Como fazer a gestão de fluxo de caixa com crediário

Você já se dedicou à gestão de fluxo de caixa hoje? Esse deve ser um compromisso diário em todas as empresas, sobretudo naquelas com diferentes meios de recebimento, como é próprio do varejo.

Sem controle e conhecimento sobre a realidade financeira, não há negócio que sobreviva. E se conseguir sobreviver, difícil sair do lugar. É o que deseja para você?

O que é gestão de fluxo de caixa?

A gestão de fluxo de caixa é no registro e análise de todas as despesas e receitas da empresa, seja qual for o valor em questão. É esse exercício que permite ao dono do negócio controlar as rédeas do negócio, tomando decisões de maneira mais assertiva, amparado pelos resultados financeiros.

O registro de todos os ganhos e gastos do negócio, por menores que sejam, é uma ação indispensável de qualquer organização que almeje o sucesso no mercado. Com esse levantamento, a gestão possui uma noção mais aproximada da realidade de suas finanças, entre outros benefícios.

Todas as empresas dependem de uma correta gestão de fluxo de caixa. Se ignorar essa etapa, mesmo com as melhores intenções, o dono do negócio aumenta os riscos de enfrentar problemas financeiros eventualmente até de precisar fechar as portas da loja. Afinal, ao ignorar o que seu caixa revela, você pode tanto gastar muito quanto gastar mal.

Razões para apostar na gestão de fluxo de caixa

Não há truque de mágica: a única forma de ter completo conhecimento sobre a realidade financeira do negócio é através da gestão de fluxo de caixa. Com os cálculos realizados graças ao auxílio do planejamento, a empresa alcança uma vasta base de informações sobre suas finanças.

Uma vez com esses dados em mãos, o dono do negócio pode ajustar as estratégias, amenizar os gastos e aumentar os ganhos. Ele também pode se planejar para períodos onde a demanda de consumo é baixa, evitando prejuízos provocados pela falta de capital disponível.

Como comentado no início deste artigo, quem atua no varejo depende ainda mais da precisão no registro das entradas e saídas do caixa, monitoramento e análise das finanças. Afinal, a características desse negócio é de ter um estoque de giro mais rápido, com grande fluxo financeiro.

Ao mesmo tempo em que o gestor vai às compras quase que de maneira permanente, o dinheiro ingressa no caixa de todas as formas, em prazos diferentes. Uma venda fechada hoje pode resultar tanto em um recebimento imediato (quando no dinheiro), quanto dias depois (quando no cartão) e até de forma parcelada, nos meses seguintes (quando no crediário).

Sem uma gestão de fluxo de caixa, como dar conta dos compromissos financeiros previamente assumidos? Como pagar fornecedores? Como suprir a necessidade de capital de giro? Como quitar os salários em dia? Como ter dinheiro em caixa para emergências? Nesse cenário, são todas perguntas difíceis de responder.

Como aplicar o fluxo de caixa em sua empresa

Como já falamos, o primeiro passo é registrar todas as movimentações financeiras do negócio, por menores que sejam os valores que deixaram ou entraram em seu caixa. Pode começar por uma planilha, é claro. Mas o ideal é automatizar tarefas, como é próprio de um sistema de gestão financeira online.

É de suma importância também que você crie categorias e identifique todos os gastos, para saber exatamente para onde o dinheiro de seu negócio está indo. Não jogue valores crus em seu registro.

Também é recomendável realizar uma supervisão diária. Assim, você mantém seu fluxo de caixa atualizado e fica atento a qualquer problema que possa surgir.

Além disso, é essencial que você possua planos realistas em curto e longo prazo. Quanto maior o controle de suas receitas, maiores serão os benefícios que você terá – e menores serão as dores de cabeça.

Para a análise dos resultados, pode ser decisivo ter um contador ao seu lado. Esse profissional, com sua experiência e sabedoria, tem tudo para ser um verdadeiro consultor e parceiro. Nada escapa do seu radar no que diz respeito à gestão financeira, fiscal e tributária.

Fluxo de caixa + Crediário

Seja com recursos próprios ou garantido por terceiros, o crediário é uma das mais tradicionais formas de pagamento parcelado no varejo brasileiro. Na maioria das vezes, o número de prestações vai além do que é normalmente praticado por um cartão de crédito comum. Ao vender no crediário, é possível estender o parcelamento em até dois anos, dependendo do estabelecimento.

Mas é óbvio que oferecer prazos tão longos de recebimento só funciona com uma rigorosa gestão de fluxo de caixa. Do contrário, ter dinheiro disponível no negócio só por milagre.

Não significa que não haja benefícios na oferta, é claro. O principal deles está no vínculo que se constrói com o consumidor. É uma relação de confiança importante, que ajuda a criar uma identificação com a sua loja e aumenta o índice de retenção de clientes. Mas a que preço?

Além do controle financeiro, esse tipo de estratégia depende muito de um controle da inadimplência. Afinal, se o cliente não pagar, como cobrar? É preciso ter uma política de cobrança bem definida para reaver os valores não recebidos.

Então, se você trabalha com crediário, tenha em mente que essa dobradinha é o que irá garantir sua saúde financeira: gestão de fluxo de caixa e controle da inadimplência.

Por isso, sua lição de casa é extensa. Ela inclui registrar todas movimentações, ter um controle de contas a pagar detalhado e não conceder crédito além da sua capacidade.

Em resumo, busque utilizar ferramentas especializadas em gestão de crediário, que possam lhe dar mais segurança para calcular o limite de crédito e os prazos de pagamento de acordo com o perfil de risco de cada cliente.

Conclusão

Neste artigo, conferimos informações valiosas para você se dedicar à gestão de fluxo de caixa na sua loja. Como vimos, a sobrevivência do negócio depende de um controle financeiro rigoroso. É esse exercício que permite, entre outras coisas, ter mais segurança ao oferecer o crediário como forma de pagamento.

Agora, é só colocar essas dicas em prática, nunca esquecendo que ter um contador ao seu lado é mais uma decisão saudável e que pode garantir a longevidade da sua loja. Cerque-se de todas as formas de apoio que puder e caminhe com segurança rumo ao sucesso.

MC_CTA_eBook21_CadastroClientes