Eu não preciso de crediário, pois já tenho cartão de crédito. Tem certeza?

Muitas pessoas, ao possuírem cartão de crédito, optam por não realizar compras no crediário. Afirmam que o cartão de crédito oferece vantagens, como a comodidade, e veem o crediário como algo desnecessário. Porém, o sistema de crediário tem suas vantagens, e é importante que elas sejam lembradas. Acompanhe a seguir alguns dados que mostram os benefícios da compra por crediário.

Um sistema de pagamento que se mantém

Se considerarmos que 36% da população brasileira não possui conta corrente, segundo pesquisa da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) e Instituto Ipsos, e que, mesmo assim, movimentaram cerca de R$665 bilhões ao ano em 2013, fica claro que as vendas por crediário resistem. É possível afirmar, inclusive, que se expandem em contextos de crise como o atual.

Para uma parcela específica da população, o crediário tem se tornado mais atrativo e oferecido mais vantagens. Mas antes de falarmos nas vantagens, vamos dar uma olhada nas diferenças entre o sistema de crediário e cartão de crédito.

Diferenças entre Crediário e Cartão de Crédito

As principais diferenças entre o crediário e o cartão de crédito são a praticidade e a burocracia.

Quanto à praticidade, a diferença está na exigência, no caso do crediário, de que o cliente retorne todos os meses à loja para pagar as mensalidades assumidas. A exigência de retorno não existe no caso da compra realizada com cartão de crédito – a parcela é descontada automaticamente. Em compensação, o retorno do cliente para o pagamento das parcelas pode ser o motivador de uma nova compra, além de facilitar a criação de uma relação lojista-consumidor que o pagamento por cartão de crédito não possibilita; na maioria dos casos, o vendedor não sabe nem mesmo o nome do cliente.

Quanto à burocracia, ressalta-se que o crediário demora mais para ser aprovado, já que os lojistas precisam fazer o cadastro do cliente e análises de crédito mais rigorosas do que as que são feitas pelas empresas administradoras de cartão de crédito. Entretanto, já existem sistemas que facilitam o cadastro, como o MEU CREDIÁRIO, que traz, em muitos casos, os dados cadastrais do cliente já preenchido.

Passemos agora às vantagens oferecidas pelo sistema de crediário:

Vantagens do Crediário

Para o consumidor: juros mais baixos e negociação

O crediário cobra juros muito mais baixos do que os praticados por cartões de crédito. Enquanto os juros correntes em operações de crediário são, em média, de 72,22% ao ano, os juros praticados pelos cartões de crédito são de 238,67% ao ano, e os juros do cheque especial de 159,76% ao ano.

Outra vantagem é a possibilidade que o cliente tem de negociar com o lojista, ou seja, utilizar de forma mais efetiva seu poder de barganha. Nesse caso, a barganha do comprador está diretamente associada ao seu histórico de bom pagador. O comprador pode evocar esse histórico para, por exemplo, negociar descontos ou um número maior de parcelas para compras futuras.

Para o lojista: aproximação com o consumidor

O parcelamento das compras fará o cliente retornar à loja, aumentando a possibilidade de que o lojista faça mais uma venda. Além disso, a frequência maior do consumidor aumenta as chances de aproximação do lojista e o desenvolvimento de uma relação amigável.

Outra vantagem é que saber o histórico do cliente dá ao vendedor a possibilidade de convidar os bons pagadores para conhecer melhor a loja e a retornar. A criação de ofertas exclusivas para os clientes ouro é outra forma de aumentar as vendas e fidelizar os melhores clientes.

E finalmente, lembre-se: quanto mais vendas forem feitas no crediário, maior será a fidelidade do cliente.

Continue apostando no crediário e expandindo suas vendas!

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