Como nosso sistema de análise de crédito revolucionou o crediário da Lojas Modazine

Se você tem dúvidas de que um bom sistema de análise de crédito pode levar seu negócio a um patamar mais elevado, vale a pena conhecer o exemplo desta rede de moda e calçados com sede em Caxias do Sul (RS) .

A história da Modazine começou com a tradicional Lojas América, uma das mais populares redes varejistas da região, fundada há quase 20 anos.

Em 2014, a administração da empresa foi dividida entre dois sócios e cada um ficou responsável por uma parte das unidades da rede.

Era como se fossem “duas lojas em uma”: a gestão era separada, mas ambas continuavam atuando sob a mesma marca.

Este modelo durou até o início de 2018, quando o André Ryszewski (um dos sócios) decidiu investir em uma identidade própria e lançou uma nova marca no varejo gaúcho: a Lojas Modazine, que já nasceu com unidades em sete cidades do estado.

Dê uma olhada no vídeo a seguir para entender melhor o perfil da Modazine:

Viu só? É uma rede varejista como a sua e muitas outras espalhadas pelo Brasil, sempre em busca de oportunidades para crescer e atender melhor o seu público.

Acontece que, depois de reformular a marca e a identidade visual de todos os pontos de venda, o André se deparou com uma questão estratégica:

O que seria melhor para o negócio naquele momento?

Investir em expansão e aumentar a quantidade de lojas ou focar energia e recursos para fortalecer a operação de crediário próprio?

Depois de pensar muito e pesquisar o mercado, ele decidiu que já era hora de ter um novo sistema de análise de crédito e um crediário realmente rentável na Modazine.

Foi então que ele entrou em contato com a gente.

Quer saber como foi?

O crescimento do crediário próprio Modazine

Até a mudança de posicionamento da rede, o André tinha um crediário “tímido” por conta de um cartão private label que era administrado em parceria com uma financeira.

A partir da criação da Modazine, o grande desafio passou a ser reestruturar uma política de crédito já existente e manter a afinidade entre crediário, vendas e clientes.

Por isso, a ideia era impactar o mínimo possível os clientes na hora da compra durante o processo de migração para a nossa plataforma. Conseguimos fazer isso com sucesso, pois a análise de crédito do Meu Crediário pode ser facilmente integrada ao sistema ERP da loja.

Com o apoio da nossa equipe de suporte, a gestora de crédito e cobrança da Modazine começou a desenvolver a nova política de crédito da rede para a implantação do sistema nas primeiras lojas.

Veja o que disse o André sobre esse processo:

“Depois de validada e integrada a solução em duas lojas piloto, decidimos dar um caráter mais profissional na gestão de crediário e migramos todas as lojas para o mesmo modelo. A plataforma Meu Crediário nos deu toda a segurança necessária para expandir a operação do crediário próprio”.

Redefinindo as políticas de crédito

Da mesma maneira que fizemos no caso de outra loja que contei aqui no blog, organizamos uma reunião de alinhamento para definir regras mais personalizadas de acordo com a realidade das Lojas Modazine.

Poucos meses depois que o Meu Crediário passou a ser usado em toda a rede, já descobrimos um novo perfil de risco identificando clientes com mais de 60% de chance de inadimplência.

Com a nossa ferramenta, a Lojas Modazine chegou finalmente ao ponto que o André sempre imaginou:

Descobrir quais são os clientes que mais trazem resultado para o crediário e vender apenas para eles!

Investir em análise é dormir tranquilo

Quando começamos a trabalhar com a Lojas Modazine, ficou claro para mim que o André buscava resolver o problema da inadimplência dando uma importância excessiva para a cobrança.

Demonstrando a nossa ferramenta de análise de crédito, conseguimos provar para ele que focar nessa fase é o que realmente interessa neste primeiro momento. Somente reduzindo o risco na hora da compra é que conseguimos obter resultados significativos ao longo do tempo.

sistema de análise de crédito

Recentemente estive visitando a matriz da rede, em Caxias, e ouvi do André que o novo desafio da Modazine agora é fazer mais caixa para poder ampliar as possibilidades de financiamento dos clientes.

Com o risco de crédito sob controle, a inadimplência já não tira mais o sono do lojista!

Para terminar este relato, gostaria de agradecer de forma muito especial ao André, que se colocou à disposição para compartilhar sua experiência com a gente.

Tenho um carinho muito especial pela Modazine, pois foi uma das primeiras redes do Brasil a acreditar no nosso trabalho e hoje serve como referência para outros varejistas que queiram trabalhar com a Meu Crediário.

Se você se identificou com a história do André e da Modazine, entre em contato com a gente!

Ficaremos muito felizes em ajudar sua loja a atingir a excelência no crediário próprio.

Um abraço e boas vendas!

MC_eBook_apresentacao_CTA

Authored by: Jeison I. Schneider

CEO do Meu Crediário