As maiores inovações do crediário para o varejo

crediário já provou que é uma forma alternativa e satisfatória para grandes lojas do varejo. Lojas como Ponto Frio, Casas Bahia, Salfer, Berlanda e Lojas Cem usam estratégias do crediário, incluindo o sistema emissor de carnês e boletos, para priorizar e ter um bom relacionamento com o cliente, que se sente melhor recebido pela empresa.

Porém, não é somente nas grandes lojas que encontramos esse sistema. Todo o tipo de loja, sejam elas pequenas, médias ou grandes, pode oferecer esse sistema de pagamento aos seus clientes e usufruir dos benefícios que ele proporciona. Vejamos a seguir as maiores inovações trazidas ao varejo pelo sistema de crediário próprio.

Auxílio na consulta de clientes inadimplentes

Os sistemas mais conhecidos entre os comerciantes no que diz respeito à consulta de devedores são o SPC, Serviço de Proteção ao Crédito, e a Serasa Experian. Ambos os sistemas possuem um banco de dados com nomes de consumidores negativados, entre outras informações, que auxiliam o empresário a avaliar a concessão de crédito ao consumidor. Os lojistas costumam se associar a esses serviços para melhor usufruir do que eles oferecem.

O SPC e a Serasa também possuem um sistema de cadastro positivo, onde as empresas poderão consultar uma relação dos consumidores com bom histórico de pagamento (e que optaram por aderir à lista).

Automatização de análise de crédito

Para auxiliar ainda mais na decisão sobre a concessão ou não de crédito ao consumidor, existem softwares que realizam a análise de crédito do cliente de modo a passar mais segurança e, claro, assertividade ao comerciante.

Entre essas ferramentas, tem destaque o Meu Crediário: utilizando o poderoso sistema de DCI – Decisão de Crediário Inteligente , a ferramenta reúne dados do histórico do cliente, frequência na loja, ticket médio de compras, média de parcelas que ele costuma fazer no crediário, endividamento, média de atraso dos pagamentos, além de consultar o SPC, o SCPC e a Serasa de forma integrada.

Em outras palavras, o sistema guarda todos os dados de venda do cliente, sinaliza a possibilidade de aumento de vendas, define o limite, o risco e o perfil do cliente. Com as informações oferecidas, o lojista poderá tomar decisões de liberação de crédito bem como personalizar a oferta de crédito para cada consumidor.

Além de um banco de dados completo, a ferramenta também envia mensagens lembrando ao cliente sobre o vencimento da fatura que se aproxima ou lembrando de pagamentos em atraso. O envio de SMS ajuda a combater a inadimplência e faz parte da estratégia de cobrança.

Aumento da proximidade com o cliente

A presença do cliente, que se repete todas as vezes em que ele for pagar suas parcelas, cria uma relação diferenciada entre consumidor e lojista e pode significar novas vendas. Oferecer descontos ou programas de fidelidade para os bons pagadores, por exemplo, incentiva novas compras e fideliza o cliente.

E para aproveitar ainda mais todos os benefícios proporcionados pela tecnologia da qual falávamos antes, uma forma simpática de aproximar-se do cliente e cultivar um bom relacionamento é o envio de mensagem de agradecimento sempre que a conta é paga.

Podemos dizer que as três práticas elencadas – consulta aos inadimplentes, automatização de análise de crédito e aproximação com o cliente –  fazem do crediário próprio um sistema inovador que leva qualidade ao setor varejista, oferecendo benefícios ao consumidor e às empresas.

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