Saber como atrair clientes é um pré-requisito para qualquer empresário que deseja ter sucesso no varejo. Afinal, somente com um bom movimento na loja é possível fechar vendas suficientes para atingir as metas no final do mês.
Uma das maneiras mais eficientes de trazer clientes para dentro do seu ponto de venda é chamar a atenção das pessoas que passam diariamente na frente da loja.
A vitrine, neste caso, torna-se a ferramenta ideal para se comunicar com os consumidores que estão passeando pela rua ou pelo corredor do shopping.
E, convenhamos, nada atrai tanto a atenção do consumidor quanto uma boa promoção!
Mas isso todo mundo sabe, não é?
É bastante comum no varejo usar a vitrine para anunciar preços promocionais e descontos convidativos. A ideia é mostrar para os clientes que ali eles podem comprar produtos mais baratos que na concorrência.
Só que tem um detalhe importante, que muito lojista ainda esquece:
Não adianta encher a loja de gente que vai embora sem levar nada!
É preciso aprender como atrair clientes que compram.
Por isso, quero compartilhar com você algumas estratégias que você pode implantar AGORA para melhorar a taxa de conversão em vendas da sua vitrine!
Confira:
Como atrair clientes que compram
- Coloque na vitrine produtos com boa procura: se a moda agora é a “blusinha X”, é este produto que você precisa evidenciar na vitrine e também dentro da loja.
- Exponha os itens com ticket médio maior: se você busca vender um valor médio de R$ 200 a R$ 300 por cliente, é este tipo de produto que precisa colocar na vitrine.
- Destaque o valor da parcela na comunicação do preço: isso faz com que o produto pareça acessível ao bolso do consumidor e venda mais fácil, tornando o ticket médio no crediário muito maior do que nas compras à vista.
- Busque variedade nos itens expostos: é aqui que você foca no seu público alvo e procura demonstrar um pouco da diversidade de produtos que compõem o seu mix.
- Invista na apresentação dos produtos: A vitrine precisa ser muito dinâmica, bem organizada e bonita para que transmita uma imagem de qualidade da sua loja. Para garantir isso, recomendo contratar os serviços de um vitrinista profissional .
- Faça um check-up diário: todos os dias é necessário verificar se todas as luzes estão funcionando, produtos com etiquetas e preços fixados e sempre checar se está tudo limpo e arrumado.
Seguindo à risca estas seis dicas, acredito que você conseguirá melhorar o desempenho da sua vitrine e atrair clientes realmente interessados em comprar.
Mas esse assunto não encerra por aqui.
Ainda tenho outras duas questões que considero importantes mencionar para quem busca aumentar o ticket médio da loja:
Assista esse vídeo e veja as dicas exclusivas da equipe do Meu Crediário lá no nosso canal do Youtube!
Quando colocar o produto barato na vitrine?
Se você tem um shorts de verão com preço de R$ 29,90 estampado na vitrine, prepare-se para ter vendas com ticket médio bem mais baixo do que você teria expondo produtos de R$ 200 ou R$ 300.
Contudo, em alguns casos este produto de R$ 29,90 pode ser estratégico para fisgar o cliente e motivá-lo a fazer uma compra de valor maior.
Veja o exemplo dessa oferta:
Neste último exemplo, além de dar desconto, a loja garante uma compra mínima de R$ 250 no crediário e ainda faz o cliente voltar nos próximos meses para pagar as prestações.
Legal, né?
Como melhorar o que você não está medindo?
Aí vai a minha última dica sobre como atrair clientes que compram melhorando o desempenho da vitrine:
Monitore SEMPRE os resultados obtidos!
Se você não medir o retorno da sua vitrine de forma concreta, com indicadores como conversão de visitantes em vendas e valor médio por venda, sua loja continuará atraindo aquele tipo de cliente que só entrou para “comprar uma lembrancinha”.
Isso acaba derrubando o ticket médio da loja!
Para evitar que isso aconteça, o melhor a fazer é trabalhar com um sistema especializado em gestão de crediário.
Com a ajuda da tecnologia fica muito mais fácil organizar estes números e tomar decisões baseadas em dados reais sobre o seu negócio.
O sistema Meu Crediário, por exemplo, gera todos os meses um relatório de acompanhamento do ticket médio de todas as lojas da sua rede.
Dessa forma, você consegue perceber a evolução do valor médio vendido em cada unidade e descobrir se as suas estratégias de marketing estão realmente funcionando.
Veja um exemplo na imagem abaixo:
Além disso, você também consegue monitorar o ticket médio por estação do ano, uma informação muito importante para redes de calçados, confecção, óticas e lojas de departamentos.
Veja só:
E então? Gostou das dicas apresentadas neste artigo?
Se você já aplicou alguma delas no seu negócio, deixe um comentário abaixo contando como foi o resultado. Estamos curiosos para saber como sua loja está evoluindo!
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