Como calcular a inadimplência da minha loja de calçado e confecção?

Podemos definir a inadimplência como a lentidão, procrastinação ou o atraso  no cumprimento de um compromisso dentro do prazo previamente estabelecido.

Ou, dito de outro modo, a inadimplência é um atraso no cumprimento de uma meta, um pagamento ou reembolso de  uma dívida. Quando o índice de inadimplência de uma loja é alto, ela corre o risco de não conseguir arcar com os seus compromissos financeiros e pode vir até mesmo a fechar. A saída é calcular o índice de inadimplência da sua empresa para não colocar em risco o seu futuro.

Mas como calcular esse índice? Você sabe qual é o índice de inadimplência da sua loja?

Como calcular a inadimplência do meu negócio?

Existe várias formas de calcular a inadimplência, iremos mostrar a que utilizamos no sistema Meu Crediário.

Para calcular o índice de inadimplência da sua loja, é preciso seguir os seguintes passos:

  1. Apure o valor total das vendas a prazo da loja em determinado mês. Exemplo: 50 mil.
  2. Busque apenas o valor de vencimento da primeira parcela. Dos 50 mil financiado, quanto vence no próximo mês (primeira parcela)?. Exemplo: 35 mil.
  3. Qual inadimplência iremos buscar? 30, 60, 90 ou 180 dias?
  4. Apure o valor total que está em aberto referente as parcelas do mês que você está apurando.

Você irá apurar:

  1. Valor total das parcelas
  2. Valor total vencido

Para buscar o índice de inadimplência:

Valor total vencido / valor total das parcelas = percentual da inadimplência x 100

Veja o exemplo:

Print Meu Crediario

É preciso que a loja faça o acompanhamento do índice de inadimplência mensalmente. Além disso, é preciso estabelecer uma meta como o índice ideal de inadimplência da sua loja. Para que você tenha uma inadimplência equilibrada e não perca vendas, o índice de 180 dias deve girar entre 3 e 5%.

O sistema Meu Crediário gera essas informações em tempo real através de gráficos comparando sua loja com a inadimplência do mercado.

Baixe aqui a planilha para calcular a inadimplência da sua loja.

Por que controlar a inadimplência da sua loja?

É importante manter as entradas de caixa em dia para garantir a saúde financeira da sua empresa. Muitas vezes um lojista assume compromissos de pagamento com fornecedores, deseja diversificar os produtos em estoque ou fazer um investimento com base nas receitas futuras. Mas se o índice de inadimplência da sua loja for alto no período? A sua empresa não poderá assumir dívidas se estiver no vermelho.

Dicas para fazer o controle de inadimplência da sua loja

O primeiro passo para manter a inadimplência nos trilhos é fazer o controle das contas a receber. Isto é importante, pois mostrará quais clientes não estão pagando. Sem um controle adequado, a sua empresa só saberá que o dinheiro não está entrando.

Dica: O ideal é utilizar uma ferramenta de controle, como o sistema de gestão de crediário próprio Meu Crediário.

O segundo passo é criar uma rotina de emissão de cobranças. Emitir boletos, notas fiscais ou qualquer outra forma de cobrança é fundamental. O Meu Crediário possui uma ferramenta de gestão de crediário ideal para a sua loja.

Dica: Marque um dia da semana para fazer isso.

O terceiro passo é renegociar os prazos. Tente renegociar os prazos de pagamento com os clientes inadimplentes. Cobre juros, mas flexibilize os prazos.

Dica: Confira se a sua loja terá capital de giro e a situação do fluxo de caixa antes de renegociar os prazos de pagamento.

Quarto passo: reconheça os bons pagadores. Reconheça os clientes que pagaram antes com mensagens de agradecimento. Além disso, ofereça descontos para os clientes que anteciparem pagamentos.

Além de saber calcular o índice de inadimplência da sua loja, também é importante saber cobrar os clientes inadimplentes. Saiba como fazer isso sem perdê-los no processo.

MC_CTA_eBook_VantagensCrediario