Promoção pós-Natal: veja como usar o crediário para manter as vendas em alta

Se você atua no comércio, sabe muito bem que o período das vendas de Natal é o que mais gera lucro e movimento durante o ano.

Nessa época, com as lojas cheias e o décimo-terceiro no bolso do consumidor, fica até fácil bater metas de vendas. 

E depois que o Natal passar?

Você já pensou no que fazer para manter suas vendas em alta

Que tal utilizar as informações geradas pelo crediário da loja para organizar uma grande promoção pós-Natal?

Com este artigo, quero mostrar a você como fazer uma liquidação de queima de estoque muito mais eficiente após o Natal .

Usando o crediário, você pode fazer ofertas direcionadas para atrair e reter bons clientes nesse período.

E, logo de cara, vou te dar a dica mais importante:

Saiba quando e para quem dar descontos

Você não precisa necessariamente passar o ano novo para começar as promoções de queima de estoque na sua loja.

Aproveite o dia 25 para “virar a chave” da loja e comece imediatamente a trabalhar na sua promoção de pós-Natal.

Mas, seja qual for a data escolhida, capriche nas ofertas para atrair os consumidores que estão em busca de descontos nessa época do ano. 

Mas atenção:

Eles podem ter perfis diferentes!  

E você deve adaptar sua abordagem de acordo com esse perfil.

A promoção certa para o cliente certo

Em primeiro lugar, há aquele consumidor que já deseja o produto, mas por algum motivo não conseguiu comprá-lo antes do Natal.

Se a sua loja oferecer um preço menor por aquele item que ele já vinha “namorando” há algum tempo, são grandes as chances dele decidir pela compra.

Mas, para convencê-lo de vez, não limite a promoção apenas para as vendas à vista. 

Ofereça o mesmo desconto no crediário e ele sairá da sua loja certo de que aproveitou uma oportunidade única!  

Existe também aquele cliente que fez as compras de Natal na sua loja, parcelou tudo no crediário, só que optou por pagar os boletos no banco ou em uma casa lotérica.

Para trazê-lo de volta à loja nos próximos meses, ofereça algum benefício sempre que ele vier até o ponto de venda pagar o carnê. 

Lembre-se que, ao trazer o cliente para a loja, você gera novas oportunidades de venda.

Quer um exemplo? 

Experimente conceder 10% de desconto na segunda compra com pagamento no carnê. 

É uma prática muito comum e que agrada bastante os clientes!

Recomendo usar essas estratégias de forma permanente na sua loja. 

Caso você não queira fazer isso, ofereça o desconto nos primeiros meses do ano ou apenas para quem comprou no crediário em dezembro, por exemplo.  

Divulgue bem sua promoção pós-Natal

Você não precisa esperar o cliente entrar na loja para que ele saiba que você está fazendo um saldão de fim de ano.

Se a sua loja quiser fazer uma promoção de sucesso, é preciso garantir que o maior número possível de pessoas saibam a respeito. 

Afinal, a principal função de uma promoção é atrair público para o seu negócio!

Para isso, use todos os recursos de marketing e comunicação que você tiver disponível para divulgar essas ações.

Exponha as ofertas de forma diferenciada e use a vitrine para promover as vendas no crediário.

Mande e-mails para sua base de clientes, publique nas redes sociais, faça ligações individuais, envie mensagens por SMS ou WhatsApp.

Use todos os recursos disponíveis para divulgar sua liquidação (e o seu crediário) no período pós-Natal.

Faça promoções direcionadas usando dados do cadastro

Vamos ser sinceros. Saldão de fim de ano é algo que todo mundo faz

Afinal, é uma estratégia que que realmente dá resultado e ajuda a girar o estoque.

Mas organizar uma promoção não pode ser sua única estratégia para alavancar as vendas pós-Natal.

Aproveite os recursos da tecnologia para segmentar suas ações de marketing de relacionamento, trabalhando ofertas específicas para diferentes perfis de consumidor.

Tudo com um único objetivo: fazê-los visitar a sua loja!

Nesse caso, se o seu negócio utiliza um sistema de gestão de crediário, você tem em mãos a ferramenta ideal para isso.

Com as informações disponíveis no cadastro, é possível avaliar o histórico de compra dos clientes e mandar ofertas direcionadas apenas para quem se encaixa em determinado perfil de consumo.

É possível, por exemplo, identificar quem está pagando as prestações em dia ou mesmo quem não costuma pagar o carnê na loja. 

Ou então saber quem gosta de comprar tênis e quem prefere sapatos sociais, por exemplo.

Com estas informações sua loja pode direcionar a oferta de produtos que interessam diretamente essas pessoas, buscando formas mais eficientes de se comunicar com cada uma delas.

Algumas ideias de promoções direcionadas pós-Natal:

  • Identifique aqueles clientes que mais compraram durante o ano e os convide a fazer uma visita a loja em janeiro para retirar um cupom de desconto. Deixe claro que é uma oferta exclusiva. Faça com que se sintam especiais!
  • Premie os clientes que nunca atrasaram uma parcela do crediário com juros menores e prazos maiores para novas compras feitas no início do ano.  
  • Descubra quais clientes compraram no crediário em janeiro e fevereiro do ano anterior e envie uma mensagem oferecendo algum desconto ou divulgando uma promoção que os faça ter vontade de visitar a loja novamente.

Mantenha o foco nos bons pagadores

Use a criatividade para criar criar ofertas customizadas e incrementar sua liquidação pós-Natal.

Contudo, não importa qual a sua oferta, procure direcioná-la para aqueles clientes que mais rentabilizam o seu crediário 

E quem são eles?

São aqueles clientes com melhor histórico de compra e bons antecedentes relacionados ao pagamento.

Você sabe tanto quanto eu que a maioria dos consumidores brasileiros já começa o ano endividada.

Portanto, não é uma boa estratégia atirar para todos os lados na hora de divulgar uma promoção. 

Capriche nos descontos da promoção pós-Natal mas tome cuidado para não ter ofertas “tentadoras demais”.

O que eu quero dizer com isso?

Que você deve evitar atrair pessoas que não controlam bem seus impulsos de consumo e acabam gerando inadimplência.

Do contrário, você deve aproveitar para reforçar o relacionamento com seus clientes mais fiéis e estimular os bons pagadores a retornarem à loja.

Aqui na Meu Crediário, nós sugerimos aos lojistas direcionarem suas melhores ofertas para clientes com baixo perfil de risco e que já tenham um limite pré-aprovado.

Dessa forma, ao atrelar a promoção pós-Natal às vendas no crediário, você conseguirá gerar não apenas movimento, mas público qualificado e melhores vendas para o seu negócio.

É ou não é uma boa ideia? 😉

Boa festas e um ano novo de muitas vendas para todos!

Você vai se interessar também

Banco disfarçado de loja O poder do crediário próprio

Banco disfarçado de loja: O poder do crediário próprio

Talvez o título deste artigo te pareça um pouco chocante inicialmente. Mas, acredito, trata-se de um assunto que você, lojista, ...
3 min de leitura | 18/12/2020
Vendas-Para-Negativados---Por-que-o-Meu-Crediário-autoriza-vendas-para-cliente-negativado

Vendas Para Negativados - Por que o Meu Crediário autoriza vendas para cliente negativado

Sei que, no momento de vender no crediário, identificar o risco de um cliente é uma necessidade aos lojistas, mas também um ...
4 min de leitura | 10/12/2020
Como-o-Meu-Crediário-ajuda-grandes-redes-a-reduzir-a-inadimplência

Como o Meu Crediário ajuda grandes redes a reduzir a inadimplência

Se você chegou até aqui, talvez esteja se perguntando: como reduzir a inadimplência na minha loja? Identificar essa necessidade ...
5 min de leitura | 12/11/2020

Deixe seu comentário sobre o artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A inadimplência não te deixa dormir?

Análise de crédito, cobranças automáticas e negativação de inadimplentes, tudo no mesmo sistema, tudo rápido e fácil.
Chega de preocupações!

A inadimplência não te deixa dormir?

Análise de crédito, cobranças automáticas e negativação de inadimplentes, tudo no mesmo sistema, tudo rápido e fácil.
Chega de preocupações!