SPC, SCPC e Serasa: qual a diferença?

Você sabe a diferença entre SPC, SCPC e Serasa? Muitos lojistas acreditam que todas as siglas se referem a uma coisa só, mas na verdade são três instituições diferentes. Todas elas estão ligadas às atividades de monitoramento de crédito e têm os dados de negativados do país, mas funcionam de maneira independente.

A confusão é justificável. Até alguns anos atrás, todas as FCDLs e CDLs brasileiras se concentravam no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito). No entanto, os bancos de dados foram separados, dando origem ao SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) – ou seja, você pode estar negativado em uma das empresas e estar limpo em outra.

Junto com o SCPC e o SPC, a Serasa Experian também registra informações pessoais (nome, CPF, endereço e outros dados) daqueles que têm dívidas atrasadas e cheques protestados ou roubados, por exemplo. As três têm algumas diferenças, mas na prática funcionam com o mesmo objetivo – dar às lojas e aos bancos as informações necessárias para garantir maior segurança em transações como vendas a prazo, financiamentos ou empréstimos.

Como funciona?

Se o seu cliente deixou de pagar uma dívida, você pode mandar essa informação para a Serasa ou para o SPC Brasil. A partir de então, a informação sobre a inadimplência aparecerá para qualquer outra empresa que contrate os serviços dessas instituições e consulte o nome desse cliente. Se a dívida não for quitada, a pessoa fica com o “nome sujo” por até cinco anos, contando da data da compra – depois disso as empresas são obrigadas a tirar a informação do cadastro.

Qual a principal diferença entre SPC e Serasa?

Veja abaixo a principal diferença entre SPC e Serasa:

As principais diferenças entre SPC e Serasa é que a primeira recebe a maior parte das informações sobre consumidores que devem no comércio e a segunda tem mais acesso para consultas sobre dívidas em instituições bancárias. Ainda assim, a informação de quem está negativado em uma delas costuma ir também para o banco de dados da outra empresa.

Preparamos a seguir um breve histórico sobre cada uma das três empresas:

  • Serasa – foi criada em 1968 em uma parceria entre a Federação Brasileira das Associações de Bancos (FEBRABAN) e a Associação de Bancos do Estado de São Paulo (ASSOBESP) e atualmente pertence à empresa irlandesa Experian. Quando alguém deixa de pagar uma dívida, a empresa é avisada e a pessoa recebe uma carta informando-a sobre a negativação, tendo então um prazo de 10 dias para resolver a situação. Qualquer pessoa pode consultar o seu CPF de graça nas agências da Serasa Experian.
  • SPC – O SPC Brasil é encontrado principalmente na CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas – da cidade, e, assim como a Serasa, vende aos lojistas a relação de pessoas físicas e jurídicas que estão negativadas.
  • SCPC – o Serviço Central de Proteção ao Crédito é administrado pela Boa Vista Serviços.

Como saber qual base de dados consultar?

Como dissemos, é possível que algumas informações constem na base de dados de uma empresa e não constem na de outra, mas são poucos casos em que isso acontece, já que as três promovem um grande intercâmbio de informações. Também pode acontecer das datas de inscrição da dívida serem diferentes na Serasa e no SPC ouSCPC, mas isso pode (e deve) ser corrigido, já que um mesmo débito não pode ter sido contraído em datas diferentes. A data de inscrição deve sempre corresponder à data de vencimento do pagamento.

Normalmente uma cidade ou região possuiu uma dessas empresas como principal banco de dados é importante você conversar com outros lojistas, CDL local e Associação Comercial qual o melhor órgão de proteção ao crédito que você deve utilizar. Dependendo o valor da venda é recomendado consultar todos.

O sistema Meu Crediário consulta de maneira inteligente órgãos de proteção ao crédito. É uma ótima saída se você tiver dúvidas sobre como descobrir se seu cliente está negativado.

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