Black Friday: aproveite a onda de promoções para vender mais no crediário!

O movimento gerado pela Black Friday no comércio representa uma oportunidade única para quem vende no crediário próprio. Se você preparar bem a sua loja para essa data poderá obter excelentes resultados em vendas, além de atrair novos compradores e reativar clientes inativos.

E como fazer tudo isso?

É fácil. Basta priorizar as vendas no crediário!

Neste artigo, vou mostrar por que esta é a melhor forma de aproveitar a sede do consumidor por promoções durante a Black Friday.

Usando o crediário de forma estratégica, você garante que os benefícios obtidos nessa data continuem a render frutos para o seu negócio durante os meses seguintes.

Pense bem. A maior parte dos clientes que vão comprar na Black Friday tem dinheiro na mão, principalmente devido ao adiantamento do 13o salário. Isso já ajuda muito a reduzir o risco nas vendas pelo crediário.

É claro que você nunca pode deixar de fazer a análise de crédito. Mas em geral você estará vendendo pra alguém cujas chances de pagar são enormes!

A seguir, vou listar algumas ações que você pode adotar para transformar o seu crediário na grande estrela dessa Black Friday!

Transforme vendas à vista em vendas a prazo

A maior parte dos clientes que saem às compras nessa época do ano chegam às lojas com a intenção de pagar à vista. E é aqui que muitas redes grandes aproveitam para ganhar mais.

Com um bom marketing no ponto de venda, atendimento bem direcionado e ofertas especiais, elas conseguem convencer esses clientes a comprar parcelado!

A primeira vantagem é que as vendas no crediário costumam ter um ticket médio maior. A segunda é que vendendo no carnê você garante clientes recorrentes nos próximos meses. E mais do que isso: garante que eles estarão dentro da sua loja para comprar os presentes de Natal!

Faça promoções especiais para clientes de baixo risco

Uma estratégia utilizada por muitas redes de varejo é identificar no cadastro da loja quais são os clientes com menor risco de inadimplência e oferecer promoções especiais para eles. Afinal, são clientes que já compraram no seu carnê e sempre pagaram em dia.

Por isso, o ideal é que você já tenha todo o cadastro da loja classificado de acordo com o risco de crédito. Sabendo quais são os clientes de baixo risco, médio risco e alto risco, você pode selecionar apenas o primeiro grupo e fazer uma campanha específica para atrair bons pagadores.

Traga de volta clientes inativos

Para fazer isso, em primeiro lugar você precisa saber quais os clientes no seu cadastro que não compram na loja a mais de X meses. Mas não basta ser qualquer um. Sabe aquele cliente que comprou uma vez, pagou tudo certinho e nunca mais voltou? Agora é a hora de fazê-lo retornar à loja para parcelar uma nova compra.

Para fazer isso você vai precisar atrair a atenção desse cliente e encantá-lo com ofertas especiais. Aposte em ações de e-mail marketing, SMS e WhatsApp especialmente para trazê-lo de volta. Além de oferecer promoções realmente tentadoras, seja criativo no marketing e faça o cliente se sentir especial por ter sido lembrado depois de tanto tempo.

Conquiste novos clientes para o crediário

É claro que novos clientes aparecerão naturalmente na sua loja, devido ao grande movimento do comércio na época da Black Friday. Contudo, mesmo que você promova o crediário, muitos deles ainda vão preferir comprar à vista ou no cartão.

Não há problema algum nisso, mas aproveite para cadastrá-los mesmo assim! Um formulário simples já basta. Não precisa ser a mesma ficha detalhada que você usa para os clientes do crediário.

A intenção é obter alguns dados básicos (como nome, idade e sexo), além do e-mail e do WhatsApp do cliente. Com isso, você pode direcionar futuras campanhas para “vender” o crediário a esse grupo que preferiu outras modalidades de pagamento.

Venda em todo lugar

Além de boas ofertas, para se destacar nesse período onde tantas lojas disputam a atenção do consumidor é preciso oferecer algo mais. Comodidade, por exemplo. Imagine se você pudesse antecipar a Black Friday levando os produtos até onde seus clientes estão.

Seria um belo diferencial, não é?

Aqui na Meu Crediário, oferecemos uma solução para que sua loja faça vendas no crediário em qualquer lugar usando apenas um telefone celular. Agora você pode vender e cadastrar clientes em qualquer parte da loja (enquanto esperam na fila do crediário, por exemplo!)

Imagine como seria útil para o vendedor ter acesso ao limite do cliente antes de finalizar uma venda. Com uma rápida consulta pelo celular, ele teria a possibilidade de oferecer os produtos adequados conforme o limite de cada um.

Mas não é só isso. Usando o webapp você também pode vender no crediário na casa do cliente, no seu ambiente de trabalho, em feiras de negócios, da mesma forma como já faz na loja. Isso inclui análise de crédito e aprovação em poucos segundos, com toda a segurança que só o Meu Crediário oferece.

Muito bem. Com esta novidade (da qual você ainda vai ouvir falar muito nos próximos meses), chegamos ao fim da nossa lista de estratégias para vender mais no crediário durante a Black Friday.

Se você gostou de alguma dica que viu neste artigo mas não sabe como implementá-la no seu negócio, entre em contato conosco e conheça o sistema Meu Crediário. Com ele você poderá adotar todas as estratégias que sugerimos de forma fácil, rápida e segura.

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