Entenda o que é Credit Scoring e como ele pode ser aplicado ao varejo

O crédito facilitado traz uma série de benefícios, tanto para consumidores quanto para lojistas. No entanto, essa facilidade na concessão de crédito carrega consigo um grande risco de inadimplência. O varejo é um dos segmentos que fica diretamente à mercê desse risco, inclusive da ação de estelionatários. Para se precaver desse risco, é necessário realizar uma análise rigorosa e detalhada. O Credit Scoring é uma forma de melhorar a qualidade do crédito e diminuir o risco de perdas, especialmente quando se trata de uma análise insuficiente.

Entenda o que é Credit Scoring e como ele pode ser aplicado ao varejo

O Credit Scoring trata-se de uma análise detalhada sobre o histórico de crédito de uma pessoa. O tomador precisa oferecer garantias estatísticas de que conseguirá cumprir com o compromisso assumido com o crédito que será concedido a ele. Não é uma garantia como a hipoteca – onde o credor poderá retirar o bem hipotecado para sanar a divida caso não sejam cumpridos os prazos legais, – mas uma garantia de bom pagador. Para isso, são levados em conta alguns detalhes como:

  • Consulta aos orgãos de proteção ao crédito: essa é a informação mais importante, pois comprova que o tomador de crédito não tem nenhuma restrição.
  • Finalidade da compra: uma pessoa que necessita realizar uma aquisição precisa de um motivo notável da importância desse item. O lojista poderá prever a intenção do tomador se o item for de primeira necessidade e não para luxo.
  • Rendimento: de acordo com a análise do rendimento do tomador, elaborado através de holerites de pagamentos, extratos de conta corrente, entre outros, é possível detectar se o item adquirido faz parte de uma média de preço adequada ao padrão de vida do comprador.
  • Estabilidade e carreira: nesse item, é possível prever a garantia de o tomador se manter empregado, pois será avaliado há quanto tempo está na empresa e a capacidade de crescimento profissional.
  • Estado civil e dependentes: aqui, é possível identificar as principais prioridades do comprador. Quanto menores forem as responsabilidades essenciais com alimentação e vestimentas, maiores as chances de cumprir com o pagamento.
  • Localização: é uma forma de manter contato com o tomador do crédito, além de analisar o tempo em que ele reside no mesmo endereço. Ássim, é possível a identificação do tipo de moradia, se alugada ou casa própria, além de telefone para contato.
  • Referências pessoais: uma forma de conhecer o ciclo de amizade do tomador do crédito e se confiam na competêcia do comprador em cumprir com suas obrigações.
  • Referências comerciais: esse tipo de referência é muito importante, pois o comércio local, caso o tomador tenha mantido relação comercial, poderá ser um idicador de quem seja um bom pagador.

A utilização do Credit Scoring no varejo

Dificilmente, uma aquisição que demanda um investimento maior do que 10% do salário de um trabalhador é possível com pagamento à vista. Por isso, o comércio precisa realizar essa análise de crédito do tomador para evitar imprevistos durante o tempo de pagamento das parcelas. A maioria das referências podem ser adequadas ao holerite, ou seja, conforme o salário do comprador. Outras referências são externas e por isso um pouco mais complicadas de conseguir, mas são extremamente necessárias para conhecer o comprador, pois além da relação comercial, poderá existir um relação de proximidade.

Você já utiliza o Credit Scoring? O que tem a dizer sobre essa experiência? Conte para a gente nos comentários!

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