11 maneiras de fidelizar clientes no comércio varejista

Todos os dias, milhares de pequenos e médios lojistas se perguntam o que fazer para fidelizar clientes e torná-los cada vez mais próximos da sua empresa.

No ambiente do varejo, as lojas de artigos de vestuário (roupas, calçados e acessórios) são as que mais se destacam nos esforços de fidelização da clientela.

Para todos esses empresários, a questão-chave é a seguinte:

Qual a melhor maneira de inserir meu negócio nos hábitos de consumo do meu público-alvo?

Para ajudar você a descobrir a resposta, fiz uma lista com algumas dicas sobre fidelização de clientes que podem ser facilmente aplicadas na sua loja.

11 maneiras de fidelizar clientes no comércio

1. Faça promoções especiais

No ambiente de varejo, as promoções são as principais ferramentas dos lojistas para atrair o consumidor. Mas elas também podem ser usadas para manter e cultivar clientes fiéis.

Pense em criar ofertas especiais direcionadas aos clientes tradicionais do seu negócio.

Recompensar a fidelidade do cliente pode ajudar a construir um vínculo ainda mais forte à medida que você oferece certos descontos apenas para quem já tem cadastro na loja ou fez alguma compra nos últimos seis meses, por exemplo.

Você pode criar desconto exclusivos para os clientes que nunca atrasaram um pagamento ou que atingiram determinado valor em compras durante o ano.

2. Pense na possibilidade de vender no crediário

Vender no crediário próprio também é uma excelente maneira de reter clientes. Pois, além de facilitar a aquisição de produtos por quem não têm condições de pagar à vista, o crediário funciona como uma espécie de “máquina de fidelizar”.

O mecanismo é simples. Ao parcelar uma compra no carnê, você faz com que o cliente precise retornar à loja ao menos uma vez por mês para fazer o pagamento.

Ao contrário de uma venda no cartão ou no boleto, a pessoa não pode pagar a prestação no banco ou pela internet. O pagamento só é aceito no caixa da loja.

Trabalhando com esse modelo você poderá criar inúmeras oportunidades para estreitar o relacionamento com o cliente e até mesmo gerar vendas recorrentes para o seu crediário.

3. Utilize as informações do cadastro

Ter um cadastro completo e bem organizado permite à sua loja reunir informações importantes para a fidelização. Afinal, quanto mais você conhece seus clientes, mais fácil será se aproximar deles.  

O segredo é aproveitar as informações cadastrais para gerar novas vendas.

Se você conhecer bem o perfil de consumo dos seus clientes, incluindo o de seus filhos e cônjuges, poderá direcionar mensagens específicas para fazê-los visitar a loja novamente.

Com base em informações como o tamanho das roupas e dos calçados que usam, as cores e marcas que preferem e o valor médio de suas compras, é possível planejar promoções mais direcionadas e eficazes.

4. Mantenha contato constante 

O relacionamento da sua loja com o consumidor não precisa acabar no momento em que você recebe pelo produto. Ter uma boa estratégia de pós-venda é fundamental para manter uma clientela fiel.

Não deixe o cliente esquecer de você!

Envie mensagens e ofertas pela internet, mande felicitações de aniversário, crie um clube de descontos, promova pesquisas de opinião e ainda preste um excelente atendimento quando o cliente voltar para trocar um produto.

Se você vende no crediário, eis uma ação interessante:

Programe seu sistema de gestão para enviar ofertas especiais para a renovação do crédito de quem estiver pagando a última parcela de uma compra. Ofereça taxas de juros menores, prazos maiores ou produtos que combinem com o histórico de compras do cliente.

5. Esteja atento aos clientes inativos

Quando você trabalha com um sistema de cadastro é possível identificar os chamados “clientes inativos”, ou seja, aquelas pessoas que já compraram na sua loja mas estão há um longo tempo sem aparecer.

Depois de identificar os inativos, é hora de trabalhar para recuperá-los!

Organize-se para enviar um e-mail, telefonar ou entrar em contato com esses clientes pelas redes sociais. Mostre que você ainda lembra dele, fale sobre o último produto que ele comprou e não esqueça de oferecer alguma vantagem para que ele volte a comprar na sua loja.

6. Esteja nas mídias sociais

Como mencionei no item anterior, as mídias sociais são ótimos canais para conversar com o consumidor e fidelizar clientes.

Por se tratar de um espaço de entretenimento e relacionamento, é importante que o conteúdo seja leve, divertido e informativo ao mesmo tempo.

Não limite sua comunicação ao anúncio de ofertas e lançamentos. Fale mais sobre como usar os produtos, conte sobre os fornecedores, dê dicas de looks, promova concursos, enfim… use a sua criatividade e inspire-se no que outras lojas estão fazendo.

E não esqueça do mais importante: as mídias sociais são uma via de mão dupla!

Se você não estiver disposto a dar ouvidos aos clientes, respondendo suas dúvidas e reclamações, nem se dê ao trabalho de montar um perfil da loja.

7. Promova eventos

Se a sua empresa tiver recursos para isso, promover eventos patrocinados é uma boa alternativa para aproximar a marca dos clientes e torná-los mais fiéis.

Uma loja de produtos esportivos pode, por exemplo, organizar maratonas e campeonatos com seus clientes e amigos. Uma loja de confecção pode promover um desfile de tendências. Uma loja de utensílios para cozinha pode oferecer cursos gratuitos de gastronomia.

O importante é encontrar o tema mais adequado para o seu perfil de público.

Além de aumentar a proximidade com a sua empresa, estes eventos são oportunidades para que os clientes se conheçam e troquem experiências tendo como pano de fundo a sua marca.

8. Ofereça programas de fidelidade

Às vezes, um programa de fidelidade atraente pode ser o diferencial necessário para que uma pessoa opte por se tornar cliente de uma loja.

Crie um mecanismo de recompensas para valorizar os clientes que compram com frequência no seu estabelecimento. Pense em um sistema de pontuação para premiar estes clientes com produtos, descontos e serviços gratuitos.

9. Observe seu contexto

Esteja atento às lojas concorrentes no seu ramo de negócio e faça um mapeamento das ações de fidelização que eles desenvolvem com seus clientes.

Mantenha-se sempre informado e atualizado sobre as últimas tendências do mercado. Isso vale tanto para novidades tecnológicas voltadas o seu ponto de venda quanto para inovações na concorrência que estejam agradando o consumidor.

Ao mesmo tempo em que mantém um olho na concorrência, não deixe de aproveitar a força dos negócios locais.

Faça com que seus clientes não precisem sair do bairro para fazer suas compras. Aproxime-se de outras empresas para fortalecer a região, desenvolvendo seu potencial econômico e social aos olhos atentos da clientela.

10. Realize parcerias com outras empresas

Como já mencionei, manter uma relação de parceria com outras empresas pode ser útil para você fidelizar os seus próprios clientes.

Busque apoio dos seus fornecedores para fazer promoções em conjunto ou então procure empresas fora do seu ramo de atuação, como prestadores de serviço ou lojas de outros segmentos.

Assim, você pode criar promoções casadas para divulgar ambas as empresas e manter seu negócio ainda mais próximo dos clientes.

11. Utilize um sistema específico de gestão e análise de crediário

Uma boa forma de fidelizar um cliente é evitar que ele fique devendo na sua loja. Afinal, grande parte das pessoas que se tornam inadimplentes sentem-se constrangidas de voltar a comprar no mesmo lugar, mesmo depois de ter acertado a dívida.

Por isso, invista em ferramentas que permitam fazer análise de crédito no momento da compra. Assim você consegue avaliar o risco de cada cliente e estabelecer as condições para que ele compre parcelado sem comprometer sua capacidade de pagamento.

Sistemas voltados para gestão e análise de crédito podem ser um investimento interessante, pois eles são desenvolvidos com foco na fidelização dos clientes, exatamente o que você está buscando.

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