Dicas de vendas: use o crediário para oferecer descontos pós-compras de Natal

Para a maior parte dos varejistas, as semanas que antecedem o Natal são as que mais geram lucro e movimento para a loja.

É hora de correr para recuperar o crédito de clientes inadimplentes e caprichar no atendimento, pois está todo mundo querendo comprar.

Mas… e quando o Natal passar?   

O fluxo de clientes na sua loja não precisa terminar com a partida do Papai Noel!

É hora de usar o seu crediário para oferecer descontos pós-compras de Natal e manter o movimento em alta com queimas de estoque, promoções e ofertas direcionadas.

Neste artigo vou mostrar a você como o crediário pode ser uma ótima uma ferramenta para atrair e reter clientes nesse período.

Logo de cara, vou te dar a dica mais importante:

Saiba quando, como e para quem dar descontos

O mais comum no varejo é esperar o ano novo para começar as promoções de queima de estoque. Mas, diante dos resultados pouco satisfatórios das vendas de Natal nos últimos anos, vem crescendo o número de lojas que começam a anunciar descontos e saldões antes mesmo do Réveillon.

Seja qual for a data escolhida, não deixe de fazer promoções para girar o estoque do fim de ano e aproveite a oportunidade para atrair os consumidores que estão em busca de descontos.

Mas atenção:

Eles podem ter perfis diferentes! E existem diferentes estratégias para atraí-los.

Em primeiro lugar, há aquele consumidor que já deseja o produto, mas por algum motivo não conseguiu comprá-lo antes do Natal.

Se a sua loja oferecer um preço menor por aquele item que ele já vinha “namorando” há algum tempo, são grandes as chances dele decidir pela compra.

Para convencê-lo de vez, não limite a promoção apenas para as vendas à vista. Ofereça o mesmo desconto no crediário e ele sairá da sua loja certo de que aproveitou uma oportunidade única!  

Existe também aquele cliente que faz as compras de Natal na sua loja, parcela tudo no crediário, mas depois prefere pagar os boletos no banco ou em uma casa lotérica.

Para trazê-lo de volta, ofereça algum benefício sempre que ele vier pagar o carnê no seu ponto de venda. Lembre-se que, ao trazer o cliente para a loja, você gera novas oportunidades de venda.

Quer um exemplo? Conceda 10% de desconto na segunda compra com pagamento no carnê. É uma prática muito comum e que agrada bastante os clientes!

Recomendo usar essas estratégias de forma permanente na sua loja. Mas, caso você não queira fazer isso, o desconto pode valer apenas nos primeiros meses do ano ou só para quem fez compras no mês de dezembro, por exemplo.  

Divulgue os descontos pós-compras de Natal

Não espere o cliente entrar na loja para saber que você está fazendo um saldão de fim de ano.

Se quiser ter uma promoção de sucesso, é preciso fazer com que o maior número possível de pessoas saibam a respeito. Afinal, a principal função de uma promoção é atrair público para o seu negócio!

Para isso, use todos os recursos de marketing e comunicação que você tiver disponível para divulgar essas ações.

Exponha as ofertas de forma diferenciada e use a vitrine para promover as vendas no crediário, mande e-mails para sua base de clientes, publique nas redes sociais, faça ligações individuais, envie mensagens por SMS ou WhatsApp.

Use os dados do cadastro para promoções direcionadas

Saldão de fim de ano é algo que todo mundo faz. Dá resultado, ajuda a girar o estoque, mas não pode ser a sua única estratégia para alavancar as vendas pós-Natal.

Aproveite os recursos da tecnologia para segmentar sua comunicação e trabalhar ofertas específicas para diferentes perfis de consumidor.

Tudo com um único objetivo: fazê-los visitar a sua loja!

Se você usa um software de gestão de crediário, você tem em mãos a ferramenta ideal para avaliar o histórico de compra dos clientes e mandar ofertas direcionadas apenas para quem se encaixa em determinado perfil de consumo.

É possível, por exemplo, saber quem está pagando as prestações em dia ou então quem não costuma pagar o carnê na loja.

Com estas informações em mãos você pode direcionar mensagens especialmente para estas pessoas, buscando formas mais eficientes de se comunicar com cada uma delas.

Algumas ideias:

– Identifique aqueles clientes que mais compraram durante o ano e os convide a fazer uma visita a loja em janeiro para retirar um cupom de desconto. Deixe claro que é uma oferta exclusiva. Faça com que se sintam especiais!

– Premie os clientes que nunca atrasaram uma parcela do crediário com juros menores e prazos maiores para novas compras feitas no início do ano.  

– Descubra quais clientes compraram no crediário em janeiro e fevereiro do ano anterior e envie uma mensagem oferecendo algum desconto ou divulgando uma promoção que os faça ter vontade de visitar a loja novamente.

Mantenha o foco nos bons pagadores

Use sua criatividade para criar ofertas customizadas, mas procure focar nos clientes que mais rentabilizam no crediário. Ou seja: aqueles com melhor histórico de compra e bons antecedentes relacionados ao pagamento.

Como a maioria dos consumidores brasileiros já começa o ano endividada, não é uma boa estratégia “atirar para todos os lados” na hora de divulgar uma promoção.

Ou seja: mantenha seu saldão de descontos à todo vapor mas evite ofertas “tentadoras demais”, capazes de atrair aquelas pessoas que não controlam bem seus impulsos de consumo e acabam gerando inadimplência.

Aqui na Meu Crediário, nós sugerimos aos lojistas escolherem clientes com baixo perfil de risco e que já tenham um limite pré aprovado.

Você deve aproveitar esse período para reforçar o relacionamento com seus clientes mais fiéis e estimular os bons pagadores a retornar à loja.

Dessa forma, ao usar o crediário para oferecer descontos pós-compras de Natal você conseguirá gerar não apenas movimento, mas público qualificado e melhores vendas para o seu negócio!

Um ótimo 2018 e boas vendas para todos! 😄

MC_CTA_eBook21_CadastroClientes