Como abrir uma loja. Confira 3 passos certeiros!

Abrir uma empresa não é apenas ter um negócio próprio, mas é ter a liberdade de ser empreendedor e conseguir ter sucesso profissional. Mas antes de tudo isso, você precisa seguir uma série de passos para conseguir abrir suas portas e conquistar seus clientes.

Veja 3 questões fundamentais para o seu empreendimento!

Planejamento

O primeiro passo para abrir uma loja é planejar. Analise a situação do mercado antes de montar o seu negócio, escolha o segmento de acordo com o interesse do seu mercado-alvo. Lembre-se que você precisa se adaptar ao seu público, por isso faça ajustes para que sua loja se enquadre nas necessidades e desejos desse mercado.

É preciso pensar em muitos detalhes, desde a criação da marca até o layout do estabelecimento. Vale ressaltar que a marca é a cara e a identidade de sua loja, por isso construa uma boa marca ao lado de profissionais e não se esqueça de registrá-la. Busque também fornecedores e pense na localização.

O local ideal pode ser o começo do seu sucesso, por isso a localização deve estar atrelada a um ponto de vendas funcional. Garanta que tudo dentro e ao redor de sua loja esteja em perfeita harmonia; se for preciso, reforme o lugar para atender bem o seu público e planeje o espaço adequado para cada objeto dentro da loja.

Burocracia

Abrir uma loja requer uma série de cuidados legais, somente assim você obterá a licença necessária para funcionar. Para abrir a sua loja, será preciso abrir uma empresa, ou seja, ter CNPJ ou MEI. Analise as duas opções e veja qual é a melhor para você. É preciso também ter uma licença que é emitida pelo seu município, bem como pagar os impostos necessários.

Vale ressaltar que abrir uma empresa significa investimento. Além de todos os detalhes com mercadorias e ponto de venda, lembre-se de que você terá outros custos, como água, luz e internet. Dependendo do tamanho de sua loja você precisará de alguns funcionários, e terá que dar conta da folha de pagamentos.

Para garantir que tudo esteja dentro dos conformes, contrate um contador profissional. Ele o auxiliará nesse processo de abertura de empresa, no bom funcionamento do setor administrativo e no correto pagamento dos impostos.

Escolha a gestão do sistema de pagamento

Agora você terá que definir como o cliente pagará pelos produtos que a sua loja oferece. As possíveis formas de pagamento precisam ser muito bem pensadas antes de serem passadas ao consumidor. Uma das possibilidades é abrir um crediário próprio. Incluir o crediário como forma de pagamento é uma forma de aumentar suas vendas, já que o consumidor terá que voltar à loja para efetuar o pagamento das parcelas e as chances de que ele realize uma nova compra é imensa. Se essa for a sua opção, neste post explicamos em detalhes o que você deve fazer para abrir seu crediário próprio.

Se você vai oferecer ao cliente a facilidade de pagar as compras parcelando o valor com o carnê da sua loja, você precisa tomar algumas medidas para evitar a ocorrência de inadimplência. Para que você tenha segurança nesse sentindo, implante dentro de sua empresa a análise de crédito, assim você poderá consultar o histórico de compras do consumidor antes que ele efetue uma compra. Quando você faz essa análise de crédito, é possível descobrir se o indivíduo possui restrições no SPC ou SERASA. Se houver restrições, significa que ele possui dívidas em outros lugares. Falamos sobre como lidar com a inadimplência.

Em alguns casos será necessária a cobrança do cliente. Uma solução é tentar de forma amigável a quitação da dívida. Tenha pessoas treinadas para esse tipo de serviço, dessa forma você poderá receber o valor de contas atrasadas sem a necessidade de protestar o nome de seus clientes no SPC e SERASA.

A análise de crédito é fundamental para quem está começando a montar sua lista de clientes. Assim você poderá conquistar clientes fiéis e diminuir o risco de ter uma alta taxa de inadimplência.

Vale ressaltar que abrir uma loja envolve muitos cuidados, envolvendo questões administrativas, financeiras, de marketing, publicidade e muitos outras. Antes de começar a trabalhar, desenvolva um plano de negócio, faça um planejamento estratégico e analise todas as oportunidades e riscos.

E se for preciso, não tenha receio de pedir ajudar profissional. Contrate pessoas e empresas capacitadas para realizar o seu sonho de ter uma loja própria!

Quer mais informações sobre crediário próprio? Solicite nosso atendimento aqui.

MC_CTA_eBook_NovosNegocios

Jeison I. Schneider

Jeison I. Schneider

CEO do Meu Crediário
Jeison I. Schneider

Últimos posts por Jeison I. Schneider (exibir todos)