Banco disfarçado de loja: O poder do crediário próprio

Talvez o título deste artigo te pareça um pouco chocante inicialmente. Mas, acredito, trata-se de um assunto que você, lojista, deve realmente pensar com muita atenção. O crediário próprio é mesmo muito poderoso!

É evidente que lojas que trabalham com crediário possuem benefícios muito atraentes para o consumidor das classes emergentes (C e D).

Nas comunicações da loja, por exemplo, é muito comum ver que os negócios dão destaque para as vendas a prazo. 

Sempre procuram ressaltar as possibilidades de parcelamento no crediário, comunicando: TODA A LOJA EM 5X SEM JUROS ou COMPRE AGORA E A PRIMEIRA PARCELA FICA PARA DEPOIS DO CARNAVAL.

Que chuva de benefícios para o cliente, não é mesmo? Mas, e para a loja, qual o benefício desse tipo de campanha? Garantir a venda? Garantir o recebimento?

É isso que vamos entender neste artigo. Vem comigo!

Crediário próprio: mais lucro e relacionamento

Eu acredito que, ao anunciar as vendas a prazo, os benefícios para a loja são muito maiores do que simplesmente garantir uma venda ou recebimento.

Há um ponto-chave no crediário que é o fortalecimento do relacionamento com o cliente. E, claro, não é só isso. Essa operação também pode trazer muitos ganhos financeiros.

Fortalecendo o relacionamento

O desafio de ter um banco disfarçado de loja é algo ainda pouco explorado por boa parte dos varejistas que utilizam a operação de crediário próprio apenas para vender mais.

Mas você vai perceber aqui que as possibilidades vão além dos ganhos…

E se você ainda tem dúvidas sobre o crediário como ferramenta para atrair os consumidores e fortalecer o relacionamento com o cliente, pensa comigo: que cliente não ficaria feliz em poder fazer suas compras e financiar diretamente com o vendedor?

Não podemos negar, é uma proposta irresistível.

No Brasil, sabemos que o perfil do cliente do crediário se concentra, sobretudo, nos consumidores das classes emergentes. O levantamento do SPC revelou que as mulheres são as que mais recorrem ao crediário no comércio (31%), além dos consumidores das classes C, D e E (27%).

Nessa mesma pesquisa, entre os entrevistados que recorrem ao crediário, 21% dos disseram que foram atraídos pelos prazos maiores de pagamento e 39% disseram que não tinham condições de pagar à vista.

Vemos, então, que as classes emergentes – sendo que boa parte é desbancarizada – são uma “galinha de ovos de ouro” para a loja que vende a prazo. 

São clientes com necessidades que o banco não atende. Assim, são consumidores carentes por crédito, mas também por bom relacionamento e por BOM ATENDIMENTO!

Não basta vender a prazo, compreende? O crediário é o ponto inicial para a construção do relacionamento entre cliente e loja, mas é preciso trabalhar outros pontos também.

No caso do pós-venda, o crediário também ajuda na relação. Com os dados importantes registrados no cadastro, é possível desenvolver estratégias de fidelização personalizadas que de fato sejam atraentes aos clientes.

São mesmo inúmeras possibilidades vantajosas. Dito tudo isso, vamos ao outro benefício do crediário próprio: os ganhos!


Aumentando os ganhos com o crediário

Diversas lojas possuem ganhos financeiros extremamente significativos com a operação de crédito.

Algumas possuem de 20% a 30% do negócio sendo por ganhos financeiros com a operação de financiamento do cliente.

Há lojas, inclusive, que utilizam o crediário próprio como principal fonte de faturamento e, sim, obtêm sucesso.

Entretanto, é importante ressaltar que, para obter esse tipo de resultado, essas lojas investem em tecnologia de crédito que permite a análise e a concessão de forma mais prática.

Uma boa plataforma de análise de crédito te dá praticidade para lidar com toda a demanda de análise e ainda reduz consideravelmente os custos operacionais do seu crediário.

Vantagens de uma ferramenta de análise de crédito

Uma das grandes vantagens de uma ferramenta de análise de crédito é justamente reduzir a demanda por análises feitas por seres humanos.

Além disso, você conta com um sistema baseado em score de crédito, que é um modelo estatístico capaz de avaliar com muito mais assertividade o risco de cada venda.

Dessa forma, então, você consegue saber para quem vender sem o risco de calote, faz cobranças de forma simples e prática e garante todas vantagens de um crediário próprio.

Há cases de rede de lojas que, com tecnologia de crédito, conseguiu superar a meta de vendas em 15% e reduzir a inadimplência em 27%. Se você ainda não conhece nenhuma ferramenta assim, te apresento o Meu Crediário. Acesse o nosso site clicando aqui e confira mais detalhes!

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