O que fez esta rede calçadista de Alagoas voltar a investir no crediário?

Acabo de chegar de uma viagem muito proveitosa que fiz a Maceió, capital de Alagoas. Eu estive por lá especialmente para visitar uma tradicional rede de calçados que decidiu voltar a investir no crediário próprio depois de muitos anos.

Se você acompanha o conteúdo do Meu Crediário na internet, sabe que boa parte das histórias de sucesso que contamos aqui são de lojas das regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Mas recentemente decidimos atuar no Nordeste e no Centro-Oeste, onde nossa base de usuários se expande a cada dia.

É por isso mesmo que estou tão empolgado para contar a você a história da Lojas Aby’s, com sede na capital alagoana e mais 13 lojas distribuídas pelo estado.

A matriz da rede, em Maceió, foi a primeira loja a implantar o Meu Crediário

Eles atuam há 35 anos no comércio de calçados e artigos esportivos justamente uma das áreas de expertise da Meu Crediário e hoje são uma das mais conhecidas redes varejistas locais.

O fluxo de clientes na loja é impressionante.

Em todo tempo que estive por lá, o movimento não parou um segundo sequer. Até fiz um vídeo rápido para que você possa ter noção do que estou falando:

😍

Lindo de se ver, não é?

E acredite, nesse dia o pessoal comentou comigo que o fluxo da loja estava baixo. rsrsrs

Muito bem. Mas o que levou uma rede tão tradicional a querer retomar as vendas no crediário próprio?

Ou melhor:

O que levou a empresa a abandonar o crediário em primeiro lugar?

A retomada do crediário próprio

Desde o início da história da Lojas Aby’s, o principal propulsor para o crescimento da rede sempre foi o crediário próprio. Mas, com o passar do tempo, esta operação foi perdendo lucratividade e a empresa deixou de investir no crediário para priorizar outras modalidades de pagamento.

Segundo seus gestores, a mudança na estratégia foi necessária principalmente durante a crise que o país atravessou entre 2013 e 2014, quando o volume de vendas no crediário próprio caiu consideravelmente e a inadimplência aumentou.

Contudo, de lá para cá a situação se alterou mais uma vez e hoje o crediário voltou a ter importância estratégica para a rede alagoana.

Mas o que o Carlos, gerente-geral da rede, e o Eriko, gerente de crédito e cobrança, tinham em mente não era uma volta ao passado. Muito pelo contrário.   

Um novo modo de vender

O que eles buscavam era um novo modo de vender no crediário, que unisse as vantagens do bom e velho “carnezinho” com as facilidades da tecnologia para fazer análise de crédito e cobrança.

Em meados de 2018 eles entraram em contato com a Meu Crediário, conheceram nossa plataforma, e em agosto estávamos implantando o sistema na primeira loja.  

Sob o comando do Eriko, nosso time de suporte acompanhou todo o processo de implantação na matriz da rede, em Maceió. Em seguida, começamos a colher os dados e analisar o desempenho das vendas no crediário.

Nos primeiros 60 dias descobrimos que a análise de crédito da Aby’s precisava ser reformulada urgentemente!

Mesmo a carteira de clientes tradicionais estava apresentando altos índices de inadimplência. E o pior: com tendência de alta!

Operação salva-crediário

Com menos de dois meses de implantação do Meu Crediário, os dados obtidos pelo sistema permitiram que os gerentes da rede descobrissem que a atual carteira do crediário não era saudável.

Era preciso buscar clientes com perfil de baixo risco!

Quando consolidamos os números que mostravam aquela situação, marcamos uma reunião com a diretoria da rede em Maceió. Apresentamos os dados que coletamos em 60 dias de operação na loja, além de estatísticas de mercado que a Meu Crediário possuiu.

A solução imediata para o problema veio com a automação da análise de crédito. A Aby’s  foi a primeira rede de lojas a iniciar com DCI 2.0 e com o piloto de vendas mobile.

Resultado final da reunião:

Aprovamos a implantação do Meu Crediário em todas as 14 lojas da rede!

👍

Integrar ou não integrar ao ERP: eis a questão?

Ao contrário do que muita gente pensa, de início não é preciso integrar o Meu Crediário com o sistema de ERP da loja para ter bons resultados trabalhando com nossa ferramenta de análise de crédito.  

Mesmo com todo o movimento que tem, as lojas a Aby’s está implantando o nosso sistema em todas as suas lojas sem integração.

Nós provamos para a gerência que não existe gargalo em trabalhar com dois sistemas.

Mais do que isso: provamos que é possível aumentar a produtividade do caixa na abertura de novos cadastros usando o Meu Crediário!

Contudo, mesmo não sendo 100% necessária, a integração entre os sistemas pode facilitar o trabalho no dia a dia.

É por isso que um dos pontos considerados pela rede para escolher seu novo sistema de ERP (que será implementado em 2019) foi a possibilidade de integração com o Meu Crediário.

Conversamos muito sobre isso e os ajudamos a fazer a melhor escolha. Fiquei muito feliz com o resultado desses contatos, pois acabamos nos tornando uma espécie de parceiro estratégico de tecnologia da Aby’s.

Fomos recebidos com muito carinho pelo Marcos (esq.) e pelo Marcone (dir.), diretores da rede

Preparados para crescer

Quando estive em Alagoas, visitei todas as lojas da Aby’s e pudemos alinhar de forma muito transparente como deve funcionar a expansão das vendas no crediário a partir de agora.

Sem dúvida, eles têm diante de si uma excelente oportunidade de crescimento exponencial no crediário próprio.

E isso ficou tão evidente nos dados que levantamos que decidimos divulgar o crediário aos poucos para poder analisar melhor o comportamento das primeiras vendas.

Discutindo as possibilidades do crediário da Aby’s, chegamos à seguinte conclusão:

Entendemos que os primeiros seis meses devem ser de alinhamento e estudo de cada praça, mesmo que isso implique em um crescimento mais lento.

O importante nessa hora é manter a qualidade na carteira de clientes!

Se continuar nesse caminho e seguir o planejamento, estou certo de que a Aby’s repetirá a história de sucesso da rede Calci, do Rio Grande do Sul, que reformulou todo seu crediário do zero com a ajuda da nossa plataforma.

Quanto ao futuro da rede alagoana, posso apenas adiantar que em 2019 já teremos consolidado o perfil ideal de cliente para o crediário da Lojas Aby’s.

A ideia é descobrir que tipo de consumidor traz mais lucratividade para a loja e passar a incentivá-lo para que compre com mais frequência no carnê.

Quando o Meu Crediário estiver funcionando em todas as lojas da rede, seus crediaristas terão condições de tomar as melhores decisões, seguindo projeções de volume de vendas e de inadimplência estipuladas em um planejamento estratégico.

Uma parceria que deu certo!

Foi assim, com base em números e experiência de mercado, que conquistamos a confiança da Aby’s.

Não foi com “papo de vendedor”.

Afinal, nosso maior diferencial é a relação de transparência e segurança que conseguimos construir com todos os nossos parceiros lojistas.

No caso específico da Aby’s, cabe aqui algumas últimas palavras antes de terminar.

É incrível a hospitalidade com que nos receberam em Maceió, não somente por parte dos gestores da rede, mas também de todo o povo alagoano. Obrigado a todos!

Deixo também meus sinceros agradecimentos a toda equipe Aby’s, em especial aos diretores Marcos e Marcone, além do Eriko e do Carlos que nos acompanharam durante todo esse processo.

Um abraço especial para o Carlos (de camisa branca), gerente-geral da rede, e para o Eriko (esq.), gerente de crédito e cobrança.

Fique ligado no nosso blog que em breve teremos mais novidades sobre a Lojas Aby’s e outras redes que estão começando a descobrir as vantagens de usar o Meu Crediário!

E a sua loja? Também quer fazer parte desse time?

Então não perca tempo e solicite agora mesmo uma demonstração grátis do nosso sistema.

Um abraço e boas vendas!