5 vantagens do crediário como forma de parcelamento das compras

A falta de tempo impede que os consumidores pesquisem por alternativas de condições de pagamento que se encaixem melhor em suas necessidades e, o que é mais rápido e prático, muitas vezes, tem sido a melhor escolha, mesmo que se pague mais por isso.

Veja como o crediário pode ajudar a impedir a inadimplência e permitir uma compra tranquila sem comprometer o orçamento doméstico.

5 vantagens do crediário como forma de parcelamento das compras

Lojistas e consumidores possuem grandes vantagens em utilizar o crediário como modalidade de parcelamento das compras. Porém, a falta de conhecimento sobre essa condição de pagamento leva ao desinteresse em contratá-la. Abaixo, alguns pontos que podem fazer toda a diferença na contratação dessa modalidade:

1 – Parcelamentos mais longos

Algumas empresas possuem seus próprios crediários e por isso podem assumir riscos maiores ao disponibilizarem parcelamentos mais longos como forma promocional para o aumento de vendas. Para isso ser possível, depende muito do índice de inadimplência medido pelo governo comparado com o da empresa. Se estiver dentro de um padrão aceitável, a facilidade é oferecida.

O financiamento das compras por boletos ou carnês pode chegar até 48 parcelas e se torna uma opção muito atrativa para compras de maior valor, enquanto os cartões de crédito dificilmente chegam a 24 parcelas.

2 – Taxas de juros menores

Quando o crediário é oferecido pelo próprio lojista, muitas vezes a taxa de juros cobrada pode ser bem menor que outras modalidades de financiamento disponíveis no mercado. Isso acontece por que a empresa tem uma folga financeira ou disponibiliza recursos para realizar uma estratégia promocional em seu processo de vendas.

Enquanto as operadoras de cartões de crédito cobram em média 235% de juros ao ano em compras parceladas, a utilização do cheque especial pode custar 160% ao ano e, mesmo assim, não terá a redução necessária dos custos de financiamento que supere o crediário que sustenta uma taxa de 73% de juros ao ano, em média.

3 – Possibilidade de negociação com o vendedor

Além de ser uma opção interessante, com maiores prazos de pagamento e com taxas de juros menores, o consumidor tem a possibilidade de negociar com o lojista um desconto como uma maior redução dos juros ou até a anulação total da taxa.

Essa possibilidade oferece grandes benefícios ao cliente. Porém para ter acesso, é preciso que alguns requisitos sejam cumpridos. Um valor de compra maior e um histórico de pagamentos sem atrasos podem ajudar na análise de crédito favorável, por exemplo.

4 – Estratégia para fidelizar clientes

A modalidade de parcelamento das compras por crediário é uma ótima ferramenta estratégica para fidelizar clientes. Quanto mais carnês quitados o consumidor possuir em uma determinada loja, mais pontos pode acumular e através de um bom histórico de pagamentos, pode ter benefícios, como um cartão fidelidade que permite, em muitas compras, o parcelamento sem entrada ou maiores limites de compras com financiamentos por prazos mais estendidos. Dessa forma, o cliente vai dar preferência para comprar sempre onde tem as melhores condições.

5 – Estratégia para aumentar as vendas

Oferecer o crediário como forma de parcelamento das compras ainda pode ser um combustível para otimizar a estratégia de aumento das vendas na loja. Com ele, os consumidores adquirem maior poder de compra e consequentemente um maior volume de vendas pode ser registrado pela empresa.

De um modo geral, o crediário é uma modalidade de financiamento de compras pouco explorada pelos consumidores. Ele oferece vantagens muito competitivas em comparação com outras formas de parcelamento e, por isso, vale a pena considerar esses pontos na hora de finalizar uma compra.

MC_CTA_eBook_AceleradorVendas