Como deve ser a relação com bons clientes para vender mais?

Bons clientes no crediário são um artigo de ouro: fiéis, pontuais nos pagamentos e sempre comprando bastante.

Mas investir na construção de uma boa carteira de clientes não é tarefa fácil.

Não se trata apenas de aumentar o fluxo de pessoas na loja.

É preciso tempo, experiência de mercado e – acima de tudo – pensamento estratégico para conquistar uma clientela de qualidade.

Nesse processo, mais do que conquistar novos clientes, o fundamental é saber como retê-los e torná-los fiéis à sua loja.

Pensando nisso, reuni algumas ideias para você aplicar no seu negócio e melhorar o relacionamento com os bons clientes que você já tem.

Estratégias para fidelização

Para conquistar a preferência dos bons clientes, não basta oferecer produtos de qualidade a preço justo.

Isso não é mais um diferencial. É uma exigência do mercado!

O cliente precisa se sentir mimado, ter satisfação em fechar negócio, sentir-se especial e compreendido em suas necessidades.

Em resumo: ele precisa ter vontade de construir um relacionamento de longo prazo com a sua empresa!

É esse laço que o fará voltar e preferir a sua entre dezenas de outras lojas concorrentes.

Afinal de contas, todos gostam de ser bem tratados e ter suas necessidades atendidas com presteza.

Confira a seguir algumas dicas úteis para criar laços com os clientes, encantá-los e não abrir espaço para os concorrentes:

Valorize os cientes antigos

Muitas vezes, na ânsia de expandir o negócio e ver as vendas crescendo, é comum deixar de lado quem já compra há algum tempo na loja para investir na captação de novos clientes.

Mas esquecer dos clientes antigos é um erro que deve ser evitado de todas as formas.

Você já deve estar cansado de ouvir falar que trazer clientes novos para o negócio é cinco vezes mais caro do que manter os já existentes.

Isso é a mais pura verdade.

A forma mas eficiente de manter as vendas aquecidas na sua loja é criar incentivos para que os clientes antigos sintam-se encorajados a continuar comprando em seu estabelecimento.

Venda no crediário próprio

Com a inadimplência em alta e o consumo em baixa, vender no crediário próprio parece ser uma atitude temerária.

Mas não é bem assim. 

Crédito especial é apenas para clientes especiais, e um bom sistema de crediário permite que a sua loja ofereça exatamente isso.

Facilidades de pagamento encorajam o cliente a comprar, principalmente quando ele pode adquirir o produto em prestações que cabem no seu bolso.

Identifique os bons clientes

Se você já vende no crediário próprio, esta é a dica principal para obter os melhores resultados nas vendas a prazo:

Identifique os clientes que trazem mais lucro para o seu crediário!

E como você pode fazer isso?

Acompanhando o histórico de compras e pagamentos do cliente e adotando uma ferramenta de análise de crédito para avaliar seu perfil de risco.

Quando você identificar os bons pagadores dentro da sua carteira, é para eles que devem ser direcionados os esforços de divulgação do crediário e a maior parte das suas ações promocionais.

Ofereça atendimento personalizado

Para ganhar a preferência dos bons clientes, sua loja não deve oferecer apenas facilidade de pagamento.

A qualidade do atendimento é um fator essencial para manter o consumidor comprando no seu crediário.

Para lojas que vendem no crediário próprio, por exemplo, agilizar o processo de aprovação do crédito é tão importante quanto atender bem o cliente no salão de vendas.

Este é o momento crucial para garantir uma boa experiência de compra.

Nada pior do que ver um cliente desistir da compra e ir embora sem levar nada por estar insatisfeito com a qualidade do atendimento no crediário.

Se você não quer passar por isso na sua loja, não basta oferecer facilidade de pagamento.

É preciso demonstrar real interesse pelo cliente, não desperdiçar seu tempo, não subestimar sua inteligência e, principalmente, procurar atender seu perfil de consumo.

Faça ações de pós-venda

Manter uma estratégia de pós-venda na sua loja é muito importante se você deseja manter o relacionamento com os bons clientes mesmo após a finalização do parcelamento.

Fazer uma pesquisa de satisfação pode ser uma boa ideia nesse caso.

Entre em contato com os clientes que já quitaram seus carnês e peça que eles digam como se sentiram na loja, se gostaram do atendimento e dos produtos adquiridos.

Isso demonstra um interesse genuíno da sua loja pela qualidade na experiência de compra.

Não esqueça também de organizar uma boa base com e-mails e telefones de clientes e avisem-nos sempre que tiver novidades e promoções.

Ações de marketing usando mensagens eletrônicas e redes sociais são muito úteis para esse fim.

Não é caro investir em bons clientes

Estratégias como as descritas acima, de encantamento e fidelização, são simples de implementar em qualquer situação, a um custo baixíssimo ou mesmo nenhum.

Porém o retorno que elas trazem a longo prazo faz toda a diferença no panorama de vendas da empresa.

Invista nos bons clientes e veja seu negócio crescer!

E não esqueça: cliente bom no crediário é aquele que compra e paga até a última prestação.

Um abraço e boas vendas!

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