Compras de Natal: descubra como se diferenciar e “bombar” nas vendas

O final de ano é um bom período de vendas para a maioria dos lojistas, pois é quando os consumidores vão às lojas com maiores intenções de compra.

No entanto, é preciso se preparar para as compras de Natal e se destacar, vendendo mais do que se espera e recuperando os momentos de baixa do ano.

Abaixo, listamos algumas dicas simples e práticas que ajudarão você a se diferenciar da concorrência e bombar nas vendas. Confira!

1. Mantenha os atendentes e vendedores motivados

A motivação é algo que deve ser trabalhada sempre. Mas, nessa época, os vendedores devem se superar. Precisam demonstrar entusiasmo e animação. Isso não é tão difícil de conseguir, uma vez que a data já inspira esse tipo de sentimento.

Demonstrar o quanto eles podem receber de comissão e premiações com o aumento das vendas pode funcionar como um gatilho para ativar a motivação necessária.

2. Invista em uma decoração mais aprimorada

O Natal é uma data especial e os consumidores precisam sentir isso quando entrarem na sua loja. Quanto mais envolvente for a decoração, mais eles se sentirão no clima de Natal e você poderá impulsionar as vendas pela emoção despertada.

Então, fuja do simples e do convencional e aposte em um cenário lindo. Lembre-se de que o retorno alcançado fará valer a pena todo o investimento.

3. Realize eventos dentro e fora da loja

Atrações especiais dentro e fora da loja são estratégias para atrair a atenção dos clientes e deixá-los curiosos. Eles sentirão o entusiasmo da loja e vão querer entrar para descobrir o que há de interessante.

Para isso acontecer, invista em uma boa decoração de vitrine com luzes piscantes e coloridas, músicas, pessoas do lado de fora com trajes de papai Noel. Lembrando que ter um papai Noel (de brinquedo ou humano) pode ser um chamariz para crianças e isso levará os pais a entrarem na loja. Faça algo que realmente chame a atenção do seu público alvo.

4. Reduza o tempo de espera do cliente

Para que todo o seu esforço não acabe em frustração, na hora de receber pelas compras de Natal, proporcione rapidez nos pagamentos. Se isso não for possível, pelo menos torne o momento de espera mais agradável e divertido para o cliente.

Ferramentas de automação para análise de crédito e cobrança podem reduzir consideravelmente o tempo de espera nas filas, automatizando boa parte do processo e possibilitando que o caixa efetue todas as etapas em uma única página e com poucos cliques.

Além disso, crie técnicas para a distração enquanto os clientes aguardam na fila, como disponibilizar Wi-Fi grátis para a conexão com a internet via dispositivos móveis, exibir informações importantes no local de espera, etc.

5. Faça promoções e encante o cliente

Se você está vendendo muito sem grandes esforços, imagine se fizer algo a mais. Aproveite a oportunidade e faça pequenas promoções relâmpago para quem está dentro da loja. Faça outras para o público na lista de clientes e envie via SMS, e-mail, redes sociais, telefone, etc. Essa é uma forma de trazer ainda mais clientes para a loja.

Pense sempre em fidelização. Aproveite essas oportunidades também para encantar o cliente o máximo que puder e reter boa parte do público que visitar e comprar em sua loja no período de Natal.

6. Ofereça o crediário como forma de pagamento

Você já pensou em como venderá para o cliente que não anda com dinheiro e também não usa cartões de crédito e débito? Pois deveria. Esse público é grande e você não pode desperdiçar oportunidades de vendas. Então, ofereça outros meios de pagamento como um crediário próprio.

Ferramentas de automação possibilitam a realização de consultas e análise de créditos de forma automática e segura para você vender sem grandes preocupações com a inadimplência.

As compras de Natal são uma grande oportunidade para o lojista aumentar as vendas e a base de clientes. Mas é preciso estratégia e planejamento. Por isso, siga esses passos e você terá resultados surpreendentes.

E você, como vai se diferenciar da concorrência este ano? Conta para a gente nos comentários!

 

MC_CTA_eBook21_CadastroClientes