Inteligência de dados no varejo: usando a tecnologia para vender mais e melhor

Não sei se você já percebeu (espero que sim), mas a chegada da inteligência de dados no varejo é um movimento que não tem mais volta.

Cada vez mais é preciso saber como combinar ferramentas online de gestão de dados com o marketing de experiência no ponto de venda físico.

Isso sem contar com as possibilidades de atuação multicanal, onde a loja se faz presente com a mesma força no ambientes virtual e físico. 

É por isso que decidi escrever este artigo, que reúne a visão de especialistas na área e cita exemplos de como algumas lojas já estão aplicando na prática a inteligência de dados no varejo.

As aplicações são as mais variadas, incluindo desde ações de marketing personalizadas até ferramentas web para controlar vendas no crediário.   

Quer saber mais? Então vem comigo!

O papel da inteligência de dados no “novo varejo”

Em entrevista ao portal NOVAREJO, o especialista em experiência do consumidor Marcelo Chianello lembrou que a tecnologia não abarca apenas as formas de relacionamento digital. 

“Ao contrário, a tecnologia está muito presente no meio físico, nas lojas, dentro do ambiente do varejo, mostrando também que o futuro é cada vez mais digital”, ressaltou Marcelo. 

Na entrevista ele cita pesquisas indicando que mais da metade dos compradores no Brasil usam ferramentas digitais dentro da loja para obter informações sobre os produtos ou se relacionar diretamente com a marca.

“No varejo, o ponto em questão é que as tecnologias precisam ser adicionadas à experiência, gerando valor para o relacionamento entre a loja e o cliente. Isso é a tendência que chamamos de new retail”, observou o especialista.

Para ele, o principal diferencial de quem sabe usar a inteligência de dados no varejo é saber com antecedência o que o consumidor quer comprar ou deseja receber como suporte. 

Como vender mais calçado e confecção

Integração com parceiros de negócios

Segundo outro especialista na área, o uso intensivo de dados pelo varejo gera uma relação muito mais transparente ao longo de todo o ecossistema. 

Leonardo Burgos é senior client director da dunnhumby, empresa global de ciência de dados do cliente com sede em Londres, e escreveu em um artigo recente que os clientes hoje sabem que seus dados serão usados para gerar ofertas mais relevantes. 

Para ele, cabe ao lojista saber usar essas informações para definir melhores preços, mix de produtos e sortimento em cada ponto de venda.

“O que é natural para o cliente demanda, para o varejo, a construção de um pipeline entre seus sistemas, a loja e as integrações com parceiros de negócios”, ressalta Leonardo.  

O executivo destaca que a coleta de dados permite que o varejo estabeleça um relacionamento um a um com os clientes.

Isso, é claro, desde que você tenha as ferramentas certas para processar as informações e entender a fundo o perfil de quem compra na sua loja

Como ele mesmo escreve no artigo, “isso muda completamente a cadeia de suprimentos, o sortimento das lojas, a comunicação com o cliente e os processos de venda.”

A inteligência de dados no crediário próprio

Dentro das inúmeras possibilidades de aplicação da tecnologia da informação na sua loja, uma das mais acessíveis (e rentáveis) é investir na automação do seu crediário

Mas o que necessariamente e usar a inteligência de dados no crediário próprio?

Ora… é fazer o que nós fazemos aqui na Meu Crediário!

Nós desenvolvemos a melhor ferramenta de inteligência de dados do Brasil para a gestão das vendas no carnê

E não apenas isso.

Oferecemos um serviço 100% online de análise de crédito e cobrança capaz de aumentar as suas vendas e prevenir perdas com a inadimplência.

Usando técnicas avançadas de big data, o nosso modelo de análise de crédito é único e ajuda você a entender melhor o seu cliente.

Quer ver um exemplo?

Assista o vídeo a seguir e confira como nosso sistema utiliza a inteligência de dados para ajudar você a entender melhor seu cliente:

Viu só como é simples usar a inteligência de dados a favor da sua loja?

Mas isso você só consegue se for usuário do Meu Crediário! 😉

Quer conhecer melhor o nosso sistema? 

Ou então clique na imagem abaixo para fazer o download do nosso material de apresentação. 

Um abraço e boas vendas!


Você vai se interessar também

como vender mais nas férias

Como preparar sua loja para vender mais nas férias de verão

Depois do pico de movimento gerado pelas vendas de Natal é hora da sua loja se preparar para entrar em “ritmo de férias”. Mas ...
4 min de leitura | 11/12/2019
abertura de crediário durante o natal

10 dicas para ganhar mais vendendo no crediário neste Natal

A chegada de dezembro e o aumento no fluxo de clientes circulando no comércio criam o ambiente perfeito para impulsionar o crediário ...
5 min de leitura | 06/12/2019
Carnê ou cartão de loja

Carnê ou cartão de loja: qual deles é melhor para o seu crediário?

Quando um lojista decide trabalhar com crediário próprio, é muito comum ficar em dúvida na hora de decidir que modelo de pagamento ...
5 min de leitura | 03/12/2019

Deixe seu comentário sobre o artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A inadimplência não te deixa dormir?

Análise de crédito, cobranças automáticas e negativação de inadimplentes, tudo no mesmo sistema, tudo rápido e fácil.
Chega de preocupações!

A inadimplência não te deixa dormir?

Análise de crédito, cobranças automáticas e negativação de inadimplentes, tudo no mesmo sistema, tudo rápido e fácil.
Chega de preocupações!