Score de Crédito para Móveis: Entenda Como Funciona!

Já parou para pensar que a venda de móveis deve ser pensada de uma forma totalmente diferente do que a de outros produtos? Este artigo é direcionado aos profissionais que trabalham com o mercado de móveis e gostaria de saber como calcular da melhor forma o score de crédito para os seus clientes. 

Vou ser direto: Eu diria que 99,9% dos lojistas de móveis e eletrodomésticos não sabem que o score de móveis deve ser diferente de um score de outros segmentos. E é exatamente por isso que é importante entender qual é a melhor forma de negociar esse score para garantirmos a sua segurança financeira e também as melhores possibilidades de venda.

Se você é dono ou gestor de uma ou mais lojas de móveis, não pode deixar de entender as vantagens de saber esse cálculo e também aproveitar as oportunidades de usar o crediário no melhor momento. 

Quer entender mais sobre esse tema? Me acompanhe por aqui e confira esse artigo completo que fiz para te ajudar!

O que é um Score de Crédito?

O score de crédito foi um modelo que desenvolvemos para o Meu Crediário para classificar o risco do cliente ter uma relação direta com o limite de crédito. Por aqui, nós trabalhamos com cinco perfis de risco: A, B, C, D e E. 

O cliente A é aquela pessoa que tem uma boa relação e terá um limite de crédito maior, já o cliente com o perfil E é o que tem o menor limite de todos. Ou seja, a quantidade do limite comprometido em cada venda vai crescendo à medida que o perfil de risco do cliente vai aumentando.

Clique aqui para entender ainda mais sobre o que é um score de crédito. 


Score de Crédito para Móveis: O que muda?

Quando nos referimos ao departamento de calçados e confecções, por exemplo, estamos falando de um ticket médio de vendas de valor mais baixo, que poderia variar entre R$ 150 e R$ 200. Porém, quando estamos trabalhando com o segmento de móveis, esse cenário pode mudar bastante. 

O ticket do mercado de móveis é bem maior e pode partir de R$ 600 e ir até R$ 1200. Ou seja, notamos uma variação bem grande nesse caso, não é mesmo? Mas o que é importante entender sobre isso? 

Um simples motivo, mas fundamental: o modelo de concessão de crédito pode mudar completamente de figura.

Vamos lá: quem tem uma ou mais lojas de móveis geralmente tem o seu crediário próprio, mas algumas vezes busca o apoio de financeiras para garantir a segurança nessa operação. Essas financeiras oferecem a antecipação ou o financiamento da venda no crediário para a loja. 

Isso se torna necessário quando a loja sabe que o seu capital aguenta uma operação de crediário até um valor “X” e se em determinado mês essas vendas extrapolam, é necessário um apoio. Nesses casos, as vendas são encaminhadas para as financeiras. 

Entendendo esse primeiro ponto, partimos para o segundo: é necessário olhar e compreender o financiamento como um todo e por qual motivo o seu cliente pode precisar de uma quantidade maior de parcelas. Para fazer essa escolha ou não, você pode verificar a relação desse cliente com o limite de crédito. 

É aí que entra o score de crédito para classificar a possibilidade de aumentar as parcelas para esse cliente e se essa é uma transação que vale a pena.

Se o cliente é classificado como A, sabemos que ele é um bom pagador. Com isso, abrir uma oportunidade melhor pode trazer um cliente fiel para perto e garantir uma assertividade muito maior. 

O que eu quero dizer com isso? Você para de ver o cliente somente como uma questão de caixa e percebe que pode ser muito mais útil trazer para o seu próprio crédito esse cliente que é rentável. 

Você começa a parar de olhar a questão somente com visão de caixa e passa a perceber a importância de ter visão dos resultados para a sua operação de crédito. Você traz a maior rentabilidade para você e passa para as financeiras aqueles com um score mais baixo, como D e E.

Assim, quando você chega no seu limite de aprovação, você garante a maior rentabilidade possível na operação de crédito próprio. Tudo isso de uma maneira fácil, segura e, principalmente, sem dependência de pessoas que podem gerar algum risco. 

Precisa de mais motivos para optar pelo modelo de score de crédito? Confira esse artigo que te mostra ainda mais benefícios para o seu negócio trabalhando dessa forma. 

Trabalhe com Score de Crédito:

Agora que você já conhece as vantagens de trabalhar com o score de crédito de forma mais rentável para o seu negócio, te convidamos para entrar em contato conosco para desenvolvermos uma solução sob medida para o seu negócio!

Um abraço e até a próxima!

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