Negativei um cliente no Meu Crediário e ele não aparece na consulta da minha cidade. O que devo fazer?

Em minhas visitas às lojas que utilizam o sistema Meu Crediário, tenho conversado com muitos empresários a respeito do que eles podem fazer para aproveitar ao máximo o potencial da nossa ferramenta.

Nessas conversas já ouvi a mesma dúvida de diferentes lojistas, a maior parte deles usuários dos serviços da CDL ou da Associação Comercial local: o que fazer quando um cliente negativado não aparece na consulta da minha cidade?

Essa dúvida é muito comum e precisamos entender o que está acontecendo, já que existem algumas variáveis que devem ser consideradas nesse caso.

Não é nada complicado. Só requer um pouco de atenção.

Vem comigo que eu te explico!

Bases de negativação e sopa de letrinhas

No Brasil existem três grandes bancos de dados para consulta e proteção ao crédito, todos com abrangência em todo o território nacional:

  • SPC (SPC Brasil): Sistema de informações das Câmaras de Dirigentes Lojistas, mais conhecido como CDLs
  • SCPC (Boa Vista Serviços): Uma parceria entre a Associação Comercial de São Paulo, Associação Comercial do Paraná, CDL de Porto Alegre e TMG Capital.
  • Serasa (Serasa Experian): Criada em 1968 por iniciativa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Agora que já conhecemos os três, precisamos entender qual dessas bases a sua cidade consulta.

Fique atento, pois alguns municípios utilizam duas ou até mesmo as três bases. Quando isso acontece, algumas lojas acabam negativando clientes no SPC, outras no SCPC e outras ainda na Serasa, o que torna a base de negativados daquela região um verdadeiro caos!

Em qual base o Meu Crediário negativa o cliente?

No sistema Meu Crediário utilizamos duas bases de negativação: SPC Brasil e SCPC (Boa Vista Serviços).

O lojista pode escolher em qual delas deseja fazer a negativação. Caso tenha alguma dificuldade para optar, estamos prontos para ajudá-lo no processo.

Onde são feitas essas negativações?

Independente do Estado onde sua loja está, nós negativamos todos os CPFs em São Paulo, Santa Catarina ou Rio Grande do Sul.

Para o SPC Brasil negativamos em Santa Catarina.

Para o SCPC (Boa Viista), em São Paulo ou no Rio Grande do Sul.

O que acontece depois que negativei o cliente?

O sistema Meu Crediário envia essa informação para o órgão de proteção ao crédito selecionado e este é responsável por distribuir a informação para todo o Brasil.

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Ou seja, independente de onde é feita a negativação, a informação sobre este cliente será compartilhada com todos os Estados no mesmo sistema.

Veja esses dois exemplos:

  • Se o cliente foi negativado no SCPC, todas as lojas no país que utilizam o sistema do SCPC terão acesso a essa informação.
  • Se ele foi negativado em Santa Catarina (SPC Brasil) e a CDL do Acre (também usuária do SPC Brasil) consultar o CPF do cliente, vai constar o registro.

OK. Mas eu negativei um cliente ele não aparece na consulta da minha cidade!

Se isso acontecer, a primeira coisa que você precisa verificar com atenção é se a sua loja realmente está consultando a mesma base que o Meu Crediário usa para negativar.

Se você negativar um cliente no SPC Brasil, por exemplo, esta informação irá aparecer somente se o serviço local que você utilizar tiver acesso à mesma base. O SPC Brasil não “conversa” com o SCPC e vice-versa.

Agora preste atenção, pois o segundo ponto que você precisa verificar é muito importante.

Existem dois tipos de consulta: estadual e nacional.

A consulta estadual está em desuso, mas algumas associações e CDLs ainda utilizam. Portanto, se você quiser consultar os clientes negativados pelo Meu Crediário fora dos Estados onde fizemos as negativações é preciso utilizar a consulta nacional.

Um exemplo:

Se a sua loja estiver na Bahia ou no Mato Grosso e for consultar na CDL local (via SPC Brasil) um cliente que foi negativado aqui em Santa Catarina, ele só vai aparecer se você utilizar a consulta nacional.

Então, além de outros cuidados para negativar devedores, é muito importante utilizar sempre a consulta nacional, pois as grandes empresas costumam usar banco de dados de São Paulo para negativar os clientes devedores.

E como o Meu Crediário resolve isso?

Toda vez que você utiliza uma DCI (Decisão de Crediário Inteligente), o Meu Crediário busca informações em dois órgãos de proteção ao crédito para ter uma assertividade maior na análise e concessão de crédito para aquele consumidor.

Em resumo:

Se você está com alguma dificuldade de ver o cliente negativado quando usa os serviços da CDL ou da Associação Comercial da sua cidade, preste muita atenção a estes pontos:

  • Você está consultando o banco de dados correto?
  • Você está utilizando uma consulta em nível nacional?

Se sua resposta for sim para as duas perguntas, verifique com a empresa prestadora de serviço qual é o código da consulta utilizado e entre em contato com a nossa equipe.

É só ligar para 0800 024 8778 ou então usar o chat de ajuda do sistema.

Teremos prazer em ajudá-lo!

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