Relatório de inadimplência: Facilidade nas tomadas de decisões

Relatórios, planilhas de acompanhamento, de modo geral são burocráticos e às vezes até difícil de entender. O que também sabemos é que estes documentos são fundamentais para a empresa e que uma mera informação pode mudar todo cenário do negócio.

O relatório de inadimplência, em especial, possui informações que permite ao gestor fazer análise da situação real da sua situação financeira.

Para quem já trabalha com crediário próprio, sabe que a inadimplência tem peso significativo no resultado da empresa e podemos dizer que pode ser inclusive a chave para o sucesso de muitos negócios.

Este relatório serve para auxiliar o empreendedor, fornecendo um panorama de informações concretas que vão contribuir para a tomada de decisão.

O objetivo deste relatório é:

• Analisar a situação atual da inadimplência da loja;

• Projetar como será a inadimplência futura (olhar inadimplência de 30 dias e projetar a de 180 dias);

• Comparar a inadimplência da sua loja com a de outros lojistas;

• Fornecer uma conclusão sobre o estado atual da loja.

Quando bem elaborado oferece vantagens para aumentar as vendas no crediário ou restringir mais o crédito. Vamos ao exemplo:

Imagine que você está fazendo inúmeras vendas no crediário para vários perfis de risco A – B – C – D – E e F.

No relatório você identifica que suas vendas para os clientes perfil D até F está com um índice de inadimplência muito alto, conforme exemplo abaixo:

sem-titulo

Informações de reais

Além disso podemos verificar que a inadimplência de 30 dias, comparada com outras lojas, está um pouco acima da média e na de 60 dias estável:

sem-titulo1

Isso significa que nos primeiros 30 dias a loja tem uma dificuldade maior de recebimento que é normalizada no segundo mês. Caso a loja queira fazer alguma promoção ou incentivo de vendas para o crediário próprio é importante fazer as vendas para clientes com perfil A – B e C, e assim, não comprometer o fluxo de caixa da empresa no curto prazo.

MC_CTA_eBook18_AtendimentoPDV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *