados como: quem são os clientes da empresa, em que canais eles buscam informações, quais são as suas preferências, que idade eles têm e qual é o valor da sua renda. Quanto mais você sabe sobre a audiência que deseja atingir, melhores e mais focadas são as ações de fidelização.

8. Use o crediário como meio de fidelização

O crediário também é uma boa forma de garantir a fidelização do cliente – que, ao optar por esta forma de pagamento, estabelece um vínculo com a loja. Quando o consumidor precisa comprar algo novo e o produto é vendido em uma loja em que ele tem crediário é bastante provável que ele a escolha para fazer a compra. Por isso, oferecer crediário como meio de pagamento contribui para o aumento da taxa de recompra.

O crediário também pode fornecer dados importantes para que as suas estratégias de fidelização sejam aprimoradas. Uma forma de fazer isso é monitorando o comportamento de compra dos seus consumidores. Assim, se alguém não faz compras há algum tempo no estabelecimento, você pode utilizar estratégias para atraí-lo novamente, como o envio de e-mails personalizados. Crie conteúdos atrativos: mostre ofertas que possam ser do interesse do consumidor e que estejam em promoção, por exemplo.

Você já investe em estratégias de fidelização? Deixe uma opinião sobre o assunto nos comentários. 

Jeison I. Schneider

Jeison I. Schneider

CEO do Meu Crediário
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