Entenda como se calcula o índice de inadimplência em sua loja

Na gestão de crediário, o índice de inadimplência é uma das variáveis mais importantes a se considerar na hora de definir a política de crédito de uma loja. É preciso ter os recursos e ferramentas certas para que esta informação estratégica esteja sempre atualizada. Afinal, quem trabalha com crediário próprio deve manter as entradas de caixa em dia para garantir a saúde financeira do negócio.  

No dia-a-dia do comércio é muito comum assumir compromissos de pagamento com fornecedores ou até fazer investimentos com base nas receitas futuras da empresa. Se você costuma fazer isso, já pensou no que pode acontecer se o índice de inadimplência disparar nesse período? Não haverá fluxo de caixa na loja para pagar as dívidas contraídas com base em uma avaliação de risco equivocada.

Portanto, entre as inúmeras preocupações que fazem parte do cotidiano de um lojista, monitorar a inadimplência deve ser uma das prioridades máximas. É fundamental ter um termômetro confiável para saber o quanto os recebimentos em atraso estão impactando o seu caixa.

O índice de inadimplência cumpre exatamente esta função. Seu acompanhamento pode ser feito a cada semana ou até mesmo diariamente, mas é importante ter um fechamento mensal para poder comparar a evolução desse indicador. Com o passar do tempo você terá uma série histórica, com dados que servirão para embasar decisões cruciais sobre investimentos e concessão de crédito.

Mas como calcular o índice de inadimplência?

Aí é que está a questão. Nem sempre o varejista sabe como fazer o cálculo da inadimplência. Apesar de ser algo relativamente simples, o processo requer alguns cuidados e pode variar de acordo com o segmento do negócio.

No varejo, o índice de inadimplência é calculado considerando os títulos que estão com mais de 90 dias de atraso e menos de 180. Com estas informações em mãos você deve organizar um sistema de controle de contas a receber, utilizando planilhas e gráficos para separar os dados de acordo com critérios como a data de validade da dívida e seu valor individual.

Para mostrar como calcular essa variável, o comerciante pode montar uma tabela como a apresentada abaixo. Ela reúne dados que servirão de base para as análises.

Mês de vencimento da parcela Total das parcelas com vencimento no mês Valor total pago (parcelas com vencimento no mês) Valor das parcelas não pagas até 1/10/2017
Setembro/2017 R$ 110.00,00 R$ 100.000,00 R$ 10.000,00
Agosto/2017 R$ 90.000,00 R$ 82.000,00 R$ 8.000,00
Julho/2017 R$ 80.000,00 R$ 75.000,00 R$ 5.000,00
Junho/2017 R$ 80.000,00 R$ 77.000,00 R$ 3.000,00
Maio/2017 R$ 150.000,00 R$ 148.000,00 R$ 2.000,00
Abril/2017 R$ 100.000,00 R$ 99.000,00 R$ 1.000,00
Março/2017 R$ 120.000,00 R$ 119.500,00 R$ 500,00


Uma dica para organizar melhor esses dados é separar as inadimplências por dias de atraso. Você pode criar um grupo com dívidas atrasadas de 1 a 30 dias, um com dívidas em atraso de 31 a 60 dias, um de 61 a 90 dias e outro de 91 dias. Dessa forma é possível traçar um perfil do tipo das dívidas e dos
clientes inadimplentes.

Ao visualizar individualmente a inadimplência é possível calcular sem muita dificuldade a percentagem de devedores. Para isso, basta saber os ganhos previstos para o mês, os valores que foram realmente recebidos e o valor que falta para atingir o montante previsto.

Existe uma fórmula para calcular a inadimplência?

Como já disse, para obter o índice de inadimplência (II) da sua loja você deve levar em conta as parcelas com atraso superior a 90 e inferior a 180 dias.  Portanto, a fórmula para fazer o cálculo é a seguinte:

II = TI90 / TT90

Onde TI90 se refere a parcelas com pagamento pendente 90 dias após o vencimento original (abril, maio e junho, no exemplo da tabela acima) e TT90 representa o total dos títulos emitidos entre 90 e 180 dias (abril, maio e junho).

Usando os valores da tabela, a conta ficaria assim:

II = TI90/TT90

II = 3.000 + 2.000 + 1.000 / 80.000 + 150.000 + 100.000

II = 6.000 / 330.000

II = 0,018 ou 1,8%

Neste caso, o índice de inadimplência em setembro é de 1,8%.

Pensando em facilitar o seu trabalho, criamos uma planilha para ajudá-lo a organizar esse controle. Você pode baixá-la gratuitamente aqui.

Tabela de acompanhamento da inadimplência

Outro recurso que pode ajudá-lo a visualizar a quantas anda a inadimplência no seu negócio é uma tabela de acompanhamento periódico. Com ela você terá informações para analisar o perfil de sua clientela e efetuar os ajustes necessários nos seus critérios de concessão de crédito. Tomando os dados utilizados nos exemplos acima, o balanço de inadimplência em setembro revela o seguinte quadro:

Idade das parcelas vencidas não pagas Valor das parcelas vencidas não pagas Porcentagem
1 a 30 dias 10.000,00 9,1%
31 a 60 dias 8.000,00 8,9%
61 a 90 dias 5.000,00 6,25%


Mas o varejista precisa tomar cuidado na hora de comparar seu índice de inadimplência com os índices do mercado ou de algum concorrente. Isso porque pode haver divergência de critérios. O Serasa, por exemplo, não considera o prazo de 90 dias para analisar a inadimplência. O órgão usa como referência em seu cálculo os títulos protestados no mês, o valor total dos títulos enviados para o SPC e o montante dos cheques devolvidos pela segunda vez.

Automatize o controle da inadimplência e durma tranquilo

Agora que você compreende como esses cálculos são feitos, vem a boa notícia. Todo esse trabalho pode ficar a cargo de uma ferramenta de análise de crédito. Em vez de gastar seu tempo ou o tempo de algum funcionário para mensurar os índices de inadimplência manualmente, usando um software especializado em gestão de crediário é possível automatizar essa tarefa e ainda ir além.

Cruzamento informações dos serviços de proteção ao crédito com dados do cadastro da loja, a ferramenta pode traçar o perfil de consumo de cada cliente e analisar o histórico de compras financiadas, bem como seu nível de endividamento. Além disso, o sistema emite periodicamente um relatório de inadimplência para deixar o gestor do negócio a par da evolução destes dados e auxiliá-lo na tomada de decisões.   

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o cálculo do índice de inadimplência, chegou a hora de usar este indicador para implantar ações práticas que vão minimizar o impacto dos clientes devedores no seu negócio. Para seguir aprendendo, confira este artigo que preparamos com dicas para lidar com a inadimplência em sua empresa e veja o depoimento de uma lojista usuária do Meu Crediário, contando como o sistema ajudou sua loja a controlar a inadimplência em 90 dias.

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