6 dicas incríveis para aumentar o fluxo de clientes na loja

fluxo de clientes é um dos fatores mais importantes quando se trata de gerir uma loja com ponto fixo. Quanto maior o movimento, maiores serão as oportunidades de vendas, fidelização de clientes e, consequentemente, o aumento da receita.

Seis dicas para aumentar o fluxo de clientes na loja

  1. Trabalhe a fachada e vitrines da loja.
  2. Use serviços baseados em localização para atrair mais clientes.
  3. Envolva os clientes antigos de novas maneiras.
  4. Melhore o atendimento ao cliente.
  5. Mantenha contato com os clientes.
  6. Tente fazer a venda no crediário próprio, isto ajuda muito a fidelizar o cliente.

O esforço para aumentar o tráfego de clientes na loja física deve ser contínuo e, mesmo achando que o fluxo atual de visitantes é suficiente, saiba que ele sempre pode ser melhorado.

Precisa de algumas ideias? Abaixo, listamos algumas dicas eficientes de como você pode aumentar o fluxo de clientes na sua loja. Aproveite!

Trabalhe a fachada e vitrines da loja para aumentar o fluxo de clientes

Se a sua loja estiver localizada em uma área de alta circulação de pedestres, comece a reparar quem passa por ela. Literalmente falando, passe um tempo do lado de fora avaliando o grupo de pessoas que vem e vão para identificar características. Quantos olham para a sua vitrine? Qual é o perfil de quem olha (média de idade, gênero, etc.)? Eles vieram da loja ao lado ou outra loja próxima?

Com as respostas das perguntas anteriores, dedique-se a observar a sua fachada e vitrine colocando-se no lugar do público e veja se elas possuem uma atração e apelo adequado aos perfis analisados. Em seguida, utilize algumas táticas. Por exemplo, digamos que o maior fluxo de clientes que passa por sua loja ocorre das 08hs às 10hs. Então, utilize uma estratégia de atração bem apelativa para esse período.

Algumas ideias seriam distribuir cupons em frente à loja com descontos na primeira compra, reforçar a vitrine com anúncios de promoções imperdíveis, etc.

Use serviços baseados em localização para atrair mais clientes

Para promover a sua loja a consumidores das imediações com ajuda de ferramentas digitais, você não precisa ser um especialista em tecnologia. Alguns sites de compras coletivas permitem que você poste informações sobre ofertas e promoções por tempo limitado para os consumidores dentro de uma determinada distância da sua loja. Além disso, a maioria desses sites possibilita agendar ofertas para aumentar o fluxo em horários de baixo movimento melhorando a circulação de clientes em todos os momentos do dia.

Envolva os clientes antigos de novas maneiras

Em algum momento, mesmo os clientes fidelizados podem deixar de visitar a loja com frequência. Para trazê-los de volta, mude a estratégia. Faça algo novo e use o poder das mídias sociais para informá-los. Pense em maneiras de obter a atenção dos clientes antigos: pode ser um novo tipo de desconto oferecido, um brinde pela fidelidade, informar sobre um novo produto, etc. A criatividade conta muito nesse processo.

Melhore o atendimento ao cliente

Há uma razão para os consumidores optarem por lojas menores na hora da compra. Pequenas e médias empresas costumam oferecer atendimentos melhores e personalizados. Por isso, foque em atender os clientes sempre sorrindo, ofereça alguns mimos como café ou água, seja sempre gentil, demonstre conhecimento do produto que está vendendo e seja entusiasta. Essas pequenas atitudes vão contribuir para trazer mais clientes para a sua loja e aumentar o potencial de retorno.

Mantenha contato com os clientes

Quando digo que você deve manter o contato com os clientes que conquistou para eles não se esquecerem da sua loja, não significa apenas oferecer promoções ou fazer outro tipo de publicidade. Faça também contatos informais. Seja mais pessoal, mande uma mensagem de felicitações pelo aniversário, por exemplo. Seja por e-mail, telefone ou redes sociais, essa estratégia criará um vínculo de amizade com o cliente, que jamais o esquecerá. É importante lembrar também que o feedback dado pelos clientes é muito valioso para identificar as oportunidades de melhorias possíveis.

Tente fazer a venda no crediário próprio

Se o cliente comprar no crediário, no próximo mês ele irá retornar na loja para fazer o pagamento, e ele poderá ir sozinho, levar um amigo, um familiar. Ou seja, o crediário próprio ajuda a captar novos clientes, sem contar que a possibilidade de uma nova compra é muito grande. E não esqueça de sempre consultar o SPC, SCPC ou Serasa para saber como está a situação financeira do cliente, mesmo sendo cliente tradicional da loja. É um investimento baixo e ajuda muito a deixar seu crediário mais sadio.

Então, aproveite as dicas e comece hoje mesmo o seu plano para aumentar o fluxo de clientes na sua loja.

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Jeison I. Schneider

Jeison I. Schneider

CEO do Meu Crediário
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