Omnichannel: fidelizar clientes no ponto de venda

Fidelizar clientes é uma das principais funções do marketing, que conta agora com uma poderosa ajuda: o Omnichannel.

Hoje, mais do que uma das grandes tendências do mercado varejista, a ferramenta é a perfeita integração entre lojas físicas e virtuais, ampliando a experiência do consumidor em uma grande gama de canais e ajudando os varejistas a atenderem a uma nova demanda, composta por clientes mais exigentes, mais antenados e mais seguros também.

Segundo a IDC Retail Insights, consumidores Omnichannel gastam entre 15% e 20% a mais do que os multichannel – o que faz com que os empreendedores cada vez deem mais atenção à sua presença em todos os canais.

Mas afinal, o que é Omnichannel?  

Omnichannel significa estar presente em todos as mídias, em todos os canais de venda ou comunicação. Fica mais fácil ainda de entender quando você sabe que “omni”, em latim, significa universal, tudo, todas as versões. No entanto, na verdade, o conceito vai ainda mais além: muito mais do que uma padronização de sites, lojas virtuais e aplicativos, o Omnichannel se relaciona diretamente à experiência do cliente. É a interação da jornada de compra com estes canais que facilita, influencia e simplifica o processo para a equipe de vendas.

Nunca antes o consumidor teve tantas facilidades. De dentro do carro ou no próprio banco do shopping, ele acessa diversos sites, compara preços, escolhe modelos, analisa formas de pagamento – e, muito comumente, não compra pela internet, mas dirige-se à loja física mais próxima para finalizar o processo.

Veja agora como o Omnichannel pode ajudar a sua equipe de vendas a fidelizar clientes no próprio ponto de venda.

Como aplicar o Omnichannel no ponto de vendas para a fidelização?

Um dos fatores principais para o melhorar aproveitamento do Omnichannel é a mudança de mentalidade da equipe de vendas. É preciso compreender que o processo de compra não passa apenas pela marca, pelo preço, pela qualidade ou por alguma característica do produto, portanto, se há vários fatores que influenciam a decisão de compra, devem haver também várias estratégias Omnichannel que influenciem essa decisão criando oportunidades de vendas.

É preciso pensar em novas formas de prospecção e atendimento, que podem influenciar toda a jornada de compra. Então por que não fazer parte dela, desde o início? Por exemplo, se o cliente vai buscar pelo melhor preço na internet, o que é um direito dele, claro, por que não ajudá-lo? Isso não significa ficar junto dele para minimizar o produto do concorrente, mas mostrar a ele aspectos que, na comparação, agreguem valor ao seu produto justificando um preço maior, por exemplo. Lembre-se que nem sempre você ganha a venda pelo preço, mas sim pela experiência.

No crediário próprio, mais um ponto para a fidelização

Por outro lado, outra forma de fidelizar o cliente no ponto de venda é através do crediário próprio. A maioria absoluta das pessoas gosta de parcelar suas compras – até para poderem comprar mais. E cada ida à loja para fazer o pagamento é uma nova oportunidade de abordar o cliente de forma assertiva, prestando atenção em suas atitudes e sabendo ler seus sinais para oferecer o produto certo. É nessa hora que muitos abrem outro crediário ou emendam um no outro. Mas não se esqueça da pesquisa aos órgãos de proteção ao crédito (SPC, SCPC e Serasa) para não ter dor de cabeça mais adiante.

O importante é compreender que, com Omnichannel, a sua vitrine está multiplicada em diversos canais virtuais, nas redes sociais, nos motores de busca, em blogs e sites, portanto você deve aproveitar essa presença maciça para melhorar a experiência de compra do cliente. Afinal, o bom atendimento no ponto de venda deixa o cliente feliz, e cliente feliz é cliente fidelizado.

Quer saber mais como o crediário próprio pode ajudar sua equipe de vendas a prospectar e fidelizar clientes? Deixe sua sugestão aqui e em breve responderemos!